Os 5 documentos necessários em viagem a Portugal
Portugal não exige visto de viajantes brasileiros (por enquanto). Mas é preciso ter consigo uma série de documento para entrar no país sem problemas. Para ajudar no seu “checklist”, listamos os 5 documentos necessários para viajar a Portugal.
Além das regras e comprovantes que podem ser requisitados pela imigração em Lisboa ou no Porto, aqui você você confere também experiências pessoais de entrada no país, que podem ajudar na sua organização.
Estas dicas são válidas somente para viagens a turismo. Caso você pretenda trabalhar ou fazer um curso em Portugal, entre em contato com a instituição de ensino ou com seu empregador para saber mais detalhes sobre a documentação.
Tabela com o resumo das informações e como ter os devidos comprovantes:
1. Passaporte válido (veja regras) | Solicite no site do Governo Federal |
2. Seguro viagem Schengen | Confira as seguradoras indicadas |
3. Comprovante financeiro | Veja regras e valores mínimos |
4. Comprovante de hospedagem | Salve sua reserva de hotel |
5. Passagem de volta | Compre sempre voos de ida e volta |
Regras importantes:
- Tempo de permanência como turista em Portugal: 90 dias, contando também com a permanência em outros países do Espaço Schengen. (vistos.mne.pt)
- CIVP: o Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia, que certifica a vacina contra a Febre Amarela, não é exigido em Portugal. (Consulado de Portugal)
- COVID-19: foram suspensas as regras sanitárias da pandemia. Portanto, não é preciso apresentar comprovante de vacinação ou recuperação da doença. (ana.pt)
Lista de documentos para viajar a Portugal
Antes de tudo, saiba que Portugal faz parte do Espaço Schengen, um tratado entre diversos países da Europa, que facilita o fluxo de pessoas entre eles. Algumas das regras para viajantes, como sobre passaporte, seguro viagem e tempo de permanência, são comuns a todos os outros países, por exemplo Itália, França, Espanha, Holanda e Alemanha.
1. Passaporte válido
Ter um passaporte é obrigatório para viajar a Portugal. Não é possível entrar apenas com RG, como acontece na Argentina.
Além de estar dentro da data de validade, seu passaporte precisa ser válido por no mínimo 3 meses a partir da data de saída de Portugal ou do Espaço Schengen. Funciona assim:
- Vai embora de Portugal dia 31 de julho? Seu passaporte precisa ser válido pelo menos até 31 de outubro.
Ainda não tem passaporte ou precisar renovar o seu? Faça isso antes de comprar a passagem. Acesse o site da Polícia Federal e faça a solicitação. A taxa hoje está em R$ 257,25.
2. Seguro viagem para Portugal
Brasileiros que viajam a Portugal precisam ter um seguro viagem válido por todo o período de estadia no país ou no Espaço Schengen, caso passe por outros territórios.
O seguro viagem deve ser o chamado “Seguro Schengen“, que exige cobertura mínimo de 30 mil euros, ou o equivalente em outra moeda.
Ao fazer o orçamento de um seguro viagem, você vai comprovar que não vale a pena se arriscar a viajar sem. Tanto para entrar em Portugal sem problemas, quanto para evitar gastos com saúde e outros imprevistas.
É preciso que o seguro seja válido por todo o período da sua permanência em Portugal ou na Espaço Schengen. Falando nisso, lembre que tempo máximo de permanência como turista no território é de 90 dias.
Veja também as informações mais importantes sobre Seguro viagem para Portugal e fique mais inteirado sobre o assunto.
3. Comprovante financeiro em Portugal
Caso o fiscal da imigração solicite, você deve comprovar como vai se sustentar financeiramente durante sua viagem a Portugal.
Para viagens a turismo, a valor mínimo especificado por lei, é de 40 euros por dia + 75 euros pela entrada no país. Ou seja, se você vai ficar 10 dias em Portugal, é preciso ter 475 euros.
