Category

Roteiro Portugal

Category

Com paisagens românticas de norte a sul e experiências inesquecíveis, Portugal é um dos destinos mais procurados por casais em Lua de Mel.

Mas quais são as cidades e passeios imperdíveis para a Lua de Mel em Portugal?

É isso que você vai descobrir agora. Entre praias paradisíacas e cidades históricas, listamos as melhores bases para viagens românticas a Portugal, com dicas de passeios e hotéis perfeitos para ficar em casal.

Os 7 melhores destinos para a Lua de Mel em Portugal

Com fotos, vídeos e dicas de cada lugar, entenda por que estes são os destinos mais recomendados para casais em Lua de Mel em Portugal.

1. Porto

Não há dúvidas de que o Porto é a cidade mais romântica de Portugal. Além de ser repleta de ruelas medievais, edifícios históricos e cafés charmosos, o Porto possui a vista mais apaixonante de Portugal: o Rio Douro ao pôr-do-sol.

Além de tudo isso, os vinhos do Porto podem ser degustados nas caves ou mesmo nos mini-cruzeiros de barco pelo rio.

Hotéis românticos no Porto

  • Conforto / O The Editory House Ribeira fica na região mais romântica do Porto, a Ribeira, bairro às margens do Rio Douro. Um moderno hotel 4 estrelas.
  • Luxo / No início do Centro Histórico, o Torel Palace conta com piscina e charmosas instalações de alto padrão. Um clássico hotel 5 estrelas.

2. Sintra

A cidade preferida dos reis de Portugal também é um excelente destino de Lua de Mel. Encravada entre as montanhas, Sintra possui alguns dos castelos e palácios mais bonitos de Portugal, como o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Em dias de céu límpido, dos pontos mais altos de Sintra é possível enxergar o Rio Tejo passando por Lisboa, e o mar, na direção oposta.

Hotéis românticos em Sintra

  • Conforto / No Chalet Saudade, os jardins e a arquitetura criativa parecem feitos para um casal em Lua de Mel.
  • Luxo / Reis em rainhas em Sintra hoje provavelmente se hospedariam no Tivoli Palacio de Seteais, com vista para o Palácio da Pena e acomodações dignas do império.

3. Cascais

Pertinho de Lisboa, Cascais combina praias charmosas, que eram frequentadas por príncipes e princesas, com monumentos históricos e boa gastronomia. Há muito para ver além do fotogênico Farol de Cascais.

No centrinho, a Praia da Rainha tem águas geralmente calmas. Perto dali, a Rua Frederico Arouca é exclusiva para pedestres e toda em pedras portuguesas, que inspiraram o calçadão da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Hotéis românticos em Cascais

Veja também Onde ficar em Cascais, post no qual você encontra ainda mais dicas de hotéis e lugares para se hospedar, inclusive numa viagem romântica.

4. Lisboa

Indispensável em qualquer roteiro de Lua de Mel em Portugal, Lisboa é um museu a céu aberto. Às margens do Rio Tejo, a capital proporciona passeios de veleiro e um pôr-do-sol inesquecível.

Em terra firme, estão atrações imperdíveis, como a Praça do Comércio, a Rua Augusta, a vida noturna do Bairro Alto e os monumentos de Belém, entre eles o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos e o MAAT.

Hotéis românticos em Lisboa

  • Conforto / Entre o Chiado e o Cais dos Sodré, dois dos melhores bairros de Lisboa, o LX Boutique é um hotel moderno e aconchegante, e alguns quartos possuem vista pro Rio Tejo.
  • Luxo / Sim, o Verride Palácio Santa Catarina é realmente um palácio. Hotel 5 estrelas com uma das piscinas mais bonitas de Lisboa.

6. Algarve

Caso a Lua de Mel seja no verão, ou numa meia-estação, vá conhecer o Algarve. Nessa província que ocupa todo o sul de Portugal, estão algumas das praias mais bonitas da Europa. Entre elas, a Gruta de Benagil, um dos lugares mais “instagramáveis” da atualidade.

Mas explore também praias menos conhecidas, como a Praia de Odeceixe, uma espécie de “Caraíva Portuguesa”, localizada entre o oceano e a foz de um rio.

Hotéis românticos no Algarve

No Algarve estão grandes cidades, como Faro e Lagos, com variadas opções de hospedagem, inclusive resorts, além de vilas charmosas, a exemplo da Aldeia do Alte. Considerando toda a província, selecionei estes dois hotéis:

  • Conforto / Próximo a Portimão, o Carvoeiro Hotel tem excelente custo-benefício, numa região repleta de praias de beleza cinematográfica.
  • Luxo / Em Lagos, o Iberost Selecion Lagos Alrgarve é um dos hotéis 5 estrelas mais completos da região.

5. Aveiro

Inclua no seu roteiro de Lua de Mel em Portugal a cidade conhecida como Veneza Portuguesa. O apelido é por causa da Ria de Aveiro, um canal que corta o centro da cidade, onde são feitos passeios em barcos com ilustrações inusitadas.

Além da versão portuguesa do passeio em gôndola, Aveiro possui um centro histórico preservado e é a terra do Ovo Mole, doce tradicional que está entre os favoritos dos portugueses e turistas.

Hotéis românticos em Aveiro

  • Bom e barato / No B&B Abeiro Inn, os quartos são aconchegantes e a simpatia dos funcionários muito elogiada.
  • Confortável / O Melia Ria Hotel conta SPA e a melhor localização, no finalzinho do Centro Histórico e em frente ao canal.

7. Évora

Capital da província do Alentejo, Évora foi construída no Império Romano e ainda guarda suas lembranças milenares, como templos, colunas e a muralha de proteção.

De tempo menos distantes, a Catedral de Évora, construída no século XIII,  é uma das estruturas góticas mais importantes da Península Ibérica.

Hotéis românticos em Évora


Continue planejando sua Lua de Mel em Portugal

Para que sua Lua de Mel em Portugal seja perfeita, busque passeios, hotéis, restaurantes e momentos que combinam com o casal. Esta é uma lista para abrir novas ideias, e não limitar sonhos.

O blog Dicas Portugal é especialista na terrinha, e teremos o maior prazer em responder suas dúvidas para essa viagem romântica a Portugal, inclusive com mais indicações de hotéis charmosos e atividades que merecem ser realizadas.

