Os 30 principais mirantes de Lisboa (e meus 5 preferidos)
Lisboa é uma das cidades mais bonitas da Europa e o melhor lugar para comprovar isso é do alto, de onde se tem vistas inesquecíveis da capital portuguesa. Aqui vão minhas dicas de mirantes em Lisboa, ou miradouros, como dizem por lá.
Índice: conteúdo deste artigo
Quando visitar os mirantes de Lisboa
A qualquer hora a vista vale a pena. Mas recomendo ir no final da tarde ou bem cedinho, na chamada “hora mágica”, assim o visual e as fotos ficam ainda melhores, desde que esteja fazendo sol, de preferência sem nuvens no céu. Esse fenômeno da luz solar em perfeita posição para fotos acontece mais ou menos de meia hora antes até meia hora depois do nascer ou do pôr-do-sol. De manhã, a vantagem é encontrar os miradouros vazios, sem ninguém para estragar suas fotos.
E à noite, não tem nada pra fotografar? Claro que tem, mas é preciso saber muito bem onde ir. Por isso recomendo ver os melhores lugares para fotografar Lisboa à noite.
Meus mirantes preferidos em Lisboa
Não vou dizer que são os melhores, afinal há outros mirantes em Lisboa e cada um tem seu preferido. Selecionei os meus preferidos e que também são os mais populares da cidade. São verdadeiros pontos turísticos de Lisboa e merecem entrar no seu roteiro.
1. Miradouro das Portas do Sol
Localizado no alto da Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa, o mirante Portas do Sol tem uma vista de cartão-postal. Além dos telhados e ruelas seculares do bairro, nossos olhos alcançam a cúpula do Panteão Nacional, a Igreja de São Vicente de Fora o Terminal de Cruzeiros, entre outras atrações lisboetas. Fica próximo ao Castelo de São Jorge, de onde também se tem uma vista privilegiada, mas a vantagem do Portal do Sol é que é grátis.
2. Miradouro da Senhora do Monte
Segundo os guias que me levaram ao passeio de Tuk Tuk, esse é o ponto mais alto da Lisboa. Daqui se enxerga o Castelo de São Jorge, o Convento da Graça e inclusive a região da Baixa, além de grande extensão do Rio Tejo, com direito à Ponte 25 de Abril no panorama. Para ajudar o turista a identificar os pontos turísticos, o local tem uma grande placa de orientação. Nas grandes dos mirantes, casais de apaixonados começaram colocar cadeados do amor eterno.
3. Elevador de Santa Justa
O mais central dos mirantes de Lisboa tem uma vista realmente privilegiada, que vai do Bairro Alto, passa pela Baixa e chega até a Praça do Comércio, principal ponto turístico de Lisboa. Para subir ao mirante no elevador, é preciso comprar um ingresso de 5,3 Euros, sendo grátis para crianças de até 3 anos. Mas é possível subir lá por conta própria, através do acesso meio escondido perto do Largo do Carmo.
4. Teto do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia)
Mais interessante por fora do que por dentro, o MAAT é um daqueles lugares imperdíveis em Lisboa. Sua arquitetura moderna compõe um visual incrível junto ao Rio Tejo e à Ponte 25 de Abril. O que muita gente não sabe é que é possível subir no topo do MAAT e não precisa de ingresso para isso. Um ótimo lugar para admirar as atrações de Belém, como o Jardim de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.
5. Miradouro do Arco da Rua Augusta
Sim, é possível subir no grande arco que marca a entrada na Rua Augusta a partir da Praça do Comércio. Inaugurado em 1875, hoje ele é um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Quando passar por lá, procure uma pequena porta lateral, que dá acesso aos lances de escada e ao elevador que levam ao mirante do monumentos. O ingresso para adultos custa 1,50 € e fica aberto todos os dias entre 9h e 19h.
Outros 25 mirantes em Lisboa
Cheia de colinas, existem dezenas de miradouros em Lisboa. Então, se você busca outras opções para admirar Lisboa do alto e garantir lindas fotos, aqui vão outros locais que podem interessar. Veja as localizações e veja qual deles é melhor encaixar no seu roteiro.
- Miradouro de São Pedro da Alcântara
- Miradouro de Santa Luzia
- Miradouro do Castelo de São Jorge
- Miradouro da Graça
- Miradouro de Santa Catarina
- Miradouro do Jardim da Cerca da Graça
- Miradouro do Parque Eduardo IV
- Miradouro do Largo da Academia das Belas Artes
- Padrão dos Descobrimentos
- Miradouro do Cristo Rei
- Miradouro do Recolhimento
- Miradouro do Torel
- Miradouro de Santo Estevão
- Miradouro dos Terraços do Carmo
- Miradouro do Monte Agudo
- Miradouro do Largo das Necessidades
- Miradouro do Chão do Loureiro
- Amoreiras 360º
- Jardim Botânico da Ajuda
- Basílica da Estrela
- Torre de Belém
- Mosteiro de São Vicente de Fora
- Panteão Nacional
- Miradouro de Santo Amaro
- Miradouro Anfiteatro Keil do Amaral
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.