Documentos obrigatórios Lisboa Porto Roteiro Portugal Seguro Viagem Viagem

Documentos obrigatórios para viajar a Portugal

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar a Portugal e outros recomendados. Tudo sobre validade de passaporte, cartão de vacinação, visto, seguro viagem e imigração no Aeroporto de Lisboa.

Veja também esse Roteiro de 10 dias em Portugal

Dicas para quem vai viajar a turismo. Se é o seu caso, confira o que você precisa para viajar a Portugal e passar sem problemas pela imigração nos principais aeroportos do país, em Lisboa e no Porto. Atenção:

Passaporte – Obrigatório

Ter um passaporte é obrigatório para viajar a Portugal. Não basta que esteja dentro da data de validade. Seu passaporte precisa ser válido por mais 3 MESES a partir da data de entrada no país. Para mais informações e também para requerer um passaporte ou renovação, acesse o site da Polícia Federal.

Seguro Viagem – Obrigatório

Brasileiros que viajam a Portugal precisam ter um seguro viagem válido por todo o período de estadia no país. Como Portugal faz parte do Espaço Schengen, esse seguro deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros para despesas médicas e hospitalares. É o chamado Seguro Schengen. Compare preços de seguro viagem e veja que não custa caro.

Visto – Não é necessário

Por enquanto, Portugal não exige visto de cidadãos brasileiros que viajam a turismo, desde que a permanência no país e em outros do Espaço Schengen não ultrapasse 90 dias. Isso mudará em 2021, quando países da União Europeia passarão a cobrar visto de brasileiros. Mais detalhes no site da Embaixada de Portugal.

Cartão de Vacinação – Não é necessário 

Apesar de ser obrigatório em outros países, inclusive na Europa, O CIVP (Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia) com carimbo de vacinação contra febre amarela, NÃO é necessário para viajar a Portugal. Essa é a informação oficial do Consulado Geral de Portugal.

Como é a imigração no Aeroporto de Lisboa

Está com todos os documentos obrigatórios para viajar a Portugal? Então pode enfrentar tranquilo a temida imigração em Lisboa ou no Porto.

O único documento sempre exigido pelas autoridades locais é o passaporte válido. O seguro viagem, mesmo sendo obrigatório, dificilmente é conferido. Mas não deixe de tê-lo.

Perguntas que o fiscal da imigração pode fazer

Apesar de não ser um requisito oficialmente necessário, ter um comprovante de hospedagem em Portugal é importante, pois o fiscal pode perguntar onde você vai ficar. Então tenha impresso o documento de reserva em hotel ou pelo menos o endereço de sua primeira parada no país anotado em local de fácil acesso.

Outras perguntas comuns são relacionadas ao propósito e à duração da sua viagem. Dessa forma, se pensa em morar em Portugal e planeja entrar como turista, é um tanto arriscado. Melhor preparar seus documentos de acordo com a finalidade da viagem.

Ter sua passagem de volta ou Brasil ou de saída de Portugal também é importante. Assim você mostra que não planeja morar no país ou ficar além do tempo permitido. Apresente apenas se for solicitado pelo oficial.

Mais dicas de viagem para Portugal e Lisboa

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

2 Comments

  1. E quem é angolano o que é necessário fazer para um turismo em Portugal de 15 dias?

    • Oi Didilson. Não sei te dizer essa informação. O blog é voltado para viajantes brasileiros. Pesquise em sites angolanos que provavelmente você vai encontrar o que precisa.

Alguma dúvida ou comentário?