Cascais

Cascais no inverno e meses frios: vale a pena conhecer?

Lotadas no verão, as praias de Cascais ficam praticamente às moscas no inverno e nos meses e dias frios, principalmente na época entre novembro e março. Fui visitar Cascais no início do ano só pra ver como estava e pra dizer se vale a pena ou não visitar a vila mais charmosa da grande Lisboa sem o sol a pino.

No início já me agradou. Sem os turistas de verão, o trânsito fica bem mais tranquilo para chegar em Cascais e, com um pouco de sorte, pode até encontrar vaga para estacionar na rua mesmo, sem gastar os 15 Euros da diária na garagem da estação de trem.

Apesar da facilidade pra chegar, não tem como negar que a vila perde em vibração no inverno. As ruas, outrora lotadas de turistas, ficam às moscas nos dias mais frios. Boa parte do comércio e dos restaurantes continua funcionando, com a vantagem de ser raro haver filas ou esperas.

Mas e as praias, como ficam no inverno em Cascais?

Se no verão já é difícil para uma brasileira ter coragem de entrar na água gelada, no inverno a missão é impossível. Frio dentro e fora, assim não dá. Há quem se arrisque, mas meu palpite é que sejam russos e aquilo pra eles é água morna. Quem também se joga no mar são os surfistas, mas estes devidamente protegidos pelas roupas térmicas de neoprene.

Nas areias e calçadas, o movimento fica por conta de moradores, correndo ou passeando com cachorros. Na Praia da Ribeira, o vaivém de pescadores continua, e imagino até que eles prefiram a praia sem banhistas.

O que fazer em Cascais no inverno?

É preciso deixar a roupa de banho no hotel e aproveitar outras atrações em Cascais. Sem precisar carregar toalha e sem suar sob o sol escaldante, fica bem mais agradável andar a pé e explorar Cascais. Inclusive para contemplar as praias. Olha só minhas dicas sobre o que ver em Cascais no inverno e dias frios.

🇵🇹Contemplar as praias

Mesmo no frio, as praias continuam lindas. Aproveite o clima menos hostil (isso se não estiver ventando forte e gelado) para caminhar na orla da vila. Vá conhecer a Praia da Conceição, passe pela Praia da Rainha e siga pelas ruas de pedras na Praia dos Pescadores, onde está a linda estátua da sereia, da foto acima.

🇵🇹Explorar o centro histórico

Paços do Concelho, Centro de Cascais

O centrinho histórico de Cascais não é nada que se compare à grandiosidade de outros como Coimbra e Braga, mas ele tem o seu charme. As ruas de pedras com desenho semelhante ao do calçadão de Praia de Copacabana, do Rio de Janeiro, dão um toque especial ao passeio. A Rua Frederico Arouca é uma das principais e concentra muitos cafés e restaurantes. O Palácio Seixas, construído no início do século passado, se destaca na região. Em frente à Praia da Ribeira, a Praça 5 de Outubro está rodeada de edifícios emblemáticos. Já na Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, você vai se sentir em Miami ou em Jurerê Internacional. Não à toa, Cascais é conhecida como “A Riviera Portuguesa”.

🇵🇹Fortaleza Nossa Senhora da Luz

Esse forte que começou a ser construído em 1594 e foi danificado no terremoto de 1755. Ficou fechado durante décadas e recentemente foi aberto para visitação. Saiba no site oficial os horários de funcionamento e se estará aberto nas datas da sua viagem.

  • Preço do ingresso:quando aberto, a entrada é gratuita.

🇵🇹Farol Museu de Santa Marta

Sem dúvidas um dos lugares mais bonitos de Cascais. Inaugurado em 1868, abriu para visitação apenas em 2007. Possui duas áreas de exposição, uma delas direcionada aos tempos de atividade do farol, com registros de faroleiros que trabalham no local desde os primórdios. Apesar de receber visitantes, o mais interessante é o lado de fora, pois o cenário com o farol garante uma das fotos mais bonitas que você pode tirar em Cascais.

  • Preço do ingresso: 5 €

🇵🇹Boca do Inferno

As ondas que acertam brutalmente o paredão de rochas valeram o nome à Boca do Inferno, uma falésia a 15 minutos de caminhada do Centro de Cascais. O local é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, em todas as estações do ano. Afinal no local não há praia, apenas uma escadaria para se chegar mais perto do mar e do impacto das ondas. É um dos lugares mais visitados na hora do pôr-do-sol em Cascais. Local aberto ao público.

🇵🇹Museu da Vila

Atualmente fechado para reforma, o Museu da Vila está no Paços do Concelho, em frente à Praia da Ribeira. Seu acervo é direcionado a contar a história da região de Cascais desde os tempos do neolítico até o início do século XX. Reúne achados arqueológicos e oferece tecnologia para o visitante explorar ainda mais a história da vila e sua transformação em balneário turístico.

  • Fechado para obras