Tão pequeno, tão cheio de lindas cidades e rotas turísticas imperdíveis. Portugal vai muito além de Lisboa. Se quer montar um roteiro mais completo pelo país, veja aqui as 17 cidades e regiões que você precisa visitar.

Das falésias do sul aos vales do norte, conheças cidades históricas, cidades com lindas praias, castelos e outras atrações que merecem ser visitadas.

Descubra agora quais são as principais e mais bonitas cidades turísticas de Portugal para conhecer na sua viagem.

Principais cidades turísticas de Portugal

Estas são as cidades mais importantes para o turismo em Portugal. Estão entre as mais visitadas do país e são excelentes bases para você explorar destinos próximos.

Veja dicas básicas sobre cada uma delas e também onde encontrar informações mais completas para você planejar melhor o seu roteiro.

Dica bônus: conheça também o Arquipélago de Açores, destino com muita história, boa gastronomia e paisagens impactantes. Este Roteiro nos Açores é a melhor forma de começar o planejamento pelas ilhas de São Miguel, Pico e Terceira.

A seguir, conheça as melhores cidades para visitar em Portugal:

1. Porto

O Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal. No norte do país, é conhecida por ter um clima mais frio e chuvoso, além de uma arquitetura mais sóbria do que Lisboa. Com paisagens deslumbrantes para o Rio Douro, igrejas cobertas de azulejos azuis e uma gastronomia invejável, o Porto é uma das principais cidades turísticas de Portugal.

2. Braga

Com suas igrejas, jardins e até uma torre do antigo castelo medieval, Braga está entre as cidades mais bonitas de Portugal. E tem lugar também entre os principais destinos turísticos do país, sendo visitada principalmente por cristãos, levados por atrações como a Igreja de Nossa Senhora do Monte.

3. Guimarães

Perto de Braga, Guimarães tem atrações turísticas próprias e também é um destino muito visitado em Portugal. Em seu centro histórico preservado, destaque para o monumental Castelo de Guimarães, erguido no século X e hoje um dos monumentos mais importantes de Portugal, além de um dos lugares mais bonitos da região.

4. Peso da Régua e Pinhão

Também no norte de Portugal, Peso da Régua é uma pequena cidade, com menos de 10 mil habitantes. Às margens do Rio Douro, ela se destaca por ser a melhor base para explorar essa região que produz os melhores vinhos de Portugal, o Alto Douro. O roteiro aqui é sobretudo gastronômico e contemplativo: visite adegas, participe de degustações de queijos e vinhos e aprecie a vista dos mirantes. Outra cidade que vale a pena conhecer na região é Pinhão, mostrada no vídeo acima.

5. Viseu

No Centro de Portugal, na região do Dão, Viseu também é famosa por seus vinhos e vinícolas. Além de visitas a lugares históricos como o Solar dos Albuquerques, seu roteiro deve incluir quintas e vinícolas. A dica é viajar na época das vindimas e participar da colheita das uvas.

Saiba mais: O que fazer em Viseu

6. Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a maior cadeia de montanha de Portugal continental e também possui seu maior pico, a 1993 metros de altura. É a região onde neva com mais frequência em Portugal e possui a única estação de esqui do país. E de lá vem uma das melhores comidas típicas de Portugal, o Queijo da Serra da Estrela.

7. Aveiro

No litoral central, Aveiro é uma das principais cidades turísticas de Portugal. Conhecida como A Veneza Portuguesa, por ter um canal navegável que cruza o centro da cidade, de Aveiro vem o Ovo Mole, um dos mais tradicionais doces portugueses. Outro atrativo turístico da região é a Praia da Costa Nova, com suas casinhas coloridas.

8. Coimbra

Mais do que uma parada perfeita numa viagem de carro entre Lisboa e o Porto, Coimbra é uma das mais antigas cidades de Portugal. Além de ter um belo centro histórico, a cidade é sede da secular Universidade de Coimbra, a primeira do país, e tem uma vida noturna animada.

9. Nazaré

Há quem visite Nazaré para conhecer o Sítio de Nazaré, especialmente na época da festa da Nossa Senhora da Nazaré. Mas a cidade é mais famosa mesmo por suas ondas. Lá, na Praia do Norte, as ondas podem ultrapassar os 30 metros de altura. Como poucos tem coragem de entrar na água, o melhor é apreciar a vista, do alto do Farol de Nazaré.

10. Sintra

Pertinho de Lisboa, Sintra concentra alguns dos palácios mais bonitos de Portugal. Lá estão o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira, que está listada entre os principais pontos turísticos de Portugal. É possível conhecer alguns desses lugares num simples bate e volta. Sem dúvidas uma das mais bonitas cidades turísticas de Portugal e de toda a Europa.

11. Cascais

Parte da Grande Lisboa, Cascais há séculos é um importante balneário de verão. Lá estão praias que eram frequentadas pela família real portuguesa. E o centro histórico, pequeno e a à beira da praia, é charmoso e tem bons restaurantes. Pra facilitar a visita, é possível ir a Cascais de trem em apenas 40 minutos.

12. Lisboa

Principal destino turístico de Portugal, a capital Lisboa é uma das cidades mais exuberantes da Europa. A grandiosidade da Praça do Comércio, as tascas da Bairro Alto, o fado da Alfama e os monumentos imperdíveis de Belém são apenas algumas razões para visitar essa cidade que encanta o mundo.

13. Trafaria

Separada de Lisboa pelo Rio Tejo, Trafaria é uma pequena cidade pesqueira. Ela é porta de entrada para as simpáticas praias da Costa Caparica. Na orla do rio, estão ótimos restaurantes de frutos do mar, onde se come melhor e se paga menos do que em Lisboa.

14. Évora

A leste de Lisboa, Évora guarda um patrimônio histórico impressionante, a começar pela Capela dos Ossos, cujas paredes e colunas são adornadas com ossos e caveiras humanas. E dos tempos de domínio de Roma, o Templo Romano de Évora é uma visita imprescindível e a coloca entre as principais cidades turísticas de Portugal.

15. Lagos

No sul de Portugal, a província do Algarve tem algumas das praias mais bonitas da Europa. E a pequena cidade de Lagos é a melhor base para conhecer a maioria delas. Por exemplo, a Praia do Camilo, considerada uma das praias mais bonitas de Portugal. Sem dúvidas, Lagos é uma parada imperdível no seu roteiro em Portugal.

