Documentos obrigatórios Hospedagem Lisboa Porto Roteiro Portugal Seguro Viagem Viagem

7 dicas para planejar sua viagem a Portugal

Aprenda a planejar uma viagem para Portugal com economia e inteligência, com dicas que vão desde a hora de comprar passagem, até hospedagem e roteiros de carro pelas principais cidades e pontos turísticos do país.

De tanto planejar minhas idas e vindas entre Brasil e Portugal, me tornei especialista no assunto. Aqui vou ensinar você a planejar sua própria viagem e assim economizar muito em cada etapa.

1. Passagem aérea para Portugal – Onde comprar mais barato

Lisboa tem voos diretos para diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, BH, Brasília, Belém, Natal e Fortaleza, operadas por TAP, LATAM e Azul. Já o Porto é ligado a Campinas pela Azul. Nem sempre os menores preços estão nos sites das próprias companhias aéreas. Para fazer pesquisas simultâneas em diferentes cias e agências de turismo e sites de milhas, recomendo utilizar sites como Skyscanner, Kayak e outros listados entre os melhores sites para comprar passagem.

2. Quando ir a Portugal – Melhores épocas em cada destino

Portugal pode ser visitado o ano inteiro, mas cada época tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, Lisboa fica insuportável de calor em julho e agosto, além de bastante lotada. Já dezembro e janeiro são meses de frio e chuvas, principalmente no Norte de Portugal. Por isso é preciso entender as estações do ano em Portugal e assim definir os melhores destinos nos dias da sua viagem.

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

3. Roteiro – Quanto tempo ficar e quais cidades visitar

O passo seguinte para planejar sua viagem a Portugal, é escolher os principais destinos e montar o roteiro completo. Por exemplo, se vai ficar 10 dias em Portugal, pode fazer um roteiro que começa em Lisboa e vai até o Porto, parando em cidades como Nazaré, Aveiro, Fátima e Coimbra. E calcule bem quanto tempo ficar em cada destino. Por exemplo, para montar um roteiro de 10 dias entre Lisboa e o Porto, pode considerar:

  • Lisboa – 4 dias
  • Porto – 4 dias
  • Nazaré – 1 dia
  • Coimbra – 1 dia

4. Hospedagem – Como encontrar hotéis mais baratos

Quando a gente reserva a hospedagem com antecedência, encontra valores muito menores. Recomendo utilizar empresas de confiança para pesquisar preços e garantir sua hospedagem, como o maior site de reservas do mundo. E na maioria dos casos, que são especificados, é possível cancelar a reserva caso desista da viagem ou encontre um hotel melhor. Para se hospedar bem localizado, recomendo ver nossos guias de bairros das maiores cidades:

5. Atrações – Onde comprar ingressos antecipados

Portugal é um dos destinos mais cobiçados da Europa. Principalmente em Lisboa e Sintra, é comum encontrar grandes filas para entrar em museus, palácios e pontos turísticos. Por isso, recomendo utilizar sites de ingressos que permitem furar a fila em Portugal. Esses tíquetes geralmente custam só um pouco a mais e garantem a você a entrada mais rápida possível, sem perder tempo em longas esperas.

6. Transporte – Como se locomover em Portugal

Se vai ficar apenas em Lisboa, o metrô é a melhor forma de chegar aos principais pontos turísticos. Se vai de Lisboa a outras cidades importantes, como Coimbra e o Porto, é barato e seguro viajar de ônibus ou trem (comboios). Mas se você pensa em conhecer algumas das praias mais bonitas de Portugal ou explorar cidades menores pelo caminho, a dica é alugar um carro. Importante saber que gasolina em Portugal custa mais do que no Brasil e os preços dos pedágios são altíssimos. Recomendo estar no mínimo em dois para dividir os custos.

7. Seguro viagem – É obrigatório

Entre os documentos obrigatórios para levar a Portugal, está o seguro viagem. E não basta um seguro qualquer. Para passar pela imigração em Portugal, é preciso ter um seguro apelidado de “Carta Schengen” por possuir os requisitos mínimos de acesso ao Espaço Schengen, como cobertura de pelo menos 30 mil euros.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?