Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar a Portugal e outros recomendados. Tudo sobre validade de passaporte, cartão de vacinação, visto, seguro viagem e imigração no Aeroporto de Lisboa.
Veja também esse Roteiro de 10 dias em Portugal
Dicas para quem vai viajar a turismo. Se é o seu caso, confira o que você precisa para viajar a Portugal e passar sem problemas pela imigração nos principais aeroportos do país, em Lisboa e no Porto. Atenção:
Passaporte – Obrigatório
Ter um passaporte é obrigatório para viajar a Portugal. Não basta que esteja dentro da data de validade. Seu passaporte precisa ser válido por mais 3 MESES a partir da data de entrada no país. Para mais informações e também para requerer um passaporte ou renovação, acesse o site da Polícia Federal.
Seguro Viagem – Obrigatório
Brasileiros que viajam a Portugal precisam ter um seguro viagem válido por todo o período de estadia no país. Como Portugal faz parte do Espaço Schengen, esse seguro deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros para despesas médicas e hospitalares. É o chamado Seguro Schengen. Compare preços de seguro viagem e veja que não custa caro.
Visto – Não é necessário
Por enquanto, Portugal não exige visto de cidadãos brasileiros que viajam a turismo, desde que a permanência no país e em outros do Espaço Schengen não ultrapasse 90 dias. Isso mudará em 2021, quando países da União Europeia passarão a cobrar visto de brasileiros. Mais detalhes no site da Embaixada de Portugal.
Cartão de Vacinação – Não é necessário
Apesar de ser obrigatório em outros países, inclusive na Europa, O CIVP (Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia) com carimbo de vacinação contra febre amarela, NÃO é necessário para viajar a Portugal. Essa é a informação oficial do Consulado Geral de Portugal.
Como é a imigração no Aeroporto de Lisboa
Está com todos os documentos obrigatórios para viajar a Portugal? Então pode enfrentar tranquilo a temida imigração em Lisboa ou no Porto.
O único documento sempre exigido pelas autoridades locais é o passaporte válido. O seguro viagem, mesmo sendo obrigatório, dificilmente é conferido. Mas não deixe de tê-lo.
Perguntas que o fiscal da imigração pode fazer
Apesar de não ser um requisito oficialmente necessário, ter um comprovante de hospedagem em Portugal é importante, pois o fiscal pode perguntar onde você vai ficar. Então tenha impresso o documento de reserva em hotel ou pelo menos o endereço de sua primeira parada no país anotado em local de fácil acesso.
Outras perguntas comuns são relacionadas ao propósito e à duração da sua viagem. Dessa forma, se pensa em morar em Portugal e planeja entrar como turista, é um tanto arriscado. Melhor preparar seus documentos de acordo com a finalidade da viagem.
Ter sua passagem de volta ou Brasil ou de saída de Portugal também é importante. Assim você mostra que não planeja morar no país ou ficar além do tempo permitido. Apresente apenas se for solicitado pelo oficial.
Mais dicas de viagem para Portugal e Lisboa
- Conexão em Lisboa: o que fazer em poucas horas?
- Onde se hospedar no Porto: melhores bairros e hotéis
- Praias mais lindas de Portugal
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.
4 Comments
E quem é angolano o que é necessário fazer para um turismo em Portugal de 15 dias?
Oi Didilson. Não sei te dizer essa informação. O blog é voltado para viajantes brasileiros. Pesquise em sites angolanos que provavelmente você vai encontrar o que precisa.
Olá, gostaria de saber qual é o valor que tem a carta convite. Minha amiga é portuguesa e não entende bem sobre o assunto! Gostaria de informações para passar a ela pra que me envie a carta. Obg me chamo Mara
Oi Maria. Esses aqui são os documentos para quem vai a turismo para Portugal. Por enquanto não precisa de visto e os documentos obrigatórios são apenas passaporte e seguro viagem. Nunca me pediram essa tal carta convite e não sei do que se trata…