16. Albufeira

Um pedacinho da Grécia em Portugal, Albufeira é outra excelente base na região do Algarve.  Com edifícios brancos e aquele clima de paraíso europeu, Albufeira tem a costa repleta de resorts, onde estão alguns dos melhores hotéis de luxo de Portugal. E de lá é possível fazer um bate e volta até algumas das melhores praias da província.

17. Madeira

Mais perto da África do que da Europa continental, o arquipélago da Madeira é repleto de praias e montanhas, excelentes para trilhas e com vistas impressionantes. Ou você pode subir num dos teleféricos da Madeira, que estão entre os principais pontos turísticos de Portugal. A capital e cidade mais importante das ilhas é Funchal, onde nasceu o jogador Cristiano Ronaldo.

As principais cidades turísticas de Portugal esperam por você

Eu amo Portugal e amo mais ainda apresentar esse país para outros viajantes. Se vem a Portugal, fale comigo antes. Vou ter o maior prazer em tirar suas dúvidas e dar dicas de roteiro, cidades para conhecer, praias e o que mais combinar com seu estilo de viagem.

A cidade do Porto é a melhor base no norte de Portugal. Dá pra fazer bate e volta para vários destinos. Quase sempre é possível ir de trem ou ônibus, mas não tem como negar que ter um carro à disposição é a melhor forma de conhecer mais lugares em menos tempo. E de chegar até onde o transporte público não vai.

Por isso, fiz essas dicas sobre aluguel de carro no Porto, com tudo o que você precisa saber antes de pegar a estrada.

Então vale a pena alugar carro no Porto?

Sim, vale a pena. Mas não para transitar pela própria cidade do Porto. A cidade tem um centro histórico compacto, dá pra conhecer tudo a pé, desde o Centro Histórico, a Ribeira e a até a vizinha Vila Nova de Gaia. E tem metrô perto dos principais pontos turísticos.

Além disso, usar carro para transitar dentro da cidade do Porto é caro e complicado, pois o trânsito é ruim, com muitos engarrafamentos perto das pontes e no Centro Histórico. E é praticamente impossível estacionar nas ruas, mesmo que seja tudo zona parqueada, sendo preciso deixar um comprovante de pagamento no painel do carro para cada hora estacionada, senão leva multa.

Por outro lado, ao sair do Porto o carro se torna muito útil. De carro dá pra ir até a Foz do Rio Douro e a destinos mais distantes no litoral, no interior e até mesmo na Espanha. Por isso digo que compensa alugar carro no Porto.

Quanto custa alugar um carro na cidade do Porto

Depende do carro escolhido, do número de dias e da locadora escolhida. Eu mesma sempre pesquiso valores nesse comparador de preços de locadoras. Assim tenho uma ideia do que esperar e vejo várias locadoras de uma vez só.

Estacionamento na Praia do Carneiro, Perto do Porto

Vou citar os valores em Euros, pois essa desvalorização absurda e constante do Real deixaria as dicas defasadas em pouco tempo. Então, vamos em Euros mesmo, lembrando que em Portugal praticamente não existe inflação e os preços se mantém os mesmos até por anos.

Preços de diárias de carros populares – o valor médio para alugar um carro simples como um Opel Adam, um Fiat 500 ou um VW Polo ou UP, está na faixa de 25 a 35 Euros, já incluso o seguro básico. Sendo possível encontrar valores mais em conta em promoções pontuais.

Preços de diárias de veículos SUV – Se busca um carro maior, a diferença costuma ser pequena. Pesquisando hoje, a partir de 30 a 40 Euros é possível alugar um Renault Captur ou Kadjar, já considerando o valor do seguro básico.

Preços de diárias de veículos de alto padrão – Se quer ostentar um pouco, pode alugar um carro de marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes. Nesses casos, espere pagar um mínimo de 40 Euros nas locadoras mais confiáveis, contando já com o seguro básico.

Quanto custa o seguro do carro alugado no Porto

Como você viu nos exemplos acima, os valores geralmente já incluem o seguro básico obrigatório. Se quiser fazer um “upgrade” no seguro, vai desembolsar cerca de 5 a 10 euros extras por cobertura, por exemplo:

  • Cobertura para acidentes pessoais.
  • Cobertura de pneus e vidros
  • Assistência rodoviária

Se preferir reservar diretamente por sites comparadores de preços, como nesse onde pode economizar o IOF, o valor final também já inclui um seguro. Pois trata-se de uma empresa brasileira, que oferece essa vantagem em caso de pagamentos online.

Há também a possibilidade de ter um seguro veicular gratuito, dependendo do seu cartão de crédito. Hoje esse benefício está disponível para clientes de cartões como Visa e Mastercard nas categorias Platinum e Black. As únicas regras para ficar coberto por esses seguros é fazer a reserva pelo próprio cartão e negar todos os seguros oferecidos pela locadora.

Pedágios nas estradas de Portugal

Como informei no artigo sobre viagem de carro de Lisboa ao Porto, as estradas em Portugal estão repletas de pedágios. Inclusive em viagens curtas. Por exemplo, para ir do Porto a Viana do Castelo, vai gastar cerca de 5 euros em pedágios.

E nem todos os pedágios de Portugal são barreiras nas estradas. Alguns são somente leitores automáticos em locais muito discretos. Por isso é essencial adicionar o Serviço de Portagem Electrónica no momento da locação do veículo. Mais conhecido como Via Verde. Esse equipamento funciona como um da empresa brasileira Sem Parar.

Dessa forma, com um Serviço de Portagem Electrónica no seu veículo, você pode passar pela pista rápida nas zonas pedágio. Quando tiver um leitor automático avulso sobre a pista, o valor já vai para sua conta, atrelada ao seu veículo. Se não tiver o equipamento, vai precisar pagar um boleto nas agências da CTT, tipo nossos Correios. Um sistema traiçoeiro com turistas, que gera milhões em multas de desavisados.

Dicas de locadoras confiáveis no Porto – E cuidado com os picaretas

Muitos brasileiros costumam cair no conto do carro bom e barato. Um aviso: se a oferta parecer boa demais, desconfie.

Sério, já vi locadoras anunciarem um Audi A3 por menos de 10 Euros por dia. Já vi carros populares de marcas europeias, como o Opel Adam, anunciados por 5 Euros a diária. Usando a conversão de hoje, esse carro custaria menos de R$ 30 por dia.

Sabe porque não dá pra confiar?

