Documentos obrigatórios Seguro Viagem Viagem

Como escolher um seguro viagem para Portugal e Espaço de Schengen

Portugal faz parte do Tratado de Schengen, um acordo entre 26 países europeus para livre circulação de moradores e turistas entre eles. Uma das regras desse acordo exige que visitantes de determinados países, entre eles o Brasil, sejam aceitos pela imigração apenas se tiverem documento comprovando a contratação de um seguro viagem internacional com requisitos específicos, como a cobertura mínima de 30 mil euros (não é 30 mil dólares, é em euros mesmo) para despesa médica hospitalar por evento.

Ou seja, para entrar em Portugal como turistas, portadores de passaporte brasileiros precisam obrigatoriamente contratar um seguro viagem com esse mínimo de 30 mil euros de cobertura. Por isso muitas seguradoras criaram planos específicos para a entrada nesses países da Europa, atendendo aos requisitos do Tratado de Schengen.

Essa obrigatoriedade é mais um motivo para fazer logo seu seguro viagem para Portugal. Além do valor de cobertura mínimo de 30 mil euros, é preciso que o seguro seja válido durante todo o período de duração da permanência em Portugal. Se for combinar a viagem com outros países que fazem parte do tratado, o plano deve se estender durante todo o período. Um único dia a menos pode impedir sua entrada na Europa.

Onde comprar seguro viagem para Portugal

Todas as empresas de seguro viagem que eu conheço comercializam planos específicos para o Espaço de Schengen. Então é tranquilo encontrar um plano ideal para viajar a Portugal. Das últimas vezes comprei pela Seguros Promo, que é o mais completo site de comparação de preços e comercialização de seguro viagem. Eles vendem planos de diversos seguradoras.

Como é uma empresa parceira do Dicas Portugal, podemos oferecer um desconto para nossos leitores. Basta utilizar o cupom FIXE5 antes de finalizar a compra, garantindo 5% de desconto. E se pagar no boleto, o desconto total sobe para 10%.


→ Sabia que seguro viagem é origatório em Portugal? Compare preços aqui e viaje tranquilo.

Simulando uma viagem de 10 dias para Portugal, fiz um orçamento teste agora e encontrei planos em valores entre R$ 101 e R$ 855. Esse plano mais barato é da Assist Card, uma das mais elogiadas empresas de seguro viagem. Mas reparei que o valor para Despesa Médica Hospitalar, por situação, é de no máximo 30 mil dólares, o que fica abaixo do piso para entrar no Tratado de Schengen e Portugal. Mas, avançando para o segundo plano mais barato, no caso um Intermac 60 Prata, essa mesma cobertura é de 60 mil dólares, ou seja, mais do que suficiente para ser aceito em Portugal. Por isso é importante ficar atento a esse detalhes.

A imigração realmente cobra o seguro viagem em Portugal?

Nem sempre. Depende do humor do fiscal no dia. Pra mim nunca pediram. Nem em Portugal, nem em outros países que fazem parte do tratado, como Itália, Holanda e Espanha. Mas isso vai da sorte de cada um. Conheço muita gente que já precisou apresentar o documento para ser aceito.

Por isso é preciso viajar com o comprovante do seu seguro viagem na mala de bordo, em local de fácil acesso. Assim você consegue apresentá-lo o mais rápido possível, antes que a paciência do fiscal fique ainda pior.

Imagine, por exemplo, que você guardou o comprovante na mala despachada e foi cobrado no desembarque. Pois lembre-se que em praticamente todos os aeroportos (em todos que passei, pelo menos até hoje) a imigração fica antes da entrega de bagagens. E que a bagagem pode extraviar. Se isso acontece, você vai custar a conseguir comprovar seu seguro viagem. Ainda mais numa situação nada favorável, quase sempre sem sinal de celular, bateria acabando e com a imigração hostil.

E não me venha com modernidades. O comprovante do seu seguro viagem deve estar impresso em papel e legível. Como em Portugal eles entendem a nossa língua (mas nós não entendemos a deles), o documento pode ser em português mesmo.

Países que fazem parte do Tratado de Shengen

Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Liechtenstein
Chipre


→ Já pesquisou seu seguro viagem? É obrigatório em Portugal. Encontre na Seguros Promo.

 

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Compare preços na Seguros Promo e veja que é mais barato do que você imagina.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.