Hospedagem Roteiro Portugal Viagem

Onde se hospedar em Portugal: melhores cidades para ficar

Muita gente vai para Portugal e se hospeda apenas em Lisboa. Mas vá por mim. A terrinha tem muitas outras cidades interessantes e que vale a pena dedicar um tempo, com direito a passar uma noite ou mais. Veja onde se hospedar em Portugal para curtir os principais pontos turísticos e experiências do país.

Afinal, onde se hospedar em Portugal? E quanto tempo ficar em cada cidade? Veja aqui onde ficar, mesmo que seja apenas para conhecer rapidinho e dormir por uma noite. Com dicas de hotéis e melhores sites para reservar e economizar.

Onde reservar hotéis em Portugal

Não viaje para Portugal sem ter suas pousadas e hotéis já reservados. É muito mais barato reservar pela internet em sites como Booking.com do que direto no balcão. Fora a facilidade de já chegar e ter onde ficar. Se vai em grupo grande, outra dica é o site Airbnb, onde você pode reservar casas inteiras, que podem acomodar a família inteira.

1. Porto

Conhecida como a capital do Norte, o Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal. Tem um grande centro histórico, onde estão atrações como a Torre dos Clérigos e a Estação São Bento, com seu mural de azulejos. E a orla do Rio Douro é um charme, cheia de bares e restaurantes. Do outro lado do rio, aproveite para visitar uma cave de vinho de Porto. E você ainda pode fazer mini-cruzeiros pelo rio.


→ Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal? Compare preços aqui e viaje tranquilo.

2. Aveiro

No litoral da região Centro de Portugal, a simpática Aveiro tem localização estratégica para quem viaja de carro de Lisboa ao Porto. E tem muitas atrações turísticas, como a Praia da Costa Nova e suas casinhas coloridas e a Ria de Aveiro, um canal navegável em pleno centro histórico, que fez Aveiro ser conhecida como A Veneza Portuguesa. E na cidade ainda foi criado o Ovo Mole, um dos melhores doces portugueses.

3. Região da Serra da Estrela

Se vai a Portugal no inverno (entre dezembro e março), não perca a chance de conhecer a única estação de esqui do país, a Estância de Ski da Serra da Estrela. Para curtir pelo menos um dia inteiro de neve, é melhor se hospedar numa cidade próxima.como Covilhã, Guarda e até mesmo em Viseu, que tem o maior número de hotéis da região.

4. Coimbra

Sede da Universidade de Coimbra, que existe há mais de 700 anos e é uma das principais atrações turísticas da cidade. O clima universitário segue pelo animado centro histórico, com ótimos bares e vida noturna jovial em dias de semana. Mas Coimbra tem outras atrações, como a orla do Rio Mondego e edifícios seculares no centro, como a Sé Velha de Coimbra.

5. Nazaré


→ Já pesquisou seu seguro viagem? É obrigatório em Portugal. Encontre na Seguros Promo.

Hoje em dia mais conhecida por ter as maiores ondas do mundo, na Praia do Norte, Nazaré também é uma importante cidade histórica e cultural. Na parte alta da cidade, o Sítio da Nazaré tem construções antigas e mirantes. Na parte baixa da cidade, a praia fica lotada no verão e os restaurantes de comidas típicas são especialistas na caldeirada de peixe.

6. Sintra

Conhecida pelos palácios e castelos no alto das montanhas, como o Palácio da Pena, Sintra merece duas noites do seu roteiro em Portugal. Assim poderá conhecer com calma seus pontos turísticos e restaurantes de comidas típicas, além dos luxuosos hotéis entre vales e colinas.

7. Cascais

Apesar de ser colada em Lisboa, o estilo de Cascais é bem diferente. Ela é sobretudo uma cidade praiana, um balneário de luxo desde os tempos do império. O pequeno centro histórico e pontos turísticos como a Garganta do Diabo e a Praia da Rainha podem ser conhecidos em um dia. Mas se você passar uma noite, poderá curtir com calma e explorar mais praias e atrações.

8. Lisboa

Capital e numero 1 no Ranking de Maiores Cidades de Portugal, Lisboa é uma das cidades mais visitadas da Europa e uma das preferidas dos brasileiros. Sem dúvidas merece o maior tempo do seu roteiro, mesmo que nunca seja suficiente para conhecer todos os mirantes, igrejas, museus, casas de fado e restaurantes tradicionais.

9. Évora

Com direito a um templo e um aqueduto dos tempos de domínio do Império Romano, Évora também tem monumentos da Era Medieval, palácios e igrejas, como a exótica Capela dos Ossos. Sem dúvidas é a melhor cidade para passar um dia e a noite numa viagem de carro entre Lisboa e as praias do Algarve, mesmo que isso signifique pegar um caminho um tanto mais longo.

10. Lagos

As praias mais bonitas de Portugal ficam na província do Algarve. E sem dúvidas as melhores praias do Algarve estão na região de Lagos. Além de ter muitos hotéis, a maior vantagem de se hospedar em Lagos é poder ir caminhando para as praias, como a pequena e mundialmente famosa Praia Dona Ana.

11. Faro

Capital do Algarve e maior cidade da província, Faro tem o principal aeroporto da região. Então, muita gente chega por aqui. E se vai sem carro, é bom dormir numa cidade grande, com muitas agências de turismo e boa infraestrutura.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Compare preços na Seguros Promo e veja que é mais barato do que você imagina.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?