Essas locadoras usam essas ofertas absurdas apenas para atrair os clientes. Depois vêm os problemas e taxas. Primeiro, quando já estiver lá no balcão, vão cobrar preços acima da média por itens essenciais como o seguro do carro. Depois, na entrega, vão revelar que itens opcionais, que já deveriam ser cobrados no valor total do carro, como ar-condicionado e GPS, serão cobrados à parte. Além da possibilidade de cobrarem por lavagem, taxas de traslado do carro, entre outras.

Por isso, vá direto nas locadoras que cobram um preço que pareça ser real. Porque provavelmente é.

Sobre onde reservar, é possível alugar um carro no Porto em locadoras locais pequenas e confiáveis. Nesse caso, busque opiniões em diferentes canais como Tripadvisor, Google Maps e blogs de viagem. Ou vá direto nas multinacionais mais recomendas, como AVIS, Europcar e Hertz, entre outras que confia.

Roteiros para fazer de carro a partir do Porto

As viagens de carro mais comuns a partir do Porto, são do tipo bate e volta para destinos próximos, como Braga, Guimarães e Viana do Castelo, respectivamente a 57, 58 e 70 quilômetros de distância da cidade do Porto.

Um pouco mais distantes, mas ainda assim viáveis para conhecer num dia, estão Coimbra e Aveiro, respectivamente a 120 e 75 quilômetros de distância do Porto. No casso de Coimbra, pela distância e por ser uma cidade que merece ter a vida noturna universitária aproveitada, vale a pena dormir uma noite. Nessa caso, veja onde ficar em Coimbra.

Também é possível de carro do Porto até a Espanha. Os destinos interessantes mais próximos são Vigo e Santiago de Compostela, respectivamente a 200 e 230 quilômetros de distância. Eu fiz o bate e volta até Santiago e gostei, apesar de ser bastante cansativo.

Aprenda a planejar uma viagem para Portugal com economia e inteligência, com dicas que vão desde a hora de comprar passagem, até hospedagem e roteiros de carro pelas principais cidades e pontos turísticos do país.

De tanto planejar minhas idas e vindas entre Brasil e Portugal, me tornei especialista no assunto. Aqui vou ensinar você a planejar sua própria viagem e assim economizar muito em cada etapa.

1. Passagem aérea para Portugal – Onde comprar mais barato

Lisboa tem voos diretos para diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, BH, Brasília, Belém, Natal e Fortaleza, operadas por TAP, LATAM e Azul. Já o Porto é ligado a Campinas pela Azul. Nem sempre os menores preços estão nos sites das próprias companhias aéreas. Para fazer pesquisas simultâneas em diferentes cias e agências de turismo e sites de milhas, recomendo utilizar sites como Skyscanner, Kayak e outros listados entre os melhores sites para comprar passagem.

2. Quando ir a Portugal – Melhores épocas em cada destino

Portugal pode ser visitado o ano inteiro, mas cada época tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, Lisboa fica insuportável de calor em julho e agosto, além de bastante lotada. Já dezembro e janeiro são meses de frio e chuvas, principalmente no Norte de Portugal. Por isso é preciso entender as estações do ano em Portugal e assim definir os melhores destinos nos dias da sua viagem.

3. Roteiro – Quanto tempo ficar e quais cidades visitar

O passo seguinte para planejar sua viagem a Portugal, é escolher os principais destinos e montar o roteiro completo. Por exemplo, se vai ficar 10 dias em Portugal, pode fazer um roteiro que começa em Lisboa e vai até o Porto, parando em cidades como Nazaré, Aveiro, Fátima e Coimbra. E calcule bem quanto tempo ficar em cada destino. Por exemplo, para montar um roteiro de 10 dias entre Lisboa e o Porto, pode considerar:

  • Lisboa – 4 dias
  • Porto – 4 dias
  • Nazaré – 1 dia
  • Coimbra – 1 dia

4. Hospedagem – Como encontrar hotéis mais baratos

Quando a gente reserva a hospedagem com antecedência, encontra valores muito menores. Recomendo utilizar empresas de confiança para pesquisar preços e garantir sua hospedagem, como o maior site de reservas do mundo. E na maioria dos casos, que são especificados, é possível cancelar a reserva caso desista da viagem ou encontre um hotel melhor. Para se hospedar bem localizado, recomendo ver nossos guias de bairros das maiores cidades:

5. Atrações – Onde comprar ingressos antecipados

Portugal é um dos destinos mais cobiçados da Europa. Principalmente em Lisboa e Sintra, é comum encontrar grandes filas para entrar em museus, palácios e pontos turísticos. Por isso, recomendo utilizar sites de ingressos que permitem furar a fila em Portugal. Esses tíquetes geralmente custam só um pouco a mais e garantem a você a entrada mais rápida possível, sem perder tempo em longas esperas.

6. Transporte – Como se locomover em Portugal

Se vai ficar apenas em Lisboa, o metrô é a melhor forma de chegar aos principais pontos turísticos. Se vai de Lisboa a outras cidades importantes, como Coimbra e o Porto, é barato e seguro viajar de ônibus ou trem (comboios). Mas se você pensa em conhecer algumas das praias mais bonitas de Portugal ou explorar cidades menores pelo caminho, a dica é alugar um carro. Importante saber que gasolina em Portugal custa mais do que no Brasil e os preços dos pedágios são altíssimos. Recomendo estar no mínimo em dois para dividir os custos.

7. Seguro viagem – É obrigatório

Entre os documentos obrigatórios para levar a Portugal, está o seguro viagem. E não basta um seguro qualquer. Para passar pela imigração em Portugal, é preciso ter um seguro apelidado de “Carta Schengen” por possuir os requisitos mínimos de acesso ao Espaço Schengen, como cobertura de pelo menos 30 mil euros.

Não basta comprar a passagem e chegar em Portugal. Para aproveitar melhor a viagem, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Saiba como planejar sua viagem para Portugal com as 10 dicas mais importantes, que vão desde a melhor época para viajar até informações sobre hospedagem, pontos turísticos, roteiros e o que fazer de melhor.

Depois que entender como planejar sua viagem para Portugal, vai ver como seu tempo será melhor aproveitado e você vai evitar erros comuns entre os viajantes.

1. Melhor época para viajar a Portugal

Portugal pode ser visitado o ano inteiro, mas cada região tem suas particularidades. Por isso é importante entender as estações do ano em Portugal. Se vai a Lisboa, o clima é mais agradável na primavera, entre março e junho. Para curtir as praias do Algarve, melhor viajar no verão, entre junho e setembro. E se a ideia é esquiar na Serra da Estrela, vá no inverno, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.

