Viagem

Os 10 melhores pontos turísticos de Portugal para conhecer em 2020

Se está montando seu roteiro de viagem para a terrinha e não sabe para onde ir, a dica é conferir quais são os melhores pontos turísticos de Portugal na opinião de milhares de viajantes. Lugares que também estão entre as atrações mais visitadas de norte a sul do país.

Esse ranking de melhores pontos turísticos de Portugal é resultado das notas de avaliações de viajantes no maior site de turismo do mundo. Então confira o que mais vale a pena visitar em Portugal, segundo a opinião de quem mais entende: a democracia.

Ranking das melhores atrações para visitar em Portugal

Conheça os melhores pontos turísticos de Portugal. Atrações que vão desde o Porto, no Norte de Portugal, até a Ilha da Madeira, arquipélago português na costa da África. E também tem lindos lugares em Lisboa, Belém e Sintra. E depois me diga:

  • Qual o ponto turístico mais bonito de Portugal?
  • Qual desses você mais gostaria de conhecer?
  • Conhece algum ponto turístico de Portugal para indicar?

10. Torre de Belém

Inaugurada em 1520 com a finalidade de defender sua margem do Rio Tejo, a Torre de Belém aos poucos se converteu num dos principais e mais visitados pontos turísticos de Portugal. Em média, mais de 500 mil pessoas por ano entram no edifício, que também já foi usado como masmorra. Fica perto da estação de trem a visitada costuma ser combinada num roteiro completo em Belém, que inclui outros lugares como o MAAT, o Mosteiro de São Jorge e o Padrão dos Descobrimentos.


→ Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal? Compare preços aqui e viaje tranquilo.

9. Castelo de São Jorge

A arquitetura medieval e a localização num dos pontos mais altos de Lisboa, proporcionado vistas incríveis, é uma combinação que atrai milhares de turistas por dia. As filas costumam ser gigantescas. Mas cabe dizer que, apesar da aparência tão antiga, o castelo é praticamente todo uma reconstrução feito em 1940. Aliás, ele está entre os melhores mirantes de Lisboa, embora o tempo de espera e o preço do ingresso desanimem o visitante.

8. Bairro Alto

Tradicional bairro boêmio de Lisboa. Concentra as melhores tascas da cidade e casas de fado, como a disputada Tasca do Chico. O nome se deve à localização pitoresca do bairro, no alto de uma colina no centro de Lisboa. Mas as ladeiras não assustam os turistas, que fazem do bairro um alto um dos principais pontos turísticos de Lisboa e um dos favoritos de Portugal.

7. Praça do Comércio

Linda dia e noite, a Praça do Comércio antigamente era conhecida como Terreiro do Paço. Além da beleza dos monumentos ao seu redor, como o Arco da Rua Augusta e o prédio do Ministério do Mar, ela é uma das maiores praças da Europa. Ocupa o local onde ficava o Palácio Real, destruído pelo terremoto de 1755.


→ Já pesquisou seu seguro viagem? É obrigatório em Portugal. Encontre na Seguros Promo.

6. Mosteiro dos Jerónimos

Um dos monumentos mais importantes e antigos de Portugal. Começou a ser construído em 1502 e é um dos principais expoentes da arquitetura manuelina, também conhecida como gótico português tardio. Foi eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal e também é um dos 7 monumentos mais importantes de Portugal.  Visitado por milhares de pessoas por ano, foi tão bem avaliado que ganhou lugar entre os melhores pontos turísticos de Portugal e merece entrar no seu roteiro de viagem.

5. Alfama

Um dos bairros mais antigos de Lisboa e um dos poucos que sobreviveu intacto ao terremoto de 1755. Hoje é um bairro boêmio, que concentra muitos bares, restaurantes tradicionais e algumas casas de fado. Começa na margem lisboeta do Rio Tejo e segue colina acima, até a região do Castelo de São Jorge. Por sua localização privilegiada e com um bom número de hotéis e pousadas, considero a Alfama dos melhores lugares para se hospedar em Lisboa, além de um ponto turístico muito visitado.

4. Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários da Europa. Lá vivem espécies marinhas como o Atum, o Carapau e vários tipos de tubarões. Fica localizado no Parque das Nações, um dos mais modernos bairros de Lisboa. É uma atração diferente, boa pra dar um tempo nas visitas a castelos e igrejas. Pode colocar no seu roteiro, inclusive combinando com as atrações desse roteiro de 10 dias em Portugal.

3. Quinta da Regaleira ou Palácio do Monteiro dos Milhões

Desde 1995 classificada como Patrimônio Mundial da Unesco, a Quinta da Regaleira é um palácio na cidade de Sintra. Em arquitetura romântica, a principal parte do edifício foi inaugurada em 1910. Também conhecida como Palácio do Monteiro dos Milhões, pertenceu ao barão Almeida. A visita é demorada, pois há muito o que ver no palácio e seus jardins. Ganhou presença entre os melhores pontos turísticos de Portugal superando por pouco o Palácio da Pena, também em Sintra.

2. Ponte de Dom Luís I

Se não bastasse a beleza do Rio Douro, sobre ele está a Ponte Luís I. Construída em metal e inaugurada em 1988, ela faz a ligação entre o centro histórico do Porto e a cidade vizinha de Vila Nova de Gaia. É cartão-postal e marca registrada da região. O que justifica sua presença entre os melhores pontos turísticos de Portugal, mais do que o beleza da própria ponte, é a vista que ela proporciona. Lá do alto é o melhor lugar para acompanhar o movimento no teleférico em frente às caves de vinho, o vaivém de barcos no Rio Douro e o pôr-do-sol. Está no nosso mapa de pontos turísticos do Porto.

1. Teleféricos da Madeira

A quase mil quilômetros de distância de Lisboa, o Arquipélago de Madeira é mais conhecido por ter lindas praias e por ser a terra natal do jogador Cristiano Ronaldo. Mas lá também está a atração mais elogiada do país. Ou melhor, as atrações. São vários os elevadores e teleféricos na Ilha da Madeira. A maioria deles fica na região da capital, Funchal. Mas também tem teleféricos nas outras extremidades da ilha, como por exemplo o Teleférico das Achadas da Cruz e o Teleférico da Rocha do Navio.

Como visitar os principais pontos turísticos de Portugal

Se quer saber dicas para visitar essas e outras importantes atrações portuguesas, aqui no Dicas Portugal tem roteiros prontos e informações importantes que incluem dicas sobre preços, lugares para comprar ingressos, estradas de Portugalaluguel de carro em Lisboa, transporte e outras.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Compare preços na Seguros Promo e veja que é mais barato do que você imagina.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?