|

Maiores cidades de Portugal: 20 mais populosas

Sabia que Portugal tem “apenas” 10 milhões de habitantes? Número menor do que a população da zona metropolitana do Rio de Janeiro e pouco maior que a do estado de Pernambuco. Mas quais são as maiores cidades de Portugal? Veja o ranking por número de habitantes.

Pesquisando nos mais recentes censos populacionais de Portugal, estas abaixo são as 10 cidades mais populosas do país. Os números englobam somente moradores da própria cidade, não abrangendo as zonas metropolitanas. A principal fonte é o estudo do Instituto Nacional de Estatística, com base no censo de 2011.

10 maiores cidades de Portugal e respectivas populações

Importante observar que a população de Portugal vem diminuindo. Isso aí, o número de mortes e emigrações é maior do que o número de nascimentos e imigrações. Segundo projeções demográficas e notícia do Público.Pt, a perspectiva é que no ano 2050 o país tenha 1,2 milhões de habitantes a menos do que no censo de 2016.

1. Lisboa – 507 mil habitantes

De grande importância histórica, cultural e gastronômica, a capital portuguesa tem uma população comparável à de cidades consideradas medianas no Brasil, como Ribeirão Preto e Uberlândia. Já a Grande Lisboa, que inclui cidades da zona metropolitana, chega a quase 3 milhões de habitantes, quase 1/3 da população portuguesa. Aproveite e conheça os 20 principais pontos turísticos de Lisboa.

2. Sintra – 388 mil habitantes

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Aproveite e faça o seu seguro com cobertura Schengen para ter ainda mais tranqulidade durante seu roteiro em Portugal e outros países da Europa

Conhecida dos brasileiros, pois é uma das principais cidades turísticas de Portugal, Sintra é a segunda maior cidade do país em População. Pertinho de Lisboa, é possível conhecer as melhores atrações da cidade em apenas um dia, como explico nessas dicas de bate e volta a Sintra.

3. Vila Nova de Gaia – 299 mil habitantes

Separada da cidade do Porto pelo Rio Douro, Vila Nova de Gaia foi o município português que apresentou o maior crescimento populacional nos últimos anos. Tanto que ultrapassou o Porto. Quanto ao turismo, suas principais atrações são as caves de vinho do Porto, no calçadão à beira do rio.

4. Porto – 215 mil habitantes

Historicamente considerada a maior cidade do Norte de Portugal, a cidade do Porto foi ultrapassada em número de habitantes pela vizinha Vila Nova de Gaia. (Meu palpite é que ocorreu gentrificação no Porto. Devido ao turismo excessivo, a cidade se tornou cara demais, então muitos moradores migraram para o outro lado do Rio Douro, onde o aluguel é mais barato). Se tem viagem marcada, nosso Roteiro no Porto tem muitas dicas.

5. Cascais – 212 mil habitantes

A charmosa Cascais, no litoral pertinho de Lisboa, ocupa o quinto lugar no ranking de maiores cidades de Portugal. Importante balneário, tem belas praias e atrações turísticas. Mesmo relativamente grande para os padrões portugueses, Cascais tem um centro histórico pequeno e clima de interior. Inclusive, vale a pena se hospedar em Cascais, que tem bons hotéis, muitos deles com vista pro mar.

Confira as outras maiores cidades de Portugal

Abaixo seguem as outras 15 cidades mais populosas de Portugal, com as respectivas populações de acordo com o censo e projeções estatísticas.

6. Loures – 211 mil habitantes

7. Braga – 182 mil habitantes

8. Amadora – 181 mil habitantes

9. Oeiras – 176 mil habitantes

10. Matosinhos – 174 mil habitantes

11. Almada – 168 mil habitantes

12. Seixal – 166 mil habitantes

13. Gondomar – 165 mil habitantes

14. Odivelas – 159 mil habitantes

15. Guimarães – 152 mil habitantes

16. Vila Franca de Xira – 141 mil habitantes

17. Santa Maria da Feira – 138 mil habitantes

18. Maia – 137 mil habitantes

19. Coimbra – 133 mil habitantes

20. Vila Nova de Famalicão – 131 mil habitantes


Fontes: INE, Câmara Municipal de Lisboa, DN.pt , buenasdicas.com

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Eita, leu tudo? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Neste artigo, são confundidas as cidades com os municípios de que são sede. Se há cidades que correspondem (pelo menos, grosso modo) à área dos respetivos municípios, há outras em que isso não acontece. Oeiras, Cascais e Sintra, apesar de terem tudo para serem consideradas cidades, têm inclusive o estatuto de vilas.

  2. Em Outubro de 2019, quando esta matéria foi publicada, Ribeirão Preto já havia ultrapassado os 700 mil habitantes e Uberlândia tem apenas 10 mil habitantes a menos que Ribeirão Preto, Lisboa é consideravelmente menor que as duas cidades interioranas, deve ter pelo menos uns 170 mil habitantes a menos.

    1. Isso aí, Juliano. População comparável, não equivalente. Todas, incluindo Lisboa, nessa faixa de cidades consideradas medianas no Brasil. Obrigada pelo comentário.

  3. Julgo que no título devia dizer município e não cidade, porque por exemplo, Porto e Vila Nova de Gaia são ambos do grande Porto. Ou seja, Vila Nova de Gaia é município mas faz parte da cidade do Porto. Como Lisboa e Cascais ou Amadora ou Oeiras…