2. Documentos necessários

Cidadãos brasileiros precisam ter um passaporte válido para passar pela imigração em Portugal, e que esteja a no máximo 3 meses da data de vencimento. Embora nem sempre seja cobrado, também é obrigatório ter seguro viagem para entrar em Portugal. No post documentos obrigatórios para viajar a Portugal tem todos os detalhes e dicas para passar tranquilo pelo fiscal da imigração.

3. Câmbio e  que moeda levar para Portugal

Lembre-se que a moeda oficial em Portugal é o Euro. É melhor fazer a troca ainda no Brasil, onde a cotação é melhor para o Real. Se for usar cartão de crédito, lembre-se de acessar o aplicativo e liberar a função para uso no exterior. Mas, para economizar, evite fazer compras no cartão de crédito em Portugal, pois tem a cobrança de taxa de IOF 6,38%, fora a conversão desfavorável dos bancos. Então prefira gastar em dinheiro vivo.

4. Onde comprar passagens para Portugal

Antes de comprar a passagem, recomendo fazer muitas pesquisas de preços, em diferentes sites e considerando diferentes datas, se tiver flexibilidade. Assim vai encontrar os voos mais baratos. Utilizando esse comparador de preços de passagens, você pesquisa ao mesmo tempo em diferentes companhias aéreas que voam entre Brasil e Portugal, como LATAM, Azul e TAP.

5. Montando seu roteiro pelas melhores cidades

Esse é um dos passos mais importantes no planejamento de viagem para Portugal. Afinal, é hora de escolher o que você pretende conhecer. Uma boa dica é começas pelas cidades mais bonitas de Portugal. Afinal, Portugal tem muito mais além de Lisboa e do Porto. E se você gosta de praias, não deixe de ver também as praias mais bonitas de Portugal. Já nas grandes cidades, é preciso montar roteiros mais completos, como pode ver nessa dica de roteiro de 5 dias no Porto.

6. Escolha do seu seguro viagem obrigatório

Como país membro do Espaço Schengen, Portugal exige dos brasileiros um plano de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, válido por todo o período da viagem. Mas se a sua viagem é curta, não se preocupe, pois o gasto não é alto. Para pesquisar planos e valores, recomendo utilizar esse comparador de preços de seguros, que busca nas principais empresas do segmento e oferece preços competitivos.

7. Trem, ônibus ou carro – Como se locomover em Portugal

Para viajar entre grandes cidades em Portugal, como de Lisboa ao Porto, o transporte mais econômico para quem está sozinho é o ônibus. Na Rede Expressos você encontra passagens baratas nos principais trechos. Se prefere o conforto dos trens, pesquise no site oficial da CP – Comboios de Portugal. Mas se pretende conhecer várias cidades e praias, melhor alugar um carro. Ler estas dicas para alugar carro em Portugal vai ajudar bastante.

8. Reservas de hotéis com o melhor custo-benefício

Antes de entrar nos sites de reservas de hotéis, recomendo planejar bem a região da sua hospedagem. Por exemplo, conheça os melhores bairros de Lisboa e os melhores bairros do Porto. Depois comece sua busca por hotéis. Um site que eu utilizo muito e recomendo é este buscador aqui, onde você pode ver comentários de outros viajantes, notas e todos os detalhes do hotel.

9. Reservas de ingressos e passeios com antecedência

Portugal é um país turísticos e lotado o ano inteiro. As atrações mais famosas costumam ter longas filas de espera, como é o caso da Torre de Belém, em Lisboa, e do Palácio da Pena, em Sintra. Mas saiba que você pode simplesmente comprar um ingresso “fura-fila” e entre mais rápidos nas atrações. Veja onde comprar ingressos sem fila em Lisboa e Sintra e aproveite melhor seu tempo de viagem.

10. Chip internacional para usar seu celular em Portugal

Hoje em dia é impossível viajar sem ter internet no celular, principalmente um plano de dados com 4G. Você tem várias alternativas para ter sinal em Portugal, sem gastar uma fortuna em roaming internacional: pode contratar um plano internacional na sua operadora ou pode comprar um chip de uma operadora portuguesa, mas nesse caso vai ter trabalho e não chegará com internet no celular. Ou pode comprar um chip de viagem internacional, com um plano pré-pago para utilizar em Portugal e em toda a Europa.

11. Preços e quanto levar para Portugal

Os preços das coisas mudam muito de uma cidade para outra em Portugal. Usando o exemplo de Lisboa, que é uma das cidades mais caras, considere que vai gastar em média 10 Euros numa boa refeição em restaurante, cerca de 5 Euros por dia em transporte público e 20 Euros diários em entradas de atrações e passeios. Mais uns 5 Euros com café e pastel de nata. Nessa conta básica, calcule seu gasto diário em torno de 50 Euros por dia, cerca de R$ 230 na cotação de hoje.  Lembre-se que fora dessa conta estão gastos com hospedagem, que provavelmente virão no cartão de crédito. Isso para viver bem em Lisboa, sem economizar muito. Então saiba que é possível viajar de forma ainda mais barata.

12. Pesquise muito sobre tudo

Viu que em quase todas as dicas têm mais dicas? Quanto mais você ler e pesquisar, melhor vai ficar o seu planejamento de viagem para Portugal. Então continue lendo o Dicas Portugal e pergunte se tiver alguma dúvida. Estou aqui para ajudar você a conhecer o melhor de Portugal. E muito obrigada pela atenção aqui.

Não sabe o que visitar no seu roteiro em Portugal? A dica é começar por essa lista. Estas são as 7 cidades mais bonitas de Portugal. Todas elas com ótimas atrações e lugares para visitar. Entenda também porque elas merecem lugar nessa lista e quais os locais mais bonitos em cada uma.

E para você, qual é a cidade mais bonita de Portugal? Veja nossa seleção e conte qual é sua favorita nos comentários. Mesmo que não seja nenhum dessas. Afinal Portugal tem outras lindas cidades que também merecem ser visitadas. Por exemplo, nesse roteiro de 10 dias em Portugal.

1. Lisboa

Monumental, repleta de monumentos históricos que datam de épocas de glórias como o período das grandes navegações, Lisboa é a cidade mais bonita de Portugal. E entre os lugares mais bonitos de Lisboa, estão a Ponte 25 de Abril, o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e a Praça do Comércio, combinada com o Arco da Rua Augusta.

