Lisboa

Fuso Horário de Lisboa x Horário do Brasil

O fuso horário de Lisboa corresponde ao fuso horário de Portugal, que está na faixa GMT + 0:00 que é o marco zero dos fusos horários. Comparando com outras capitais da Europa, é a mesma faixa de fuso horário de Londres e Dublin. Já a diferença do fuso horário de Lisboa aos horários brasileiros, varia entre 3 e 6 horas de diferença.

Como Portugal ocupa apenas uma zona horária, inclusive o Arquipélago da Madeira, o horário de Lisboa é sempre o mesmo que em outras cidades como o Porto, Aveiro, Faro, Guarda, Viseu, Braga, Évora, entre outras.

Explicando a diferença entre o fuso horário de Lisboa e as horas no Brasil

A diferença de horários entre Lisboa e as cidades brasileiras varia de no mínimo 3 horas para no máximo 3 horas de diferença. Isso porque o Brasil tem 4 fusos horários diferentes. A diferença mínima de horas considera o fuso de Fernando de Noronha. A diferença máxima, o fuso do Acre e o horário de verão em Portugal. Quando existia horário de verão no Brasil, a diferença mínima podia ser de apenas 2 horas. A seguir, vamos focar na diferença de horários entre Lisboa e o Brasil na área mais povoada do Brasil.

Diferença entre o Horário de Lisboa e o Horário de Brasília

O Horário de Brasília está na faixa (GMT-3) de fusos horários. Como Lisboa está na faixa 0, isso significa que no trecho mais populoso do Brasil são oficialmente três horas a menos do que em Lisboa e em todo território português. Isso considerando o horário normal. Apesar do Brasil ter cancelado a existência do horário de verão, ele ainda existe em Portugal e afeta a diferença de horários entre Lisboa e o Brasil.

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

Lembrando que o Horário de Brasília engloba grandes cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza. Então, a diferença entre essas cidades e Lisboa corresponde à diferença do horário de Lisboa ao horário de Brasília.

Horário de verão em Lisboa e Portugal

  • Início do horário de verão em Portugal: último domingo de março
  • Fim do horário de verão em Portugal: último domingo de outubro

Oficialmente o horário de verão em Portugal se inicia no último domingo do mês de março e se encerra no último domingo do mês de outubro. No primeiro dia, os relógios são adiantados em 1 hora. No último dia, são reajustados, sendo atrasados em 1 hora. Dessa forma, durante o horário de verão português, a diferença de horas entre Lisboa e Brasília aumenta de 3 para 4 horas.

Como é a diferença de fuso horário entre Brasil e Portugal mês a mês

Considerando apenas o Horário de Brasília em relação ao horário português.

  • Em abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro, são 4 horas a mais em Lisboa
  • Em novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, são 3 horas a mais em Lisboa

Isso enquanto o horário de verão está suspenso no Brasil. Se algum dia ele voltar a ser instaurado, a diferença mínima de horário entre Lisboa e Brasília será de apenas 2 horas nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, quando historicamente tínhamos o horário especial no Brasil.

Fique atento à melhor época para viajar a Portugal

Agora que você já sabe as diferenças de horário entre Lisboa e o Brasil, continue planejando sua viagem de acordo com o melhor clima. Por isso também é importante entender sobre as estações do ano em Portugal. E se quiser entender especificamente sobre o clima e como são as temporadas em Lisboa, com índices de chuvas e temperaturas, veja as dicas de quando ir para Lisboa, onde tudo está bem explicado em detalhes.

Vai viajar a Portugal? Lembre-se que seguro viagem é obrigatório

Antes de embarcar para Lisboa, garanta seu pano de seguro viagem válido por todo o Espaço Schengen, que pode ser cobrado pelo fiscal da imigração e é um documento obrigatório para brasileiros. Já expliquei como e onde fazer um seguro viagem para Portugal, inclusive com dicas de planos e valores.

 

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

2 Comments

  1. jose luiz guimaraes Reply

    Olá Alice
    Estou com locação de motocaravan por 29 dias chegando dia 04/06
    Pegaremos o carro próximo á Lisboa
    Tens alguma dica
    Obrigado
    Sucesso

Alguma dúvida ou comentário?