Porto Roteiro Portugal Viagem

Aluguel de carro no Porto: dicas de locadoras, preços e onde ir

A cidade do Porto é a melhor base no norte de Portugal. Dá pra fazer bate e volta para vários destinos. Quase sempre é possível ir de trem ou ônibus, mas não tem como negar que ter um carro à disposição é a melhor forma de conhecer mais lugares em menos tempo. E de chegar até onde o transporte público não vai.

Por isso fiz essas dicas sobre aluguel de carro no Porto, com tudo o que você precisa saber antes de pegar a estrada.

Então vale a pena alugar carro no Porto?

Sim, vale a pena. Mas não para transitar pela própria cidade do Porto. A cidade tem um centro histórico compacto, dá pra conhecer tudo a pé, desde o Centro Histórico, a Ribeira e a até a vizinha Vila Nova de Gaia. E tem metrô perto dos principais pontos turísticos.

Além disso, usar carro para transitar dentro da cidade do Porto é caro e complicado, pois o trânsito é ruim, com muitos engarrafamentos perto das pontes e no Centro Histórico. E é praticamente impossível estacionar nas ruas, mesmo que seja tudo zona parqueada, sendo preciso deixar um comprovante de pagamento no painel do carro para cada hora estacionada, senão leva multa.

Por outro lado, ao sair do Porto o carro se torna muito útil. De carro dá pra ir até a Foz do Rio Douro e a destinos mais distantes no litoral, no interior e até mesmo na Espanha. Por isso digo que compensa alugar carro no Porto.

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

Quanto custa alugar um carro na cidade do Porto

Depende do carro escolhido, do número de dias e da locadora escolhida. Eu mesma sempre pesquiso valores nesse comparador de preços de locadoras. Assim tenho uma ideia do que esperar e vejo várias locadoras de uma vez só.

Estacionamento na Praia do Carneiro, Perto do Porto

Vou citar os valores em Euros, pois essa desvalorização absurda e constante do Real deixaria as dicas defasadas em pouco tempo. Então, vamos em Euros mesmo, lembrando que em Portugal praticamente não existe inflação e os preços se mantém os mesmos até por anos.

Preços de diárias de carros populares – o valor médio para alugar um carro simples como um Opel Adam, um Fiat 500 ou um VW Polo ou UP, está na faixa de 25 a 35 Euros, já incluso o seguro básico. Sendo possível encontrar valores mais em conta em promoções pontuais.

Preços de diárias de veículos SUV – Se busca um carro maior, a diferença costuma ser pequena. Pesquisando hoje, a partir de 30 a 40 Euros é possível alugar um Renault Captur ou Kadjar, já considerando o valor do seguro básico.

Preços de diárias de veículos de alto padrão – Se quer ostentar um pouco, pode alugar um carro de marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes. Nesses casos, espere pagar um mínimo de 40 Euros nas locadoras mais confiáveis, contando já com o seguro básico.

Quanto custa o seguro do carro alugado no Porto

Como você viu nos exemplos acima, os valores geralmente já incluem o seguro básico obrigatório. Se quiser fazer um “upgrade” no seguro, vai desembolsar cerca de 5 a 10 euros extras por cobertura, por exemplo:

  • Cobertura para acidentes pessoais.
  • Cobertura de pneus e vidros
  • Assistência rodoviária

Se preferir reservar diretamente por sites comparadores de preços, como nesse onde pode economizar o IOF, o valor final também já inclui um seguro. Pois trata-se de uma empresa brasileira, que oferece essa vantagem em caso de pagamentos online.

Há também a possibilidade de ter um seguro veicular gratuito, dependendo do seu cartão de crédito. Hoje esse benefício está disponível para clientes de cartões como Visa e Mastercard nas categorias Platinum e Black. As únicas regras para ficar coberto por esses seguros é fazer a reserva pelo próprio cartão e negar todos os seguros oferecidos pela locadora.

Pedágios nas estradas de Portugal

Como informei no artigo sobre viagem de carro de Lisboa ao Porto, as estradas em Portugal estão repletas de pedágios. Inclusive em viagens curtas. Por exemplo, para ir do Porto a Viana do Castelo, vai gastar cerca de 5 euros em pedágios.

E nem todos os pedágios de Portugal são barreiras nas estradas. Alguns são somente leitores automáticos em locais muito discretos. Por isso é essencial adicionar o Serviço de Portagem Electrónica no momento da locação do veículo. Mais conhecido como Via Verde. Esse equipamento funciona como um da empresa brasileira Sem Parar.

Dessa forma, com um Serviço de Portagem Electrónica no seu veículo, você pode passar pela pista rápida nas zonas pedágio. Quando tiver um leitor automático avulso sobre a pista, o valor já vai para sua conta, atrelada ao seu veículo. Se não tiver o equipamento, vai precisar pagar um boleto nas agências da CTT, tipo nossos Correios. Um sistema traiçoeiro com turistas, que gera milhões em multas de desavisados.

Dicas de locadoras confiáveis no Porto – E cuidado com os picaretas

Muitos brasileiros costumam cair no conto do carro bom e barato. Um aviso: se a oferta parecer boa demais, desconfie.

Sério, já vi locadoras anunciarem um Audi A3 por menos de 10 Euros por dia. Já vi carros populares de marcas europeias, como o Opel Adam, anunciados por 5 Euros a diária. Usando a conversão de hoje, esse carro custaria menos de R$ 30 por dia.

Sabe porque não dá pra confiar?

Essas locadoras usam essas ofertas absurdas apenas para atrair os clientes. Depois vêm os problemas e taxas. Primeiro, quando já estiver lá no balcão, vão cobrar preços acima da média por itens essenciais como o seguro do carro. Depois, na entrega, vão revelar que itens opcionais, que já deveriam ser cobrados no valor total do carro, como ar-condicionado e GPS, serão cobrados à parte. Além da possibilidade de cobrarem por lavagem, taxas de traslado do carro, entre outras.

Por isso, vá direto nas locadoras que cobram um preço que pareça ser real. Porque provavelmente é.

Sobre onde reservar, é possível alugar um carro no Porto em locadoras locais pequenas e confiáveis. Nesse caso, busque opiniões em diferentes canais como Tripadvisor, Google Maps e blogs de viagem. Ou vá direto nas multinacionais mais recomendas, como AVIS, Europcar e Hertz, entre outras que confia.

Roteiros para fazer de carro a partir do Porto

As viagens de carro mais comuns a partir do Porto, são do tipo bate e volta para destinos próximos, como Braga, Guimarães e Viana do Castelo, respectivamente a 57, 58 e 70 quilômetros de distância da cidade do Porto.

Um pouco mais distantes, mas ainda assim viáveis para conhecer num dia, estão Coimbra e Aveiro, respectivamente a 120 e 75 quilômetros de distância do Porto. No casso de Coimbra, pela distância e por ser uma cidade que merece ter a vida noturna universitária aproveitada, vale a pena dormir uma noite. Nessa caso, veja onde ficar em Coimbra.

Também é possível de carro do Porto até a Espanha. Os destinos interessantes mais próximos são Vigo e Santiago de Compostela, respectivamente a 200 e 230 quilômetros de distância. Eu fiz o bate e volta até Santiago e gostei, apesar de ser bastante cansativo.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?