Porto Viagem

O que fazer DE GRAÇA na cidade do Porto

Parte de um cenário cinematográfico, onde paisagens naturais se misturam à riqueza da arquitetura, a cidade do Porto oferece muitas possibilidade de programas gratuitos aos viajantes. Selecionei os melhores desses lugares para você curtir o Porto sem gastar nada.

O que fazer no Porto de Graça – Melhores programas gratuitos

Veja o que fazer no Porto de graça e comece a montar o seu roteiro pela mais importante cidade do norte de Portugal. E se quiser incluir ainda mais lugares, independente de valores de ingressos, consulte também quais são os principais pontos turísticos do Porto. Veja agora os locais gratuitos que merecem uma visita.

Um roteiro a pé no Centro Histórico do Porto

Lisboa que me desculpe, mas o Porto tem o mais interessante centro histórico de Portugal. E não é um centro pequeno. São quilômetros de ruas e avenidas repletas de monumentos e marcos históricos. Passe por lugares como a Igreja do Carmo e sua bela fachada de azulejos azuis, veja a imponência da Torre dos Clérigos, que já foi o edifício mais alto de Portugal. Siga até a Praça da Liberdade, entre na Estação São Bento e suba a belíssima Avenida dos Aliados. E vá descobrindo lindas igrejas, praças e monumentos pelo caminho até a Ribeira.

Visitar a Estação São Bento

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

Mais do que apenas uma parada no roteiro a pé pelo Centro Histórico do Porto, a Estação São Bento é um dos lugares mais emblemáticos da cidade. Do lado de fora, um bonito edifício funcional em arquitetura francesa. Do lado dentro, o saguão principal recepciona os viajantes com painéis contendo mais de 20 mil azulejos pintados à mão, formando cenas que remontam momentos históricos de Portugal. Além de ser a mais importante estação de trem em funcionamento, desde 1916 ligando o Porto a destinos como Braga, Coimbra e Lisboa.

Uma caminhada pela Ribeira

A melhor forma de se entender a cidade do Porto e a importância do Rio Douro, é no passeio pela Ribeira. O calçadão na orla é um dos principais pontos turísticos da cidade. É simplesmente um programa obrigatório no Porto, com a vantagem de ser gratuito. Vai gastar apenas se quiser degustar algo nos restaurantes e bares da orla. Afinal, nada combina melhor com essa vista do que uma taça de Vinho do Porto.

Passear na Rua das Flores

A cidade do Porto tem muitas ruas e passagens exclusivas para pedestres. Mas sem dúvidas uma das mais interessantes e turísticas é a Rua das Flores. Com cerca de 400 metros de extensão, ela faz a ligação entre a Estação São Bento e o Largo de São Domingos. E tem o comércio direcionado aos turistas, com dezenas de bistrôs com mesas ao ar livre.

Conhecer os Jardins do Palácio de Cristal

Pavilhão Rosa Mota – Foto de Ale Pictures

O Palácio de Cristal não existe mais, pois foi demolido em 1951. Mas os seus jardins continuam muito bem cuidados desde 1860. Nesse importante projeto de paisagismo, estão diferentes jardins temáticos, como o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais e o Jardim das Cidades Geminadas. Nessa ampla área verde também estão outros atrativos, como o Museu Romântico, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e o Pavilhão Rosa Mota, construído no lugar do Palácio de Cristal.

Pôr-do-sol na Ponte Luís I

Apesar da arquitetura moderna, a Ponte Luís I já tem muita história pra contar desde sua inauguração, em 1888. Sobre o Rio Douro, ela faz a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, permitindo a passagem de carros, trens e pedestres. Na plataforma superior, a mais de 40 metros de altura, a vista é uma das mais bonitas do norte de Portugal. Recomendo ir pouco antes do pôr-do-sol, para apreciar o espetáculo solar, enquanto os barcos cruzam suas águas e turistas passeiam nas orla da Ribeira.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?