Braga

O que fazer em Braga – Principais pontos turísticos

A apenas 55 km do Porto, a cidade de Braga é o bate e volta perfeito. Dá pra conhecer os principais pontos turísticos em um dia, sem correria. E ainda tem bons lugares para comer e admirar a história dessa cidade com quase 200 mil habitantes e mais de 2 mil anos de história.

Como chegar em Braga a partir do Porto

É possível ir de carro, trem ou ônibus. Eu fui de carro e a estrada é ótima, toda em pista dupla. Mas o preços da gasolina em Portugal, os pedágios e a falta de estacionamento no centro histórico de Braga atrapalham.

Se for de trem, saiba que a Estação de Braga fica a menos de 1 km do Centro Histórico, então basta descer e ir a pé. A viagem de trem (que chamam de “comboio” em Portugal). A passagem custa em média de 10 a 15 Euros. (Consulte aqui)

Ônibus é o transporte mais barato. A viagem tem uma de duração e as passagens custam a partir de 6 Euros por empresas como Rede Expressos, Citi Express e Get Bus (ônibus direto do Aeroporto do Porto para Braga).

O que visitar em Braga em um dia

Como falei, é perfeitamente possível fazer um roteiro de apenas um dia em Braga e conhecer as atrações mais importantes. Na verdade, em meio período é possível ver tudo. Selecionei aqui os lugares básicos para conhecer o melhor da cidade.

1. Santuário Bom Jesus do Monte e sua escadaria

A principal atração turística de Braga é o Santuário do Bom Jesus do Monte, uma igreja localizada no alto de uma colina. A escadaria até ela é tão grande que hoje é mais visitada do que a própria igreja. Há quem diz que são 573 degraus. Outros informar que são 581. Eu não subi todos eles pra contar quantos são e você também não precisa. Recomendo visitar no final do dia, pra ver o pôr-do-sol.

  • Como chegar: carro, funicular (2.50) ou com ótimo preparo físico
  • Preço: tudo gratuito

 

2. Torre de Menagem do antigo Castelo de Braga

Demolido em 1906, do Castelo de Braga e seus 2 mil anos de história, restou apenas sua “Torre de Menagem”, que era sua torre central, com finalidade militar de defesa. Em estilo gótico, essa parte remanescente do castelo tem 30 metros de altura. São 67 degraus e 3 andares até o mirante da torre, de onde se tem uma das melhores vistas de Braga.

  • Preço: entrada gratuita com agendamento pelo e-mail cultura@cm-braga.pt
  • Dias e horários de visitas: terça a domingo, 10h-12h30 e 14h-17h
  • Mais informações: Prefeitura de Braga

3. Praça da República e ruas do centro histórico

Conhecida por ter os jardins mais bonitos de Portugal, Braga tem na Praça da República um conjunto de atrações. No início da praça está o Posto de Turismo de Braga, um bom lugar para pegar folhetos e descobrir mais atrativos.  Na praça e ao redor dela estão alguns dos lugares mais bonitos ou de interesse para o turismo em Braga:

  • Chafariz da Praça da República
  • Coreto da Avenida
  • Jardim da Avenida Central
  • Monumento ao Papa João Paulo II
  • Museu Nogueira da Silva
  • Igreja da Penha
  • Jardim da Senhora a Branca

 

4. Letreiro de Braga

O grande letreiro com o nome de Braga é um dos mais bonitos de Portugal. Encontrei ele no Largo Carlos Amarante. Compondo o visual, a Irmandade de Santa Cruz e a Igreja do Hospital. Embora menos conhecida e não tão turística, essa praça é um dos locais mais bonitos e fotogênicos de Braga.

5. Museu dos Biscainhos

Um dos melhores museus de Braga está endereçado no Palácio dos Biscainhos. Construído no século  XVII em estilo barroco, no local viveram nobres, escravos e membros da igreja católica. Além da sua arquitetura com grandes salões e jardins, guarda relíquias históricas como objetos pessoais, móveis, instrumentos musicais e veículos de época.

  • Preço: 2 € o ingresso normal e 1 € para idosos acima de 65 anos, jovens entre 15 e 25 anos e portadores de necessidades especiais.
  • Dias e horários de funcionamento: terça a domingo, 9h30-1245 e 15h-1730
  • Mais informações: Cultura do Norte