Curiosidades Documentos obrigatórios Douro Hospedagem Lisboa Roteiro Roteiro Portugal Seguro Viagem Viagem

12 dicas para planejar sua viagem a Portugal

Não basta comprar a passagem e chegar em Portugal. Para aproveitar melhor a viagem, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Saiba como planejar sua viagem para Portugal com as 10 dicas mais importantes, que vão desde a melhor época para viajar até informações sobre hospedagem, pontos turísticos, roteiros e o que fazer de melhor.

Depois que entender como planejar sua viagem para Portugal, vai ver como seu tempo será melhor aproveitado e você vai evitar erros comuns entre os viajantes.

1. Melhor época para viajar a Portugal

Portugal pode ser visitado o ano inteiro, mas cada região tem suas particularidades. Por isso é importante entender as estações do ano em Portugal. Se vai a Lisboa, o clima é mais agradável na primavera, entre março e junho. Para curtir as praias do Algarve, melhor viajar no verão, entre junho e setembro. E se a ideia é esquiar na Serra da Estrela, vá no inverno, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.

2. Documentos necessários

Cidadãos brasileiros precisam ter um passaporte válido para passar pela imigração em Portugal, e que esteja a no máximo 3 meses da data de vencimento. Embora nem sempre seja cobrado, também é obrigatório ter seguro viagem para entrar em Portugal. No post documentos obrigatórios para viajar a Portugal tem todos os detalhes e dicas para passar tranquilo pelo fiscal da imigração.

3. Câmbio e  que moeda levar para Portugal

Lembre-se que a moeda oficial em Portugal é o Euro. É melhor fazer a troca ainda no Brasil, onde a cotação é melhor para o Real. Se for usar cartão de crédito, lembre-se de acessar o aplicativo e liberar a função para uso no exterior. Mas, para economizar, evite fazer compras no cartão de crédito em Portugal, pois tem a cobrança de taxa de IOF 6,38%, fora a conversão desfavorável dos bancos. Então prefira gastar em dinheiro vivo.


→ Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal? Compare preços aqui e viaje tranquilo.

4. Onde comprar passagens para Portugal

Antes de comprar a passagem, recomendo fazer muitas pesquisas de preços, em diferentes sites e considerando diferentes datas, se tiver flexibilidade. Assim vai encontrar os voos mais baratos. Utilizando esse comparador de preços de passagens, você pesquisa ao mesmo tempo em diferentes companhias aéreas que voam entre Brasil e Portugal, como LATAM, Azul e TAP.

5. Montando seu roteiro pelas melhores cidades

Esse é um dos passos mais importantes no planejamento de viagem para Portugal. Afinal, é hora de escolher o que você pretende conhecer. Uma boa dica é começas pelas cidades mais bonitas de Portugal. Afinal, Portugal tem muito mais além de Lisboa e do Porto. E se você gosta de praias, não deixe de ver também as praias mais bonitas de Portugal. Já nas grandes cidades, é preciso montar roteiros mais completos, como pode ver nessa dica de roteiro de 5 dias no Porto.

6. Escolha do seu seguro viagem obrigatório

Como país membro do Espaço Schengen, Portugal exige dos brasileiros um plano de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, válido por todo o período da viagem. Mas se a sua viagem é curta, não se preocupe, pois o gasto não é alto. Para pesquisar planos e valores, recomendo utilizar esse comparador de preços de seguros, que busca nas principais empresas do segmento e oferece preços competitivos.

7. Trem, ônibus ou carro – Como se locomover em Portugal

Para viajar entre grandes cidades em Portugal, como de Lisboa ao Porto, o transporte mais econômico para quem está sozinho é o ônibus. Na Rede Expressos você encontra passagens baratas nos principais trechos. Se prefere o conforto dos trens, pesquise no site oficial da CP – Comboios de Portugal. Mas se pretende conhecer várias cidades e praias, melhor alugar um carro. Ler estas dicas para alugar carro em Portugal vai ajudar bastante.

8. Reservas de hotéis com o melhor custo-benefício

Antes de entrar nos sites de reservas de hotéis, recomendo planejar bem a região da sua hospedagem. Por exemplo, conheça os melhores bairros de Lisboa e os melhores bairros do Porto. Depois comece sua busca por hotéis. Um site que eu utilizo muito e recomendo é este buscador aqui, onde você pode ver comentários de outros viajantes, notas e todos os detalhes do hotel.

9. Reservas de ingressos e passeios com antecedência

Portugal é um país turísticos e lotado o ano inteiro. As atrações mais famosas costumam ter longas filas de espera, como é o caso da Torre de Belém, em Lisboa, e do Palácio da Pena, em Sintra. Mas saiba que você pode simplesmente comprar um ingresso “fura-fila” e entre mais rápidos nas atrações. Veja onde comprar ingressos sem fila em Lisboa e Sintra e aproveite melhor seu tempo de viagem.

10. Chip internacional para usar seu celular em Portugal

Hoje em dia é impossível viajar sem ter internet no celular, principalmente um plano de dados com 4G. Você tem várias alternativas para ter sinal em Portugal, sem gastar uma fortuna em roaming internacional: pode contratar um plano internacional na sua operadora ou pode comprar um chip de uma operadora portuguesa, mas nesse caso vai ter trabalho e não chegará com internet no celular. Ou pode comprar um chip de viagem internacional, com um plano pré-pago para utilizar em Portugal e em toda a Europa.


→ Já pesquisou seu seguro viagem? É obrigatório em Portugal. Encontre na Seguros Promo.

11. Preços e quanto levar para Portugal

Os preços das coisas mudam muito de uma cidade para outra em Portugal. Usando o exemplo de Lisboa, que é uma das cidades mais caras, considere que vai gastar em média 10 Euros numa boa refeição em restaurante, cerca de 5 Euros por dia em transporte público e 20 Euros diários em entradas de atrações e passeios. Mais uns 5 Euros com café e pastel de nata. Nessa conta básica, calcule seu gasto diário em torno de 50 Euros por dia, cerca de R$ 230 na cotação de hoje.  Lembre-se que fora dessa conta estão gastos com hospedagem, que provavelmente virão no cartão de crédito. Isso para viver bem em Lisboa, sem economizar muito. Então saiba que é possível viajar de forma ainda mais barata.

12. Pesquise muito sobre tudo

Viu que em quase todas as dicas têm mais dicas? Quanto mais você ler e pesquisar, melhor vai ficar o seu planejamento de viagem para Portugal. Então continue lendo o Dicas Portugal e pergunte se tiver alguma dúvida. Estou aqui para ajudar você a conhecer o melhor de Portugal. E muito obrigada pela atenção aqui.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Compare preços na Seguros Promo e veja que é mais barato do que você imagina.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?