Lisboa Viagem

Mapa com os 20 principais pontos turísticos de Lisboa

O que não falta em Lisboa são pontos turísticos. De lugares históricos a mirantes com belíssimas vistas da capital, você pode passar a vida inteira conhecendo Lisboa. Mas como uma viagem para Lisboa dura em média de 3 a 10 dias, selecionei os melhores lugares para colocar no roteiro.

Isso se você quer conhecer os locais mais famosos. Porque estes são os principais pontos turísticos de Lisboa, que estão entre os mais visitados de Portugal. Para facilitar a combinação entre eles, marquei no mapa. Aliás, salve o mapa! Vai ajudar muito nas suas caminhadas.

1.Praça do Comércio

Uma das maiores praças da Europa. Construída no local onde ficava o Palácio Real, destruído pelo terremoto de 1755. Hoje cercada de belos prédios governamentais e às margens do Rio Tejo. Um dos lugares mais movimentados de Lisboa.

2. Rua Augusta, Baixa e Chiado

Centro histórico de Lisboa, hoje principal região turística. Passe pelo Arco da Rua Augusta, percorre a rua repleta de restaurantes e caminhe pelos bairros da Baixa do do Chiado, onde estão muitos hotéis e lojas. É um dos regiões mais procuradas para hospedagem em Lisboa, por ter vários atrações próximas e estações de metrô.

3. Elevador de Santa Justa

Elevador histórico, inaugurado em 1902. Liga a região da Baixa ao Chiado. Além de turístico, é útil para quem não gosta de subir escadas, embora seja preciso comprar o ingresso de 5,15 Euros.

4. Convento do Carmo

Destruído pelo terremoto de 1755, não foi reconstruído. Em suas ruínas, o Museu Arqueológico do Carmo mostra as relíquias de imenso valor histórico que restaram imenso conjunto em estilo gótico.

5. Noite no Bairro Alto

Acima do Chiado, literalmente, o Bairro Alto concentra os lugares mais interessantes da vida boêmia de Lisboa. Aqui estão ótimos bares, restaurantes tradicionais, tascas e casas de fado. Um bom exemplo é a Tasca do Chico, que recebe fadistas de terças a domingos.

6. Parque Eduardo VII

Inaugurado em 1945, é o maior parque urbano de Lisboa. De seu belo jardim, se tem uma das melhores vistas da capital, sendo inclusive parte da nossa lista de Mirantes de Lisboa.

7. Bairro da Alfama

Bairro boêmio, antigo e tradicional. Sobreviveu intacto ao grande terremoto e hoje guarda o mais bem preservado conjunto de casas antigas de Lisboa. Rico em bares, casas de fado e mirantes.  Para quem gosta de vida noturna animada, é um dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa.

8. Castelo de São Jorge

Apesar do aspecto medieval, trata-se de uma reconstrução, grande parte dela em 1940. Mesmo assim, é um dos pontos turísticos mais importantes e visitados de Lisboa. A fila é praticamente garantida. Ocupa a mais alta colina do centro histórico, de onde se tem uma das melhores vistas de Lisboa.

9. Mirante Portas do Sol

Perto do Castelo de São Jorge, do Miradouro Portas do Sol a vista corre pelos telhados históricos da Alfama e chega ao porto de cruzeiros do Rio Tejo. Sem dúvidas um dos melhores lugares para admirar Lisboa.

10. Mirante Senhora do Monte

Pra quem gosta de mirante, o Senhora do Monte permite a mais completa vista de Lisboa. Tem esse nome pois no local fica a Capela de Nossa Senhora do Monte. Cheguei lá como parte de um passeio de Tuk Tuk.

11. Mercado da Ribeira

Não há lugar em Lisboa com mais opções de restaurantes por metro quadrado. Uma grande praça de alimentação, com restaurantes típicos de diferentes regiões do país. Ótimo para Happy Hour e petiscos.

12. Torre de Belém

Construída em 1520 anos para proteger a margem do Rio Tejo, se transformou recentemente num dos mais procurados pontos turísticos de Lisboa. Além de linda por fora, é possível entrar na torre, de onde se tem uma ótima vista para o Rio Tejo.

13. Padrão dos Descobrimentos

Com 56 metros de altura e inaugurado em 1960, é uma homenagem às épicas navegações portuguesas. Assim como a torre, tem um interior visitável, onde acontecem exposições e se têm uma vista privilegiada para o Rio Tejo.

14. Mosteiro dos Jerónimos

Em arquitetura manuelina, começou a ser construído em 1502. Considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal e também um dos 7 monumentos mais importantes de Portugal. É visitado por milhares de pessoas todos os anos e está entre os principais pontos turísticos de Lisboa.

15. Pastéis de Belém

Expulsos dos mosteiro ao lado, os monges precisavam sobreviver. Para isso, em 1837 resolveram comercializar seus quitutes à base de ovo. O mais conhecido deles, o pastel de nata, ganhou fama mundial. No site oficial tem mais detalhes da história.

16. Museu MAAT

Um dos mais recentes e modernos museus de Lisboa. Às margens do Rio Tejo e perto de outras atrações de Belém, o MAAT é uma visita imperdível para crianças e adultos curiosos, especialmente com tecnologia e eletricidade.

17. Ponte 25 de Abril

Inaugurada em 1966, com 2.277 metros de comprimento, é a 33º maior ponte suspensa do mundo. Seu estilo e suas cores lembram a ponte Golden Gate, de San Francisco.

18. Museu do Fado

Localizado na histórica Alfama, o Museu do Fado tem um rico acervo que conta a história do mais tradicional estilo musical português, com direito a cursos de viola, loja temática e outros atrativos. No site oficial tem mais detalhes.

19. Fundação José Saramago

Na histórica Casa dos Bicos, de 1523, hoje funciona essa fundação que visa difundir a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a cultura em Portugal e o respeito ao meio ambiente. É um dos 10 melhores museus de Lisboa e visita indispensável para fãs do escritor.

20. Oceanário de Lisboa

No moderno Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários da Europa. Lá vivem espécies marinhas como o Atum, o Carapau e vários tipos de tubarões.

Mapa navegável com os principais pontos turísticos de Lisboa

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?