Algarve Douro Lisboa Porto Roteiro Portugal Sintra Viagem Viseu

Quando viajar para Portugal (e onde ir em cada época)

Portugal pode ser visitado o ano inteiro. Mas o clima varia muito e tem os melhores destinos em cada época do ano. Afinal, quando ir para Portugal? Aqui vou explicar quando viajar para Portugal de acordo com os lugares que pretende visitar.

Prefere praia ou vinho? Neve ou grandes cidades? Entenda para onde viajar em Portugal para aproveitar a melhor época de cada lugar.

Melhores épocas em Portugal – Resumo
  • Praias: maio, junho e início de setembro
  • Lisboa e Porto: março, abril, maio, junho, setembro e outubro
  • Vinícolas: setembro
  • Neve: dezembro, janeiro e fevereiro

Praias – Algarve, Cascais e mais

No nosso ranking de Melhores Praia de Portugal, repare que a maioria está na região do Algarve, no sul da país. De modo geral, se quer curtir praia em Portugal, evite o inverno. O vento é gelado e o mar é mais ainda nessa época, que vai de dezembro a março. Já o verão, de junho a setembro, tem os meses mais quentes, especialmente julho e agosto, quando as temperaturas ficam acima de 30 ºC e as praias ficam superlotadas. Outra vantagem do verão é que chove pouco.

Considero setembro o melhor mês. Isso porque o verão já está indo embora, então os dias não são muito quentes. E após meses de verão, as águas do mar costumam estar em temperaturas mais agradáveis.

  • Prefira viajar: maio, junho e início de setembro
  • Evite viajar: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março

Lisboa, Belém e Sintra

A região da Grande Lisboa é a mais visitada por turistas em Portugal. O turismo por lugares históricos demanda longas caminhadas, como em Belém e Sintra. E se chover esses passeios ficam comprometidos. Recomendo evitar novembro, dezembro e janeiro, que são os meses mais chuvosos de ano. Nessa época é inverno, com médias de temperatura abaixo de 10ºC em Lisboa.

Recomendo evitar também o meses mais quentes do verão, que são julho e agosto. Por também serem meses de férias na Europa, a superlotação de Lisboa gera filas em diversas atrações turísticas.

Para explorar a região, considero que os melhores meses estão na primavera e no outono, de clima mais ameno e chuvas moderadas.

  • Prefira viajar: março, abril, maio, início de junho junho, final de setembro e outubro.
  • Evite viajar: julho, agosto, novembro, dezembro e janeiro

Norte de Portugal – Porto, Braga e mais

Em comparação com a região de Lisboa, no norte de Portugal o clima é mais frio e chuvoso. Nesse sentido, as melhores épocas para visitar o Porto e região são as mesmas. Mas aqui está a região vinícola do Douro. E para os amantes do vinho, não tem época melhor para visitar vinícolas do que setembro, que é tempo das “vindimas”, quando ocorre a colheita das uvas.

Vindimas – Melhor época para quem gosta de vinho

Outras regiões produtoras de vinhos em Portugal também celebram as vindimas. É o que aconteceu em Viseu, cidade no Centro de Portugal. Nessa época, várias propriedades produtoras de vinho abrem suas portas e convidam os visitantes para participar do processo, desde a colheita até a “pisa” das uvas.

Neve em Portugal – Serra da Estrada, Serra de Montesinho e mais

É comum nevar em Portugal no inverno, entre dezembro e março. Costuma ocorrer principalmente no norte e no centro de Portugal, em distritos como Viseu, Villa Real, Bragança e Guarda. Os locais onde neva com mais regularidade são:

  • Serra da Estrela
  • Parque Nacional da Peneda Gerês
  • Serra de Montesinho
  • Serras de Viseu

Apesar da ocorrência de neve em diferentes pontos do país, existe uma única estação de esqui em Portugal. É a Estância de Ski Serra da Estrela, localizada na Serra de Estrela, no Centro de Portugal. As maiores cidades da região são Viseu e Coimbra. Mas se o foco é esquiar por mais de um dia, melhor se hospedar mais perto, como na cidade de Covilhão, onde estão bons hotéis.

Agora que você já sabe quando ir para Portugal, veja mais dicas:

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.