Atualmente não é preciso ter todo esse dinheiro em espécie. Também são válidos comprovantes como extrato bancário, limite do cartão de crédito e saldo em cartão internacional pré-pago, como o Cartão Wise e o C6 Conta Global.
Para não ficar mostrando print em tela de celular, recomendo ter tudo isso impresso e em local de fácil acesso.
4. Comprovante de hospedagem em Portugal
Não sei você, mas nunca entrei num país em que não me perguntassem onde vou ficar hospedado. Isso acontece também em Portugal.
Para não passar sufoco, tenha com você o comprovante de reserva do seu hotel ou apartamento de temporada. Caso vá ficar na casa de amigos ou familiares, leve uma carta-convite, com o endereço e a cópia do passaporte do seu anfitrião em terras portuguesas.
Nas minhas passagens por imigração, inclusive em Portugal, nunca perguntaram se eu ficaria em tal endereço durante toda a viagem. Por isso, considero que apresentar a hospedagem dos primeiros dias é o suficiente (caso você já não esteja na salinha passando por um pente-fino).
- Confira o post Onde ficar em Lisboa e reserve seu hotel na capital portuguesa. Ou vá direto ao site que utilizamos para ver preços de hotéis em Portugal e chegue com tudo devidamente reservado.
5. Passagem de volta ou de saída do Espaço Schengen
Quando você chega em Portugal, eles já querem saber quando você vai embora. Mas calma, isso não é preconceito. Acontece em todos os países do Espaço Schengen.
Por isso, tenha com você a passagem de volta ao Brasil. Caso vá seguir viagem para fora do Espaço Schengen, por exemplo para a Inglaterra ou a Irlanda, apresente o passagem que vai te levar até esse outro país.
Também recomendo ter o comprovante dessas passagens impresso e em local de fácil acesso, pois é um dos documentos mais exigidos nos aeroportos de Portugal, devido ao grande número de brasileiros que tentam entrar ilegalmente no país.
Viaje a Portugal com as nossas dicas
Sou apaixonada pela terrinha e tenho o prazer de viajar por esse lindo país, descobrindo lugares incríveis e escrevendo as mais completas dicas de viagem.
Artigos que recomendo a leitura:
- Gosto de fazer listas e rankings, especialmente sobre hospedagem, como este com 5 dicas de hotéis bons e baratos em Lisboa, todos bem localizados e com ótima avaliações dos hóspedes.
- Este Roteiro de 10 dias em Portugal também é um bom lugar para começar seu planejamento.
Afinal, além de saber todos os documentos para ter em mãos na chegada em Portugal, também é preciso saber onde ir e o que fazer. Boa viagem!
Índice: conteúdo deste artigo
Mais dicas de viagem para Portugal e Lisboa
- Conexão em Lisboa: o que fazer em poucas horas?
- Onde se hospedar no Porto: melhores bairros e hotéis
- Praias mais lindas de Portugal
→ Passeio guiado gratuito – Sabia que você pode fazer um Free Tour em Lisboa e conhecer os lugares mais legais da cidade?
→ Seguro Viagem – Nosso guia completo sobre seguro viagem em Portugal documento obrigatório para visitar o país.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.
E quem é angolano o que é necessário fazer para um turismo em Portugal de 15 dias?
Oi Didilson. Não sei te dizer essa informação. O blog é voltado para viajantes brasileiros. Pesquise em sites angolanos que provavelmente você vai encontrar o que precisa.
Olá, gostaria de saber qual é o valor que tem a carta convite. Minha amiga é portuguesa e não entende bem sobre o assunto! Gostaria de informações para passar a ela pra que me envie a carta. Obg me chamo Mara
Oi Maria. Esses aqui são os documentos para quem vai a turismo para Portugal. Por enquanto não precisa de visto e os documentos obrigatórios são apenas passaporte e seguro viagem. Nunca me pediram essa tal carta convite e não sei do que se trata…