10 comidas típicas de Portugal que você deve provar

Pequeno no tamanho, grandioso na culinária. Falar das comidas típicas de Portugal é sempre relembrar do caldeirão de influências, das tradições e da riqueza de ingredientes e temperos portugueses, nativos ou levados dos quatro cantos do mundo.
Um dos primeiros países a se lançar ao mar, precursor da famosa expansão ultramarina europeia, Portugal foi também um dos primeiros países e incorporar à sua culinária elementos de outros continentes, especialmente Ásia, África e da recém-descoberta América do Sul.

Índice: conteúdo deste artigo
Comidas típicas de Portugal: melhores pratos e doces portugueses
Nesse primeiro artigo sobre a gastronomia portuguesa, deixamos de lado as rivalidades entre Porto e Lisboa e colocamos tudo numa panela só: esta lista com 8 comidas típicas de Portugal para experimentar na viagem, de acordo com sites de culinária e a opinião deste que vos escreve.
1. Pastel de Bacalhau
Aperitivo melhor não há. O tradicional bolinho de bacalhau português deveria ser tombado como patrimônio da humanidade. Não se confunda, porque em Portugal, pastel é o que os brasileiros chamam de bolinho. Em Lisboa e Porto, um dos lugares mais tradicionais para provar essa delícias é na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. É um petisco muito comum na época da Páscoa. Outras boas opções de entrada em Portugal são o pão alentejano e a broa de milho.

2. Alheira
Resultado da influência judaica na culinária portuguesa. Forçados a seguir a religião católica, os judeus radicados em Portugal criaram esse enchido de aves com aspecto de linguiça suína. Afinal eles não comem carne de porco, mas não podiam dar bandeira com esse ato de fé culinária.

3. Sardinha Assada
Cada português come, em média, 57 quilos de peixe e frutos do mar por ano. E a sardinha está no topo da preferência nacional. Enquanto no Brasil só conhecemos a sardinha enlatada, em Portugal ela é fresca e vai muito bem assada inteira. É um prato comum no mês de junho, nas festas de São João e Santo Antônio – que no Brasil são simplesmente festas juninas.
4. Bacalhoada Portuguesa (e suas mil variações)

Não existe apenas um tipo de bacalhoada. Existem dezenas. A receita que mais se espalhou no Brasil é a do bacalhau assado com batatas, que talvez seja o que, em Portugal, é conhecido como Bacalhau à Lagareiro. Em qualquer destino português, escolher um bacalhau no cardápio é quase sempre um acerto.
5. Francesinha
Proteína pura! Para quem gosta de carne, sem dúvidas é o melhor prato da culinária portuguesa. Criado no Porto, é um tipo de sanduíche com pão, queijo, ovo e diversos tipos de carne, como bacon, chouriço e embutidos. O molho de vinho do porto e pimenta dá o toque final.

6. Arroz de Polvo
Os portugueses são apaixonados por risotos e por carne de polvo. Então essa prato só poderia mesmo ser uma paixão nacional. Além de arroz e tentáculos de polvo, além de temperos, a preparação pede um vinho de qualidade. Outra coisa que não falta em Portugal.
7. Queijo Serra da Estrela
Os tataravós de Pedro Álvares Cabral já comiam esse que é um dos queijos mais antigos de Portugal. Como é feito com queijo de cabra, pode soar um pouco exótico para o paladar brasileiro. Mas é impossível resistir, principalmente quando a gente olha ele se derretendo por dentro. O processo de maturação dura mais de 30 dias e ele vai muito bem acompanhado de um bom vinho português.
8. Pastel de Nata ou Pastel de Belém
Originário de Belém, ele ganhou Portugal e o mundo. E como apenas o doce feito na cidade de origem pode ser chamado de Pastel de Belém, nada mais justo do que colocar o universal pastel de nata na lista. Essa deliciosa combinação de massa folhada, baunilha, ovo e outros ingredientes, sem dúvidas merece fechar com cheve de ouro uma refeição em Portugal. E também a nossa lista com o que existe de melhor na culinária portuguesa.
9. Bitoque à Portuguesa

Um prato bastante comum e arraigado nas tradições das famílias portuguesas é o Bitoque à Portuguesa. Em sua essência, é uma refeição simples e reconfortante, geralmente composta por um bife de vaca ou porco servido com batatas cozidas e ovos fritos, com a gema ainda cremosa. De norte a sul de Portugal, desde o Porto até ao Algarve, passando por cidades como Guimarães e Lisboa, é difícil encontrar um lugar onde não se possa saborear o Bitoque.
10. Arroz de Pato
Com raízes no norte de Portugal, o Arroz de Pato originou-se num seminário na região de Braga, o que lhe confere o nome alternativo de Arroz de Braga. O segredo está na sua preparação: é essencial garantir que a carne de pato permaneça suculenta, evitando que se torne seca. Após o cozimento, a carne é desfiada e misturada ao arroz, previamente cozido no caldo do pato, resultando numa textura similar à do risoto.
Além dos ingredientes principais, o prato é enriquecido com diversos temperos e pode ser complementado com embutidos, servidos por cima. Encontrado facilmente em restaurantes de norte a sul de Portugal, o Arroz de Pato possui algumas variações na receita, mas é nas tabernas de Braga que se pode desfrutar da versão mais tradicional dessa legítima iguaria portuguesa.
Fontes pesquisadas: além de lembranças de viagens pelo país e muita conversa com amigos portuguesas, consultei alguns sites para pesquisar outras informações e detalhes na hora de fazer essa lista de comidas típicas de Portugal. Abaixo, links para todas essas páginas: Buenas Dicas, 360Meridianos e Ncultura.
→ Passeio guiado gratuito – Sabia que você pode fazer um Free Tour em Lisboa e conhecer os lugares mais legais da cidade?
→ Seguro Viagem – Nosso guia completo sobre seguro viagem em Portugal documento obrigatório para visitar o país.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.