Ranking Roteiro Portugal Viagem

17 melhores cidades para visitar em Portugal

Conheça algumas das cidades mais interessantes de Portugal.

Tão pequeno, tão cheio de lindas cidades e rotas turísticas imperdíveis. Portugal vai muito além de Lisboa. Se quer montar um roteiro mais completo pelo país, veja aqui as 17 cidades e regiões que você precisa visitar.

Das falésias do sul aos vales do norte, conheças cidades históricas, cidades com lindas praias, castelos e outras atrações que merecem ser visitadas.

Principais cidades turísticas de Portugal

Estas são as cidades mais importantes para o turismo em Portugal. Estão entre as mais visitadas do país e são excelentes bases para você explorar destinos próximos.

Veja dicas básicas sobre cada uma delas e também onde encontrar informações mais completas para você planejar melhor o seu roteiro.

1. Porto

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

O Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal. No norte do país, é conhecida por ter um clima mais frio e chuvoso, além de uma arquitetura mais sóbria do que Lisboa. Com paisagens deslumbrantes para o Rio Douro, igrejas cobertas de azulejos azuis e uma gastronomia invejável, o Porto é uma das principais cidades turísticas de Portugal.

Saiba mais: O que fazer DE GRAÇA no Porto

2. Braga

Com suas igrejas, jardins e até uma torre do antigo castelo medieval, Braga está entre as cidades mais bonitas de Portugal. E tem lugar também entre os principais destinos turísticos do país, sendo visitada principalmente por cristãos, levados por atrações como a Igreja de Nossa Senhora do Monte.

3. Guimarães

Perto de Braga, Guimarães tem atrações turísticas próprias e também é um destino muito visitado em Portugal. Em seu centro histórico preservado, destaque para o monumental Castelo de Guimarães, erguido no século X e hoje um dos monumentos mais importantes de Portugal.

4. Peso da Régua e Pinhão

Também no norte de Portugal, Peso da Régua é uma pequena cidade, com menos de 10 mil habitantes. Às margens do Rio Douro, ela se destaca por ser a melhor base para explorar essa região que produz os melhores vinhos de Portugal, o Alto Douro. O roteiro aqui é sobretudo gastronômico e contemplativo: visite adegas, participe de degustações de queijos e vinhos e aprecie a vista dos mirantes. Outra cidade que vale a pena conhecer na região é Pinhão, mostrada no vídeo acima.

5. Viseu

No Centro de Portugal, na região do Dão, Viseu também é famosa por seus vinhos e vinícolas. Além de visitas a lugares históricos como o Solar dos Albuquerques, seu roteiro deve incluir quintas e vinícolas. A dica é viajar na época das vindimas e participar da colheita das uvas.

Saiba mais: O que fazer em Viseu

6. Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a maior cadeia de montanha de Portugal continental e também possui seu maior pico, a 1993 metros de altura. É a região onde neva com mais frequência em Portugal e possui a única estação de esqui do país. E de lá vem uma das melhores comidas típicas de Portugal, o Queijo da Serra da Estrela.

7. Aveiro

No litoral central, Aveiro é uma das principais cidades turísticas de Portugal. Conhecida como A Veneza Portuguesa, por ter um canal navegável que cruza o centro da cidade, de Aveiro vem o Ovo Mole, um dos mais tradicionais doces portugueses. Outro atrativo turístico da região é a Praia da Costa Nova, com suas casinhas coloridas.

Saiba mais: O que fazer em Aveiro

8. Coimbra

Mais do que uma parada perfeita numa viagem de carro entre Lisboa e o Porto, Coimbra é uma das mais antigas cidades de Portugal. Além de ter um belo centro histórico, a cidade é sede da secular Universidade de Coimbra, a primeira do país, e tem uma vida noturna animada.

Saiba mais: O que fazer em Coimbra.

9. Nazaré

Há quem visite Nazaré para conhecer o Sítio de Nazaré, especialmente na época da festa da Nossa Senhora da Nazaré. Mas a cidade é mais famosa mesmo por suas ondas. Lá, na Praia do Norte, as ondas podem ultrapassar os 30 metros de altura. Como poucos tem coragem de entrar na água, o melhor é apreciar a vista, do alto do Farol de Nazaré.

Saiba mais: O que fazer em Nazaré

10. Sintra

Pertinho de Lisboa, Sintra concentra alguns dos palácios mais bonitos de Portugal. Lá estão o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira, que está listada entre os principais pontos turísticos de Portugal. É possível conhecer alguns desses lugares num simples bate e volta.

11. Cascais

Parte da Grande Lisboa, Cascais há séculos é um importante balneário de verão. Lá estão praias que eram frequentadas pela família real portuguesa. E o centro histórico, pequeno e a à beira da praia, é charmoso e tem bons restaurantes. Pra facilitar a visita, é possível ir a Cascais de trem em apenas 40 minutos.

12. Lisboa

Principal destino turístico de Portugal, a capital Lisboa é uma das cidades mais exuberantes da Europa. A grandiosidade da Praça do Comércio, as tascas da Bairro Alto, o fado da Alfama e os monumentos imperdíveis de Belém são apenas algumas razões para visitar essa cidade que encanta o mundo.

Saiba mais: 20 principais pontos turísticos de Lisboa

13. Trafaria

Separada de Lisboa pelo Rio Tejo, Trafaria é uma pequena cidade pesqueira. Ela é porta de entrada para as simpáticas praias da Costa Caparica. Na orla do rio, estão ótimos restaurantes de frutos do mar, onde se come melhor e se paga menos do que em Lisboa. Foi aqui que fiz esse passeio de bike elétrica, um ponto alto do roteiro em Portugal.

14. Évora

A leste de Lisboa, Évora guarda um patrimônio histórico impressionante, a começar pela Capela dos Ossos, cujas paredes e colunas são adornadas com ossos e caveiras humanas. E dos tempos de domínio de Roma, o Templo Romano de Évora é uma visita imprescindível e a coloca entre as principais cidades turísticas de Portugal.

15. Lagos

No sul de Portugal, a província do Algarve tem algumas das praias mais bonitas da Europa. E a pequena cidade de Lagos é a melhor base para conhecer a maioria delas. Por exemplo, a Praia do Camilo, considerada uma das praias mais bonitas de Portugal. Sem dúvidas, Lagos é uma parada imperdível no seu roteiro em Portugal.

16. Albufeira

Um pedacinho da Grécia em Portugal, Albufeira é outra excelente base na região do Algarve.  Com edifícios brancos e aquele clima de paraíso europeu, Albufeira tem a costa repleta de resorts, onde estão alguns dos melhores hotéis de luxo de Portugal. E de lá é possível fazer um bate e volta até algumas das melhores praias da província.

17. Madeira

Mais perto da África do que da Europa continental, o arquipélago da Madeira é repleto de praias e montanhas, excelentes para trilhas e com vistas impressionantes. Ou você pode subir num dos teleféricos da Madeira, que estão entre os principais pontos turísticos de Portugal. A capital e cidade mais importante das ilhas é Funchal, onde nasceu o jogador Cristiano Ronaldo.

As principais cidades turísticas de Portugal esperam por você

Eu amo Portugal e amo mais ainda apresentar esse país para outros viajantes. Se vem a Portugal, fale comigo antes. Vou ter o maior prazer em tirar suas dúvidas e dar dicas de roteiro, cidades para conhecer, praias e o que mais combinar com seu estilo de viagem.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Write A Comment