Hospedagem Porto Viagem

Onde ficar no Porto: bairros, melhores hotéis e pousadas baratas

O Centro do Porto é a região de maior interesse turístico da cidade. Ele se divide basicamente em duas partes: a Baixa e a Ribeira. É onde estão as principais atrações e os melhores hotéis da cidade, conhecida em Portugal como “A Capital do Norte”. Entre esses e outros bairros, onde ficar no Porto?

→ Curiosidade: a região da “Baixa” na verdade está bem acima da região da “Ribeira”, que é na orla do Rio Douro. Então, se vai dormir na Ribeira e quer passear na Baixa, tem que andar ladeira acima.

→ Preços de hotéis: se hospedar no Porto é mais barato do que em Lisboa. Por menos de R$ 150 é possível dormir numa boa pousada. Na faixa de R$ 600 pode reservar um hotel 5 estrelas na baixa temporada.

→ Onde reservar: para hotéis e pousadas, o melhor site é o Booking.com. Para casas e apartamentos de temporada, o que sai mais barato para quem viaja em grupo ou por longos períodos, recomendo o Airbnb.

Bairros do Porto e melhores lugares para se hospedar

O que chamam de Centro do Porto ou União de Freguesias do Centro, ou centro histórico, tem vários bairros e subdivisões, como Vitória, Bolhão, Clérigos, Sé e Fontainhas, entre outros. Mas, pra facilitar, fiz um mapa dividindo o Porto em apenas três zonas, que são os melhores lugares para escolher seu hotel, pousada ou Airbnb.

Nessa mapa marquei aquelas que considero as três melhores regiões para se hospedar no Porto, facilitando transporte e passeios a pé para pontos turísticos e restaurantes. Esses lugares englobam os principais bairros do Porto e também os melhores hotéis da cidade.

1. Miolo do Centro Histórico – São Bento, Clérigos e Aliados

Tenha tudo à porta do seu hotel. Essa é a região mais central da cidade. A Estação São Bento, além de ser linda, tem metrô e trem, o que facilita o transporte entre pontos turísticos e para outros destinos. Aqui também se concentra a vida noturna do Porto, em lugares como a Hard Rock. Na Rua das Flores, muitos restaurantes, lojas de vinhos e belos prédios históricos.

Dicas de hotéis no Centro Histórico do Porto:

Tem de tudo na região, de hostel barato a um dos melhores hotéis 5 estrelas do Porto. Vou dar três dicas.

2. Baixa do Porto – Sé, Vitória e Bolhão

Essa grande região também é central, com estações de metrô, pontos turísticos e lugares famosos. Por exemplo, aqui estão o Café Majestic, a Livraria Lello, a Universidade do Porto e o Mercado do Bolhão. Fica aqui favorece quem gosta de andar a pé ou pegar metrô. A única questão fica na escolha da rua. Eu, por exemplo, prefiro ficar em hotéis em ruas menores, pois geralmente têm menos barulho.

Dicas de hotéis na Baixa do Porto:

De pousadas baratas e hotéis de luxo, passando por apartamentos de temporada, a oferta de hospedagem é diversificada. Vou dar três dicas:

3. Ribeira – O charmoso bairro na orla do Rio Douro

O Cais da Ribeira é um belo calçadão: de um lado, o cênico Rio Douro, com vista para a Ponte Luís I e o movimento dos barcos. Do outro, restaurantes e bares luxuosos (e caros). Essa é a essência da região, que vai algumas ruas adentro, em becos que lembram a Idade Média. O que pesa contra a Ribeira, é o fato de não ter metrô e de necessitar subir longas ladeiras ou escadarias para ir ao centro, onde a oferta de restaurantes e atrações é melhor. A região é Patrimônio Mundial da Unesco e de lá saem os famosos passeios de barco pelo Rio Douro.

Dicas de hotéis na Ribeira

Também tem várias tipos de acomodações, mas duas delas se destacam, que são os hotéis de luxo e prédios inteiros com flats e apartamentos de temporada. Vou dar três dicas:


Vai de carro ao Porto? Estas dicas de hospedagem são pra você

Diferente do Brasil, em Portugal a maioria dos hotéis cobra uma taxa extra pelo uso do estacionamento. Em média, esse valor vai de 5 a 20 Euros por diária. E é preciso verificar se o hotel em questão oferece garagem. No caso do Porto, estacionamentos privativos são menos comuns no centro. Parar na rua é mais complicado ainda, pois é difícil encontrar vaga e é tudo zona de parquímetro, tipo “Zona Azul”. Em média, cada hora de carro estacionado na rua vai custar 0.50 centavos de euro.

Por isso, se está por exemplo numa viagem de carro de Lisboa ao Porto, recomendo verificar se seu hotel oferece garagem e quanto custa.

Quer economizar evitar a taxa de estacionamento?

Alguns flats e apartamentos de temporada disponíveis pelo Airbnb custam menos do que hotel e não cobram taxa extra de garagem. De qualquer forma, pergunte ao anfitrião para saber mais detalhes.


Outros lugares para se hospedar no Porto

Fora desses que são os melhores bairros de Porto, também é possível encontrar boas opções de hospedagem. Em locais fora do eixo turístico, as diárias são muito mais baratas. Por isso, vale a pena procurar em toda a cidade, de preferência hotéis perto de estações de metrô, assim fica mais fácil e rápido para se deslocar até o Centro Histórico e Ribeira, onde estão os melhores restaurantes de Porto e pontos turísticos para garantir aquela foto.

Por exemplo, a região do Mercado Bom Sucesso e da Casa da Música tem, além dessas atrações, shopping e metrô. De lá até a Estação São Bento, de ônibus ou metrô, são cerca de 10 minutos apenas. É uma região relativamente nova da cidade. Por um lado, não tem o charme do centro. Por outro, tem hotéis mais modernos.

Então, fique de olho aqui na página de Porto no Booking, onde estão listados os melhores hotéis de cidade e você ainda pode conseguir descontos se for cliente Genius. Repare também que muitos hotéis permitem o cancelamento grátis até certa data. Assim, você pode reservar o quarto antes, inclusive várias opções da hotéis, pra ir se decidindo melhor enquanto planeja o restante da viagem por Portugal.