Viagem

Qual moeda levar para Portugal (real, euro ou dólar) e dicas de câmbio

Membro da União Europeia, Portugal tem como moeda oficial o Euro. A cotação varia muito. Nos últimos meses, o valor de 1 Euro oscilou na faixa dos R$ 4,50. Mas afinal, que moeda levar do Brasil para Portugal? Melhor ir com Real, Dólar ou Euros? Vale a pena comprar no cartão de crédito? Quais as taxas e o que sai mais em conta?

Resumo da notícia:

  • Melhor moeda para levar a Portugal: Euro
  • Onde fazer a conversão de Real para Euro: sites e aplicativos de câmbio, como esse e esse.
  • Vale a pena levar dólar para Portugal: não é aceito no comércio e você precisará fazer o câmbio duplo. Não compensa.
  • Taxa para gastos no cartão de crédito em Portugal: 6,38% de IOF

Qual a melhor moeda para levar a Portugal

Como já adiantei, é o euro. Faça a troca de reais por euros ainda no Brasil, é muito mais vantajoso do que se levar real e trocar em Portugal. Procure as melhores casas de câmbio na sua cidade. O real é uma moeda pouco valorizada na Europa e por isso a cotação dela é muito baixa nas casas de câmbio de Lisboa e outras cidades portuguesas.

Então embarque com euros. Faça pesquisas para encontrar bancos e casas de câmbio com a melhor cotação na sua cidade. Você pode pesquisar pela internet, em sites como Confidence, Banco Cotação e Ourominas.


→ Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal? Compare preços aqui e viaje tranquilo.

Compensa levar Dólar para Portugal?

Não. E nem faz sentido. Há anos a cotação do dólar junto ao real e ao euro evolui de maneira equivalente.  Se optar por comprar dólares no Brasil para levá-los a Portugal e lá realizar a troca por Euros, você estará fazendo um duplo câmbio, com dupla perda de dinheiro. Leve dólares apenas se tiver sobrando, o famoso dólar de gaveta.

Vale a pena usar cartão de crédito internacional em Portugal?

Não. Pra se ter uma ideia, toda e qualquer compra com seu cartão de crédito internacional em Portugal será taxada pelo IOF de 6,38%. Isso significa que ao gastar 100 euros num hotel, por exemplo, seu gasto real será de 106,38 euros. Além disso, a conversão automática realizada pelo seu banco ou operadora de crédito costuma ser pior do que a conversão de casas de câmbio. Mas, apesar de não compensar financeiramente, recomendo levar seu cartão e contar com ele em parte do orçamento da viagem ou apenas para compras extras, como vou explicar a seguir.

Dicas de segurança para levar seu dinheiro a Portugal

Por mais que seja a solução mais econômica, quem leva tudo em dinheiro vivo para Portugal fica sujeito também a perder tudo de uma vez. Apesar de ser um país seguro, você também pode ser assaltado em Portugal. Ou pode perder sua carteira. Ou levar um golpe. Infortúnios acontecem.

Por isso, algumas dicas de segurança e de como levar seu dinheiro para Lisboa e outros destinos em Portugal:

  • Divida seus gastos entre dinheiro e cartão de crédito – Por mais que gaste um pouco a mais com imposto, deixe algumas contas para pagar no cartão. Por exemplo, refeições e presentes. Ou somente despesas extras. Assim você não precisa levar um volume muito grande de dinheiro vivo. E assim evita de que sobrem euros no fim da viagem.
  • Divida seus bolos de euros – Jamais coloque tudo o que você tem num único lugar, como na carteira. Faça uma partilha. Leve parte na carteira, parte na bolsa, parte na mochila e até mesmo de forma bem escondida na mala despachada. E quando for sair para os passeios, leve somente o necessário para passar o dia, deixando o restante bem escondido e protegido no hotel (se tiver cofre, melhor ainda).
  • Leve uma doleira –A forma mais segura de ter seu dinheiro numa viagem, é bem guardado embaixo da sua roupa. Coloque seus euros na “doleira” e tenha seu patrimônio protegido de ladrões e curiosos.

Tenha uma carteira que cabe euros

Sabia que uma nota de euro é bem mais larga que uma nota de real? E cada nota tem dimensões diferentes. Pra ter uma ideia, uma nota de 100 reais tem 7 cm de altura, por 15,6 cm de comprimento, enquanto uma nota de 100 euros tem 8,2 cm de altura, por 14,7 cm de cumprimento. Mais estreita, mas muito mais alta.


→ Já pesquisou seu seguro viagem? É obrigatório em Portugal. Encontre na Seguros Promo.

Esses 2 centímetros e pouco a mais fazem muita diferença na carteira. Se ficarem pra foram, as notas amassam, rasgam e podem até ser recusadas no comércio português. Então a dica é comprar uma carteira mais alta antes da viagem, ou saber dobrar e organizar as notas de maneira que não perca seu dinheiro.

Cuidado com dicas de câmbio patrocinadas

Já reparou que têm muitos sites indicando mandar seu dinheiro para Portugal pelo TransferWise? Não vou entrar no mérito de valores, se vale a pena ou não, se é melhor ou não do que levar dinheiro. O fato é que a maioria dessas “dicas” são posts patrocinados, comprados pela empresa. O mesmo acontece com algumas outras empresas.

Não estou dizendo para não fazer remessa para Portugal usando sites como TransferWise ou Western Union. Estou apenas alertando para posts comprados. A comparação real final, você mesmo precisa fazer, pois o câmbio muda bastante e cada empresa vende pelo valor que bem entende.

O que não muda é a melhor moeda para levar. Há ano, é melhor comprar euros ainda no Brasil. Então leve euros e tenha um maior poder de compra no terrinha.

Bjos viajantes!

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Compare preços na Seguros Promo e veja que é mais barato do que você imagina.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?