2. Aveiro

No litoral da região central da Portugal, Aveiro possui belas praias. Próxima à cidade (mas parte de um município vizinho), a Praia da Costa Nova é famosa por suas tradicionais casinhas coloridas. E cortando o centro histórico de Aveiro, a Ria de Aveiro é um canal navegável que faz a cidade ser conhecida como a Veneza Portuguesa.

3. Sintra

Apesar de ter um simpático centro histórico, a maior beleza de Sintra fica é no alto de suas colinas, onde estão grandiosos palácios e castelos que datam de diferentes períodos. Como o medieval Castelo dos Mouros, construído a partir do século VIII. E o colorido Palácio da Pena, que foi lar dos últimos reis de Portugal.

4. Porto

Quem chega ao Porto de carro, passando sobre o Rio Douro pela ponte Luís I, logo entende porque ela é uma das cidades mais bonitas de Portugal. Além da beleza natural, é rica em monumentos e atrações históricas. Além do rio, entre os lugares mais bonitos do Porto, estão a Universidade, a estação São Bento e a Avenida dos Aliados.

5. Coimbra

Sede da universidade mais antiga de Portugal, Coimbra fica às margens do Rio Mondego, que reflete em suas águas o centro histórico da cidade. Subindo por suas ruas estreitas, estão a igreja Sé Velha, o Museu Nacional Machado de Castro e, lá no alto, o imponente Paço das Escolas, na Universidade de Coimbra.

6. Évora

Já imaginou encontrar um aqueduto e um templo romano em Portugal? Em Évora isso é possível. Além dessas relíquias do Império Romano, em Évora também estão monumentos da Era Medieval. Entre os belos palácios e igrejas, chama atenção a Capela dos Ossos. Além de linda, é uma das melhores cidades para se hospedar em Portugal, especialmente para quem vai de carro de Lisboa para o Algarve.

7. Braga

Uma das preferidas pelos brasileiros que vão morar em Portugal, Braga está entre as cidades mais bonitas de Portugal. Ela conquistou esse lugar devido aos seus belos jardins, por ter um centro histórico preservado, com direito a uma torre de castelo medieval e pelo fotogênico Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma gigantesca escadaria.

Chegar em Portugal com tudo reservado facilita muito. Aqui vou explicar como e onde reservar e comprar ingressos de atrações e passeios turísticos em Portugal, antes de embarcar. Tudo pela internet, sem gastar tempo e dinheiro com ligações.

Atualmente, recomendo dois sites para comprar de passeios e ingressos em Portugal. São duas agências online que eu já utilizei e tive boas experiências.

Get Your Guide – Minha primeira dica para comprar passeios e ingressos em Portugal

A primeira delas é a Get Your Guide, uma empresa alemã de abrangência mundial e uma das maiores do setor de turismo. Cito antes porque ela oferece um grande número de possibilidades. Por lá você pode reservar ingressos de museus em Lisboa, passeios de barco pelo Rio Douro no Porto, excursão de um dia para Sintra, entre outras dezenas de atividades. Além de traslados, como do aeroporto até seu hotel.

Destaque na Get Your Guide é a possibilidade de comprar ingresso fura-fila. Com esse tipo de ingresso, que geralmente custa apenas um pouco mais, você pode chegar a pontos turísticos com longas filas de espera, e entrar antes de todo mundo. Em Lisboa, por exemplo, esses ingressos são úteis em atrações disputadas como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Castelos de São Jorge. Olha aqui o ingresso sem fila para a Torre de Belém. Especialmente para quem viaja na alta temporada, mais ou menos entre o final de maio e o início de setembro.

Touron – Minha primeira dica para comprar passeios e ingressos em Lisboa

O segundo site que indico é a Touron, uma empresa brasileira com sede em Gramado, no Rio Grande do Sul. Portugal é um dos poucos destinos internacionais atendidos pela Touron, que é responsável pelas vendas. Os passeios, então, são realizados por parceiros locais.

A grande vantagem de comprar pela Touron é pagar em real e não ter surpresas na fatura do cartão de crédito, como cobrança de taxas de câmbio e IOF. O preço que você vê é o preço final. Além das descrições dos produtos e do atendimento serem em português brasileiro, mais fácil de entender e tirar dúvidas. Alguns dos produtos da Touron em Lisboa até o momento:

Mais dicas para comprar passeios e outras informações sobre Portugal

Veja também nossas outras dicas sobre pontos turísticos, estradas, museus e informações completas e roteiros para tornar sua viagem para Portugal mais proveitosa. Veja por destinos, no menu do topo, ou vá direto para:

Muita gente vai para Portugal e se hospeda apenas em Lisboa. Mas vá por mim. A terrinha tem muitas outras cidades interessantes e que vale a pena dedicar um tempo, com direito a passar uma noite ou mais. Veja onde se hospedar em Portugal para curtir os principais pontos turísticos e experiências do país.

Afinal, onde se hospedar em Portugal? E quanto tempo ficar em cada cidade? Veja aqui onde ficar, mesmo que seja apenas para conhecer rapidinho e dormir por uma noite. Com dicas de hotéis e melhores sites para reservar e economizar.

Onde reservar hotéis em Portugal

Não viaje para Portugal sem ter suas pousadas e hotéis já reservados. É muito mais barato reservar pela internet em sites como Booking.com do que direto no balcão. Fora a facilidade de já chegar e ter onde ficar. Se vai em grupo grande, outra dica é o site Airbnb, onde você pode reservar casas inteiras, que podem acomodar a família inteira.

1. Porto

Conhecida como a capital do Norte, o Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal. Tem um grande centro histórico, onde estão atrações como a Torre dos Clérigos e a Estação São Bento, com seu mural de azulejos. E a orla do Rio Douro é um charme, cheia de bares e restaurantes. Do outro lado do rio, aproveite para visitar uma cave de vinho de Porto. E você ainda pode fazer mini-cruzeiros pelo rio.

2. Aveiro

No litoral da região Centro de Portugal, a simpática Aveiro tem localização estratégica para quem viaja de carro de Lisboa ao Porto. E tem muitas atrações turísticas, como a Praia da Costa Nova e suas casinhas coloridas e a Ria de Aveiro, um canal navegável em pleno centro histórico, que fez Aveiro ser conhecida como A Veneza Portuguesa. E na cidade ainda foi criado o Ovo Mole, um dos melhores doces portugueses.

