Lisboa

Quando ir para Lisboa – Melhor época, temperaturas e chuvas

Lisboa pode ser visitada em qualquer época do ano e recebe muitos turistas de janeiro a dezembro. Entretanto, se prefere evitar épocas de muito frio, muito calor ou de excesso de chuvas, é melhor planejar bem, seguindo as dicas desse informativo de quando ir para Lisboa.

Para ajudar a tirar suas próprias conclusões, entenda como são as estações do ano em Portugal. Aqui, além de mostrar dados históricos de temperaturas e chuvas, lá fim tem a conclusão com aquela que considero a melhor época em Lisboa.

Resumo do clima em Lisboa

  • Meses mais quentes em Lisboa: julho e agosto
  • Meses mais frios em Lisboa: dezembro e janeiro
  • Meses mais chuvosos em Lisboa: novembro e dezembro
  • Clima mais agradável para passear em Lisboa: março, abril, maio e outubro

Temperaturas em Lisboa – Registros históricos, recordes e até neve

Nessa tabela de temperaturas mínimas e máximas médias e recordes de calor e frio, além de índice pluviométrico, podemos observar alguns extremos.

Junho, julho e agosto, no verão, são os meses mais quentes em Lisboa. Sendo que agosto, além de ter a maior média, também tem a temperatura máxima recorde, de 44 ºC.

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

Dezembro e janeiro, no inverno, são os meses mais frios do ano, com temperaturas mínimas médias por volta de 10 ºC, o que é bem suportável. Mas repare nas mínimas recordes, que chegam a 4 graus negativos num mês de novembro.

Novembro e dezembro são os meses mais chuvosos do ano. Em seguida, vem outubro e janeiro.

É muito raro nevar em Lisboa, mas pode acontecer. A capital portuguesa chegou a ficam 50 anos sem ver flocos de neve. Segundo as notícias, as últimas ocorrências de neve em Lisboa foram em dezembro de 1944, em 2 de fevereiro de 1954 e por último em 30 de janeiro de 2006.

Quando não ir para Lisboa, se quer evitar clima “hostil”

Fica fácil concluir que o clima não costuma ser muito amigável em Lisboa nos meses centrais do verão (julho e agosto) e no início do inverno (dezembro e janeiro). No inverno, além do frio que costuma assustar brasileiros, tem a questão das chuvas, que atrapalham bastante os passeios turísticos a céu aberto.

Resumindo, se tiver datas flexíveis e não gostar de frio ou ondas de calor extremo, evite que sua viagem para Lisboa caia nos meses de julho, agosto, dezembro e janeiro.

Pra piorar, são todos meses de alta temporada na Europa. Em dezembro e janeiro, devido às férias escolares e aos feriados de final de ano. Em julho e agosto, por serem meses de férias ainda mais importantes e porque Portugal tem algumas das melhores praias da Europa, então os turistas chegam em peso e quase sempre passam por Lisboa.

Quando ir para Lisboa

Também de olho no clima, concluímos que os melhores meses para visitar Lisboa estão na primavera e no outono.

Enquanto em fevereiro ainda pode fazer frio, em março, abril e maio as temperaturas costumam ser muito agradáveis em Lisboa. Junho, apesar de ser parte na primavera, o calor já pode ser extremo, espcialmente no final do mês.

No outono, que vai de meados de setembro ao início de dezembro, é melhor viajar entre o final de setembro e início de outubro. Pois, apesar das temperaturas amenas, chove cada vez mais.

Por outro lado, se o seu roteiro em Portugal incluir a região da Serra da Estrela e você quiser ver neve e esquiar por lá, é melhor viajar exatamente no inverno. E se o plano principal é curtir as praias, considere ir no meses quentes de verão mesmo. Recomendo apenas privilegiar junho e setembro, pois em julho e agosto é complicado encontrar lugar na areia.

Resumindo, estes são os melhores meses para viajar a Lisboa

  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Setembro
  • Outubro

Sites consultados: Weatherspark, Climate DataIPMA, DN.Pt

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

1 Comment

Write A Comment