Matosinhos

Matosinhos: como ir, praia, onde comer e hospedagem

Fazer o bate e volta em Matosinhos é uma boa programação para quem está no Porto, seja alta ou baixa temporada, frio ou calor. Cidade pesqueira, boa para comer frutos do mar, Matosinhos também tem uma praia com ótima infraestrutura e hotéis, para quem pensa em curtir mais tempo.

Aqui vou explicar como chegar em Matosinhos a partir do Porto, de carro e trem. Com informações sobe a praia principal, dicas de restaurantes e onde se hospedar.

Como chegar em Matosinhos

São apenas 8,5 km de distância do Porto a Matosinhos. É possível de carro, ônibus ou metrô.

De carro

Eu fui de carro, que aluguei pela RentCars, e preferi fazer a rota cênica, um pouco mais longa, passando por toda a foz do Rio Douro e Praia do Carneiro, onde estão o Farol das Felgueiras e o Forte de São João Baptista. Essa é a vantagem do carro, poder parar e conhecer outros pontos turísticos. Toda a região central da cidade é zona de parquímetros.

  • Preço médio do estacionamento: 0,6 € por hora na baixa temporada.

De metrô

A vantagem do trem em relação a carro ou ônibus, é evitar o trânsito. A viagem dura em média 25 minutos, com embarque no Porto na Estação Trindade e chegada em Matosinhos, seja estão Matosinhos Sul (mais próxima da praia) ou Estação Brito Capelo (mais próxima dos restaurantes). Linha A Azul. No site Metro do Porto tem o mapa das linhas e pode traçar a rota.

  • Preço da passagem: 1.60 €

O que fazer em Matosinhos

A cidade tem outros pontos turísticos, como o Mercado Municipal de Matosinhos e o Parque da Cidade. Mas, num bate e volta, é melhor se concentrar nas atrações principais, que são a praia e os restaurantes.

Praia da Matosinhos – A praia principal

Entre o terminal de cruzeiros e o centro de Matosinhos, a única praia da cidade não paradisíaca, mas compensa o visitante com sua ótima infraestrutura. São cerca de 800 metros de faixa de areia, que estava bastante limpa. Tem três bares, sendo o Bar da Praia do Titã o mais movimentado, próximo ao monumento Tragédia do Mar. Na praia tem parquinho para crianças e chuveiros públicos.

Onde comer – Restaurantes de peixes em Matosinhos

No quarteirão acima da praia estão os famosos restaurantes de frutos do mar de Matosinhos, com muitas opções de peixes frescos. A maioria fica na Rua Heróis de França, como o Restaurante O Lusitano, especialista em pratos portugueses e muito bem avaliado. Entrei para conhecer, mas já estava fechando. Fui então ao Cais 51, que tem uma média de preços um pouco acima do primeiro. Comi um delicioso bacalhau à lagareiro, um dos melhores pratos típicos de Portugal.

Hospedagem – Onde ficar em Matosinhos

Se quer ficar mais dias tranquila na praia, ou está num roteiro de carro pelo norte de Portugal, entenda onde é melhor se hospedar em Matosinhos. A cidade tem poucos hotéis, embora quase todos tenham ótima localização.

O hotel com melhor custo benefício perto da praia é o Fishtail Sea House. Numa faixa de preços um pouco acima, o El Rei é outra opção na melhor localização possível.

Já na rua dos restaurantes, a 10 minutos de caminhada da praia, outra dica de hotel em Matosinhos é O Valentim, que tem quartos com vista pro mar e é um dos melhores e mais modernos da cidade.

Vale a pena conhecer Matosinhos, mesmo que seja apenas um bate e volta a partir do Porto.