3. Região da Serra da Estrela

Se vai a Portugal no inverno (entre dezembro e março), não perca a chance de conhecer a única estação de esqui do país, a Estância de Ski da Serra da Estrela. Para curtir pelo menos um dia inteiro de neve, é melhor se hospedar numa cidade próxima.como Covilhã, Guarda e até mesmo em Viseu, que tem o maior número de hotéis da região.

4. Coimbra

Sede da Universidade de Coimbra, que existe há mais de 700 anos e é uma das principais atrações turísticas da cidade. O clima universitário segue pelo animado centro histórico, com ótimos bares e vida noturna jovial em dias de semana. Mas Coimbra tem outras atrações, como a orla do Rio Mondego e edifícios seculares no centro, como a Sé Velha de Coimbra.

5. Nazaré

Hoje em dia mais conhecida por ter as maiores ondas do mundo, na Praia do Norte, Nazaré também é uma importante cidade histórica e cultural. Na parte alta da cidade, o Sítio da Nazaré tem construções antigas e mirantes. Na parte baixa da cidade, a praia fica lotada no verão e os restaurantes de comidas típicas são especialistas na caldeirada de peixe.

6. Sintra

Conhecida pelos palácios e castelos no alto das montanhas, como o Palácio da Pena, Sintra merece duas noites do seu roteiro em Portugal. Assim poderá conhecer com calma seus pontos turísticos e restaurantes de comidas típicas, além dos luxuosos hotéis entre vales e colinas.

7. Cascais

Apesar de ser colada em Lisboa, o estilo de Cascais é bem diferente. Ela é sobretudo uma cidade praiana, um balneário de luxo desde os tempos do império. O pequeno centro histórico e pontos turísticos como a Garganta do Diabo e a Praia da Rainha podem ser conhecidos em um dia. Mas se você passar uma noite, poderá curtir com calma e explorar mais praias e atrações.

8. Lisboa

Capital e numero 1 no Ranking de Maiores Cidades de Portugal, Lisboa é uma das cidades mais visitadas da Europa e uma das preferidas dos brasileiros. Sem dúvidas merece o maior tempo do seu roteiro, mesmo que nunca seja suficiente para conhecer todos os mirantes, igrejas, museus, casas de fado e restaurantes tradicionais.

9. Évora

Com direito a um templo e um aqueduto dos tempos de domínio do Império Romano, Évora também tem monumentos da Era Medieval, palácios e igrejas, como a exótica Capela dos Ossos. Sem dúvidas é a melhor cidade para passar um dia e a noite numa viagem de carro entre Lisboa e as praias do Algarve, mesmo que isso signifique pegar um caminho um tanto mais longo.

10. Lagos

As praias mais bonitas de Portugal ficam na província do Algarve. E sem dúvidas as melhores praias do Algarve estão na região de Lagos. Além de ter muitos hotéis, a maior vantagem de se hospedar em Lagos é poder ir caminhando para as praias, como a pequena e mundialmente famosa Praia Dona Ana.

  • Quantos dias ficar em Lagos: pelo menos 4 noites, para conhecer as melhores praias.
  • Veja também: onde ficar em Portimão

11. Faro

Capital do Algarve e maior cidade da província, Faro tem o principal aeroporto da região. Então, muita gente chega por aqui. E se vai sem carro, é bom dormir numa cidade grande, com muitas agências de turismo e boa infraestrutura.

Sabia que Portugal tem “apenas” 10 milhões de habitantes? Número menor do que a população da zona metropolitana do Rio de Janeiro e pouco maior que a do estado de Pernambuco. Mas quais são as maiores cidades de Portugal? Veja o ranking por número de habitantes.

Pesquisando nos mais recentes censos populacionais de Portugal, estas abaixo são as 10 cidades mais populosas do país. Os números englobam somente moradores da própria cidade, não abrangendo as zonas metropolitanas. A principal fonte é o estudo do Instituto Nacional de Estatística, com base no censo de 2011.

10 maiores cidades de Portugal e respectivas populações

Importante observar que a população de Portugal vem diminuindo. Isso aí, o número de mortes e emigrações é maior do que o número de nascimentos e imigrações. Segundo projeções demográficas e notícia do Público.Pt, a perspectiva é que no ano 2050 o país tenha 1,2 milhões de habitantes a menos do que no censo de 2016.

1. Lisboa – 507 mil habitantes

De grande importância histórica, cultural e gastronômica, a capital portuguesa tem uma população comparável à de cidades consideradas medianas no Brasil, como Ribeirão Preto e Uberlândia. Já a Grande Lisboa, que inclui cidades da zona metropolitana, chega a quase 3 milhões de habitantes, quase 1/3 da população portuguesa. Aproveite e conheça os 20 principais pontos turísticos de Lisboa.

2. Sintra – 388 mil habitantes

Conhecida dos brasileiros, pois é uma das principais cidades turísticas de Portugal, Sintra é a segunda maior cidade do país em População. Pertinho de Lisboa, é possível conhecer as melhores atrações da cidade em apenas um dia, como explico nessas dicas de bate e volta a Sintra.

3. Vila Nova de Gaia – 299 mil habitantes

Separada da cidade do Porto pelo Rio Douro, Vila Nova de Gaia foi o município português que apresentou o maior crescimento populacional nos últimos anos. Tanto que ultrapassou o Porto. Quanto ao turismo, suas principais atrações são as caves de vinho do Porto, no calçadão à beira do rio.

4. Porto – 215 mil habitantes

Historicamente considerada a maior cidade do Norte de Portugal, a cidade do Porto foi ultrapassada em número de habitantes pela vizinha Vila Nova de Gaia. (Meu palpite é que ocorreu gentrificação no Porto. Devido ao turismo excessivo, a cidade se tornou cara demais, então muitos moradores migraram para o outro lado do Rio Douro, onde o aluguel é mais barato). Se tem viagem marcada, nosso Roteiro no Porto tem muitas dicas.

5. Cascais – 212 mil habitantes

A charmosa Cascais, no litoral pertinho de Lisboa, ocupa o quinto lugar no ranking de maiores cidades de Portugal. Importante balneário, tem belas praias e atrações turísticas. Mesmo relativamente grande para os padrões portugueses, Cascais tem um centro histórico pequeno e clima de interior. Inclusive, vale a pena se hospedar em Cascais, que tem bons hotéis, muitos deles com vista pro mar.

