Viagem

11 lugares incríveis para fugir do turismo religioso em Portugal

Nunca vi tanta igreja. E convento. E mosteiro. Portugal tem algumas das mais belas catedrais do mundo e garante um ótimo roteiro religioso, mas é possível visitar lugares incríveis no país sem se lembrar da história de glórias e massacres financiados pela Igreja Católica.

Pra facilitar esse roteiro nada sacro, selecionei 11 lugares incríveis, entre o Algarve e o Porto, passando por Lisboa e Centro de Portugal. Claro que é inevitável ver uma igreja ou outra no caminho, mas elas são figurantes nessa rota de turismo que nem o Papa colocaria defeito. Confira nosso roteiro pagão em Portugal.

Esse roteiro é para ateus, judeus, protestantes, budistas e até mesmo católicos que querem ver as belezas de Portugal além do altar de uma igreja.

1. Mirantes de Alfama, Lisboa

Perto do Castelo de São Jorge, que tem nome de santo mas era um complexo militar, se tem uma das melhores vistas de Lisboa. É o Miradouro Portas do Sol, que inclusive está nesta lista de mirantes em Lisboa. No alto da Alfama, bairro histórico de Lisboa, a vista alcança o Panteão Nacional, o Terminal de Cruzeiros e até a outra margem do Rio Tejo. Claro, tem várias igrejas compondo o visual, mas elas não são protagonistas.

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

2. MAAT, Belém

Nada melhor do que a Ciência para celebrar um roteiro não religioso. O MAAT tem sua parte chata, a galeria de arte contemporânea, mas você não precisa entrar lá. Vá direto ao galpão industrial. Lá estão mostras de mecânica, jogos, inteligência artificial e eletricidade.

4. Boca do Inferno e Farol Museu de Santa Marta

Cascais sempre foi um destino de pecado. Suas praias eram as preferidas dos nobres e rainhas de Portugal. Seu cassino é considerado o maior da Europa. E se não bastasse, a vila tem um penhasco chamado de Boca do Inferno. Perto dele, um dos lugares mais bonitos da região é o Farol Museu de Santa Marta. Vale a pena incluir no roteiro sem igrejas. E se for no verão, as belas praias de Cascais ficam pertinho de Lisboa e merecem uma visita.

3. Palácio Pena, Sintra

Os últimos Reis de Portugal viveram aqui. Em 2007, foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal. Um antigo convento faz parte do conjunto da obra, mas ele não é o protagonista. Cores fortes, traços em estilo romântico. Além de toda sua beleza arquitetônica, o Palácio Pena ocupa o topo da Serra de Sintra. Um mirante natural de onde a vista alcança de Lisboa às praias do Atlântico. Sagrado, mas profano o bastante para entrar nesse roteiro pagão. Veja como visitar os principais palácios de Sintra sem fila.

5. Praia do Norte, Nazaré

Brutal. A força do mar em Nazaré é assustadora. Mas isso não impede surfistas corajosos de entrarem na água. Na Praia do Norte foram surfadas as maiores ondas da história. E também foi palco de terríveis acidentes com os surfistas brasileiros Maya Gabeira e Pedro Scooby. Além do espetáculo do mar arrebentando nas rochas, do Farol de Nazaré é possível observar a cidade ao longo da Praia da Nazaré.

6. Universidade de Coimbra

Nada mais profano do que uma universidade. Ainda mais se tratando de uma das mais antigas da Europa. Além de histórica, a Universidade de Coimbra é monumental. Um museu a céu aberto. Veja os prédios das faculdades de medicina e direito. Passe pela Porta Férrea e visite o Pátio das Escolas. Se quiser aprofundar a visita, pode comprar ingresso e entrar em lugares como a Biblioteca Joanina, em estilo barroco e com afrescos no teto. Saiba mais O que fazer em Coimbra.

6. Região Vinhateira do Alto Douro

O vinho faz parte de rituais da igreja Católica, mas nem por isso é uma bebida santa. E um dos melhores lugares da Europa para experimentar vinhos e conhecer todas as etapas da produção é no Alto Douro. Essa rica região no norte de Portugal produz vinhos há mais de 2 mil anos, entre eles o consagrado vinho do Porto. Além de lindas vinícolas, aqui estão alguns dos melhores hotéis de luxo em Portugal. Um embriagante roteiro de luxo.

7. Caves de Vinho do Porto

Já que o assunto é vinho, você não pode sair de Portugal sem visitar uma cave em Vila Nova de Gaia. Basta atravessar a linda ponte Luís I e você já chega na rua das caves. Escolha uma para fazer um tour, explorando o armazenamento dos vinhos, sendo que algumas valiosas garrafas estão ali há décadas. Termine o passeio, logicamente, com uma degustação de diferentes tipos de vinho. Eu visitei a Cave Sandeman e recomendo.

8. Praias do Algarve

Té certo que, perto dos biquinis das brasileiras, a moda praia portuguesa parece feita para freiras e padres. Mesmo assim, as praias do país não são nada santas. Fazer um roteiro pelo litoral de Portugal é uma boa forma de evitar o turismo religioso. Entre as 7 praias mais bonitas de Portugal, a maioria está na província do Algarve, como a Praia do Camilo e a Praia Dona Ana.

9. Aveiro

Gôndola no canal de Aveiro

É possível fazer uma viagem culturalmente riquíssima a Aveiro sem precisar visitar igrejas. No Centro de Portugal, a simpática cidade é famosa principalmente por duas coisas: o doce típico Ovo Mole de Aveiro e seu canal navegável, a Ria de Aveiro, repleto de barcos pintados à mão, e que faz a cidade ser conhecida como A Veneza Portuguesa.

10. Évora

Presente na lista das Cidades mais bonitas de Portugal, Évora obviamente tem suas atrações religiosas, como a Capela dos Ossos. Mas o que faz a cidade valer a viagem, são as lembranças dos tempos de domínio do Império Romano, como o Templo Romano de Évora. Sem dúvidas um dos melhores lugares para dormir durante seu roteiro pagão em Portugal.

11. Oceanário de Lisboa

Atualmente um dos maiores aquários da Europa, no Oceanário de Lisboa vivem espécies marinhas como o Atum, o Carapau e várias espécies de tubarões. Fica localizado no Parque das Nações, um dos mais modernos bairros de Lisboa. É uma atração diferente, boa pra dar um tempo nas visitas a castelos e igrejas. Faz parte dos 10 melhores pontos turísticos de Portugal.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Alguma dúvida ou comentário?