Curiosidades Viagem

Hora em Portugal: fusos, horário de verão e diferenças com o Brasil

Brasil e Portugal estão em diferentes áreas de fuso horário. Hoje o intervalo entre os países varia de 2 a 6 horas de diferença, de acordo com a época do ano e o local do Brasil, afinal nosso país é dividido em quatro fusos.

  • Quer saber quantas horas em Portugal agora? Veja no Time.Is o horário em Lisboa.
  • Quer saber quando o sol nasce se põe em Lisboa a cada mês? O site Sunrise mostra todos os dias.
  • Não sabe por onde começar a planejar sua viagem? Essas 13 dicas vão ajudar você.

Fuso horário em Portugal – (GMT 0) (GMT-1)

Portugal continental ocupa apenas uma área de fuso horário, denominada (GMT 0). Isso significa que os relógios no país estão no marco zero, na altura do Meridiano de Greenwich. Todas as grandes cidades portuguesas, como Lisboa, Porto, Aveiro, Lagos, entre outras, estão no mesmo horário. A excessão é a Ilha de Açores, próxima à costa da África, que marca uma hora a menos em relação à capital.

Fuso horário no Brasil – (GMT-2) (GMT-3) (GMT-4) (GMT-5)

Muito mais extenso, o Brasil é dividido em quatro fusos diferentes: Horário de Fernando de Noronha, Horário de Brasília, Horário do Amazonas e Horário do Acre. A maior parte do território e da população brasileira está na área (GMT-3), horário de Brasília, que além da capital inclui todos os estados de Sul, Nordeste, Sudeste e partes do Norte e do Centro-Oeste. Na área (GMT-3), os relógios são atrasados em 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Horário de verão em Portugal

Em 2019 o Brasil cancelou o horário de verão, que economizava milhões de reais em gastos com energia elétrica. País de primeiro mundo, Portugal continua com a medida. E saber quando é horário de verão em Portugal é essencial para calcular a diferença de hora marcado entre os dois países. Desde 1997 Portugal segue a regra (que pode mudar) da União Europeia: o horário de verão deve começar no último domingo de março e terminar no último domingo de outubro. Funciona da mesma forma que era no Brasil: no primeiro dia, à meia-noite, adianta-se o relógio em 1 horas. No último dia, também à meia-noite, volta-se o relógio em 1 hora.

Horários no Brasil x Horários em Portugal – Maiores cidades

Considerando os horários de Brasil e Portugal que abrangem o maior número de habitantes, ou seja, os chamados Horário de Brasil e Horário de Lisboa, e que Portugal tem horário de verão e o Brasil não mais, ficam assim as diferenças de horário entre Brasil e Portugal em cada mês do ano:

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.
  1. Janeiro – 3 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  2. Fevereiro – 3 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  3. Março – 3 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  4. Abril – 4 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  5. Maio – 4 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  6. Junho – 4 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  7. Julho – 4 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  8. Agosto – 4 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  9. Setembro – 4 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  10. Outubro – 4 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  11. Novembro – 3 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília
  12. Dezembro – 3 horas a mais em Portugal em relação ao horário de Brasília

Essa diferença é válida para cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Goiânia, entre outras nos estados da área UTC−3.

Horários no Brasil x Horários em Portugal – Outros fusos no Brasil

Mas se você mora no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, aumente a diferença de horário para Portugal sempre em 1 hora. Por exemplo, se são 13h em Lisboa no mês de junho, em Manaus já serão 18h. Dessa forma, chega-se à diferença de 5 horas entre o Brasil e Portugal.

Se você mora no Acre, aumente a diferença de horário para Portugal em 2 horas em relação a Brasília. Por exemplo, se são 13h em Lisboa no mês de junho, em Rio Branco já serão 19h. Dessa forma, chega-se à diferença de 6 horas entre o Brasil e Portugal. É a maior diferença de horário possível entre Brasil e Portugal.

A menor diferença possível de horário entre Brasil e Portugal

Se Fernando de Noronha utilizasse horário de verão, seria possível que o arquipélago brasileiro e as ilhas de Açores, em Portugal, dividissem por alguns meses a mesma faixa de horário. Pesquisei bastante sobre o assunto e não encontrei notícia que mencionasse isso. Como base pra talvez nunca ter ocorrido, apenas o fato de o estado de Pernambuco não adiantar os relógios.

Hoje essa diferença mínima possível é de apenas uma hora de diferença. Isso acontece nos meses de “horário de inverno”, que é o horário padrão oficial em Portugal, utilizado de novembro a março.  Nessa época, se são 10h em Fernando de Noronha, nos Açores são 11h.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Write A Comment