O que fazer em Viseu na época da Festa das Vindimas
O mês de setembro é época de vindimas na região do Dão, onde são feitos alguns dos melhores vinhos de Portugal. Ou seja, é tempo de colher as uvas e iniciar a produção. Para celebrar esse momento, a cidade de Viseu realiza, todo ano, a Festa das Vindimas, uma ótima oportunidade para explorar melhor o destino e seus vinhos premiados. Entenda o que fazer em Viseu na melhor época do ano.
Pensando em quem vem para relaxar e se divertir, além de degustar excelentes vinhos, o Centro de Portugal fez uma lista com 5 atividades para aproveitar o melhor da festa e da região. São quatro dias com experiências pensadas para turistas e, especialmente, apaixonados por vinhos. Em 2018, será entre os dias 20 e 23 de setembro.
Índice: conteúdo deste artigo
- O que fazer em Viseu, Portugal – Dicas da época das vindimas
- Sobre os vinhos da Região Demarcada do Dão
- 1 – Assistir a um show em Viseu
- 2 – Participar das vindimas nas quintas em Viseu
- 3 – Correr em uma meia maratona em Viseu
- 4 – Provar vinhos no Mercado dos Vinhos e Sabores de Viseu
- 5 – Conhecer os pontos turísticos de Viseu
- → Sobre o Centro de Portugal
O que fazer em Viseu, Portugal – Dicas da época das vindimas
Sobre os vinhos da Região Demarcada do Dão
A região é grande produtora de vinhos encorpados, com maior concentração de compostos. Além de serem feitos com tipos de uvas específicos, eles tem maior contato com cascas e sementes. O envelhecimento em barris de carvalho dá mais riqueza e textura. A região do Dão é conhecida como A Borgonha Portuguesa, onde mais de 20 mil hectares são ocupados por vinhas. Algumas castas de vinhos produzidas aqui são a Touriga Nacional, a casta branca Encruzado, o Alfrocheiro Preto e o Jaen.
1 – Assistir a um show em Viseu
Não pense que é apenas uma festa para degustar vinhos (o que não seria ruim). Mas, além dos aromas e sabores da produção local, na Festa das Vindimas é possível curtir shows de diversos artistas portugueses. A melhor parte é que eles acontecem em locais emblemáticos e pontos turísticos de Viseu, como o Adro da Sé e o Rossio. Locais que podem ser visitados o ano inteiro.
2 – Participar das vindimas nas quintas em Viseu
Não tem como ir até a Festa das Vindimas e não participar de alguma das atividades tradicionais. Várias propriedades abrem suas portas para os visitantes colocarem a mão na massa, seja na colheita ou na pisa das uvas. Vale até mesmo ir em mais de uma, já que a experiência promete ser diferente a cada passeio. Então, se busca o que fazer em Viseu em setembro nos dias da festa, essa é uma atividade exclusiva.
3 – Correr em uma meia maratona em Viseu
Já é tradicional que o último dia do evento tenha uma meia maratona, a EDP Running Wonders Viseu, conhecida como Corrida da Emoção. Mas não se preocupe se você não tem preparo físico para correr 21 quilômetros, pois também há provas de mini-maratona (dez quilômetros) e caminhada (cinco quilômetros). A dúvida é: em vez de água, dá pra se abastecer com vinho?
4 – Provar vinhos no Mercado dos Vinhos e Sabores de Viseu
O Mercado 2 de Maio é o ponto de encontro do evento, onde acontece a maior parte da programação. É lá que fica o Mercado dos Vinhos e Sabores, onde se pode provar não apenas os vinhos da região, mas queijos, enchidos, doces e geleias, entre outras comidas típicas de Portugal. É um ponto turístico de Viseu que vale a pena ser visitado também em outras estações do ano.
5 – Conhecer os pontos turísticos de Viseu
Viseu está a cerca de 100 quilômetros de Coimbra e a 80 quilômetros de Aveiro, no coração de Portugal. É uma cidade com mais de mil anos de idade, com imenso patrimônio histórico e cultural. São muitas atrações e lugares de interesse turístico, como a Cava de Viriato, o Centro Histórico, a Sé de Viseu e o Museu Nacional Grão Vasco. Mesmo que não vá para a festa, vale a pena passar alguns dias na cidade. Em qualquer época do ano, tem muito o que fazer em Viseu e no Centro de Portugal.
→ Sobre o Centro de Portugal
Entre os destinos mais conhecidos da região central do país, estão Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar e Fátima, entre outros. Suas belezas se estendem por todo o território, ocupado por 2,3 milhões de habitantes. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, produção de vinhos, natureza exuberante e atrações culturais. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Perfeito para uma vista durante seu roteiro de carro em Portugal.
Créditos: todas as fotos e informações divulgadas nesse post são parte de promoção do site oficial do Centro de Portugal, enviadas pela AFT Comunicação Integrada.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.