Viagem

5 coisas grátis para fazer a pé no Centro do Porto

Dá pra economizar muito como turista no Porto. Uma dica é focar nos programas gratuitos. E tem muitas coisas pra fazer no Porto sem precisar de ingresso.

Selecionei 5 coisas muitos legais pra fazer sem gastar. Todos os locais são muitos próximos, no centro histórico e região, então você também vai economizar com transporte no Porto. E ainda vai tirar lindas fotos.

1. Jardins do Palácio de Cristal

A 1 km de distância da Torre dos Clérigos e outros atrativos do Centro Histórico do Porto, esse belíssimo jardim em estilo romântico conquista corações portuenses desde 1860. Possui fonte, lago e monumentos para compor esse belo paisagismo. Tudo com vista espetacular para o Rio Douro. E o melhor é que a entrada é gratuita, inclusive na biblioteca.

2. Visitar a Estação São Bento

A Estação Ferroviária de Porto-São Bento é uma das mais bonitas da Europa. Construída no início do século XX, seu interior é cercado por painéis de azulejos, que retratam importantes momentos da história de Portugal. Se estiver hospedado longe, é fácil ir de ônibus ou metrô, aproveitando que também tem uma estação se subterrâneos no local.

3. Entrar na Catedral da Sé

Edifício religioso mais importante do Porto, ela foi construída na colina mais alta da cidade, no bairro da Batalha, cercada por muralhas medievais. Sua construção começou no século XII e a arquitetura é predominantemente em estilo barroco. A visita à catedral é gratuita, embora se cobre um ingresso de 3€ caso queira conhecer o claustro.

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Brasileiros precisam ter uma cobertura mínima de 30 mil euros no seguro viagem para entrar em Portugal. Eu utilizo esse comparador de preços para pesquisar e recomendo.

4. Conheça o Centro Português de Fotografia

Ele ocupa um edifício monumental, a Cadeia da Relação, de 1796. Sua finalidade é manter e valorizar o patrimônio fotográfico português. Foi criado pelo Ministério da Cultura de Portugal em 1997 e realiza exposição itinerantes. A única exposição permanente é a coleção de câmaras e material fotográfico, no Núcleo Museológico António Pedro Vicente, no 3º andar. Mais detalhes como dias e horários de funcionamento no site oficial.

5. Pôr-do-sol na Ponte Luís I

Um dos cenários urbanos de maior beleza de Portugal, o Rio Douro fica ainda mais lindo no pôr-do-sol. Há dezenas de mirantes com essa vista, mas sem dúvidas um dos melhores lugares é do alto da Ponto Luís I, com a vista se dividindo entre Vila Nova de Gaia, com suas caves de vinhos, e os edifícios históricos do Porto, desde a Ribeira até o Centro.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.