Confira as outras maiores cidades de Portugal

Abaixo seguem as outras 15 cidades mais populosas de Portugal, com as respectivas populações de acordo com o censo e projeções estatísticas.

6. Loures – 211 mil habitantes

7. Braga – 182 mil habitantes

8. Amadora – 181 mil habitantes

9. Oeiras – 176 mil habitantes

10. Matosinhos – 174 mil habitantes

11. Almada – 168 mil habitantes

12. Seixal – 166 mil habitantes

13. Gondomar – 165 mil habitantes

14. Odivelas – 159 mil habitantes

15. Guimarães – 152 mil habitantes

16. Vila Franca de Xira – 141 mil habitantes

17. Santa Maria da Feira – 138 mil habitantes

18. Maia – 137 mil habitantes

19. Coimbra – 133 mil habitantes

20. Vila Nova de Famalicão – 131 mil habitantes


Fontes: INE, Câmara Municipal de Lisboa, DN.pt , buenasdicas.com

Aprenda como economizar nos voos e onde comprar passagens mais baratas do Brasil para Portugal. Dicas de sites, promoções, companhias aéreas, médias de valores e comparadores de preços. E também onde você pode parcelar a passagem e conseguir descontos.

Afinal, quais são os melhores sites para comprar passagem aérea barata para Portugal? A primeira dica, é utilizar este comparador de preços. Assim você vê os preços nas datas da sua viagem pelas principais companhias aéreas que voam entre Brasil e Portugal.

De onde saem os voos diretos do Brasil para Portugal

Atualmente, Lisboa e Porto recebem voos diretos do Brasil.

No caso do Porto, os voos diretos interligam a cidade apenas a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Já Lisboa é conectada a diversas regiões brasileiras, com boa frequência de voos diretos para cidades além de Rio de Janeiro e São Paulo. Por exemplo, Fortaleza, Natal, Salvador, Belém, Recife, Brasília e Belo Horizonte.

Geralmente, os voos do Nordeste para Portugal são mais baratos, devido à maior proximidade geográfica.

Companhias aéreas que têm voos diretos para Portugal

  • AZUL
  • TAP
  • LATAM

Entre essas, a cia portuguesa TAP é a que possui o maior número de rotas. Além disso, também é a empresa que geralmente vende as passagens mais baratas do Brasil para Portugal.

Quanto custa uma passagem de avião para Portugal

Em média, uma passagem do Brasil para Portugal custa entre R$ 4.000 e R$ 7.000. Os preços variam de acordo com a época do ano e com a antecedência da sua compra.

Por exemplo, as férias de julho e o período de Natal e Réveillon são os mais caros do ano. Já para voar na baixa temporada, como em setembro, é possível encontrar voos mais baratos.

Confira quando ir para Portugal e escolha a melhor época para viajar, considerando também os preços como fator decisivo.

Com que antecedência comprar a passagem para Portugal

Para encontrar os melhores preços, recomendo iniciar suas buscas pelo menos 6 meses antes da viagem. Assim você acompanha as variações e aproveita quando surgir uma oferta ou perceber uma queda nos valores.

Mas não espere demais. Compre pelo menos 2 meses antes da viagem. Assim você não ficam refém de possíveis aumentos.

Claro que ofertas de última hora existem. Entretanto, são cada vez mais raras de acontecer, devido à grande procura de voos do Brasil para Portugal e outros destinos da Europa, que usam Lisboa como conexão.

Como encontrar promoções de passagens para Portugal

Existem alguns sites especializados em buscar promoções de passagens. O maior deles é o Melhores Destinos. Mas não é sempre que tem promoção para Portugal. Então fique de olho.

Nas melhores ofertas desse ano, divulgaram passagens de ida e volta para Portugal por menos de R$ 4.000, saindo das capitais com voos diretos para Portugal.

É possível parcelar o pagamento da passagem para Portugal?

Depende de onde efetuar a compra. Algumas agências online parcelam em até 12 vezes com juros no cartão de crédito. Entre as linhas aéreas, a Latam, por exemplo, divulga possibilidade de parcelamento sem juros em até 4 parcelas.

Para dividir em mais vezes, há incidência de juros. Nas passagens pesquisadas, a Passagens Promo oferece parcelamento em até 5 vezes no cartão de crédito, além da possibilidade de pagamento via transferência bancária.

Cada caso é um caso. Depende da rota, da companhia aérea e da agência de turismo, se utilizar uma.

Melhores sites para comparar preços de passagens para Portugal

A primeira dica de comparador de preços de passagem é a página de voos do Booking.com, empresa que recentemente se lançou no segmento de passagens aéreas, pelo mesmo site que também possibilita a reserva de hospedagem.

Outro site que utilizo bastante é o Skyscanner. Diferente de outros buscadores, nele você não pode comprar a passagem, apenas pesquisar preços.

Além de buscar nas próprias companhias aéreas, ele mostra preços de passagens em agências de turismo e startups de passagens, e até mesmo em empresas de vendas de passagens por milhas.

Comprar passagem pelo site da empresa aérea é mais barato?

Nem sempre. Na maioria dos casos, comprar pelo site da própria companhia aérea que opera o voo é mais barato. Além de facilitar a comunicação com a empresa, o que é necessário em casos de alteração de voo, mala extraviada e atrasos, por exemplo. Pois se comprar por terceiros, a comunicação com a companhia não é direto. Então é preciso ficar atento.

Mas pode acontecem de encontrar a passagem para Portugal mais barata em comparadores de preços e agências de turismo online, como as citadas acima. Nesses casos, busque saber mais detalhes sobre a reputação de cada um, se pode confiar, se realmente entrega o bilhete e tem atendimento ao cliente.

O que fazer depois de comprar a passagem para Portugal?

Primeiramente, não se esqueça de comprar as passagens de ida e volta. Ter o comprovante de retorno ao Brasil é um dos documentos obrigatórios em Portugal, e o bilhete de retorno é rotineiramente conferido na imigração dos aeroportos portugueses.

Já com as passagens compradas, é hora de fazer um orçamento de seguro viagem, que além de muito importante, também é necessário para viajar a Portugal.

Aqui no blog você confere tudo o que precisa saber sobre seguro viagem em Portugal, incluindo regras, coberturas importantes e também valores dos melhores planos.

Viaje bem e aproveite tudo o que Portugal tem a oferecer!