Tag

gratis

Browsing

Parte de um cenário cinematográfico, onde paisagens naturais se misturam à riqueza da arquitetura, a cidade do Porto oferece muitas possibilidade de programas gratuitos aos viajantes. Selecionei os melhores desses lugares para você curtir o Porto sem gastar nada.

O que fazer no Porto de Graça – Melhores programas gratuitos

Veja o que fazer no Porto de graça e comece a montar o seu roteiro pela mais importante cidade do norte de Portugal. E se quiser incluir ainda mais lugares, independente de valores de ingressos, consulte também quais são os principais pontos turísticos do Porto. Veja agora os locais gratuitos que merecem uma visita.

Um roteiro a pé no Centro Histórico do Porto

Lisboa que me desculpe, mas o Porto tem o mais interessante centro histórico de Portugal. E não é um centro pequeno. São quilômetros de ruas e avenidas repletas de monumentos e marcos históricos. Passe por lugares como a Igreja do Carmo e sua bela fachada de azulejos azuis, veja a imponência da Torre dos Clérigos, que já foi o edifício mais alto de Portugal. Siga até a Praça da Liberdade, entre na Estação São Bento e suba a belíssima Avenida dos Aliados. E vá descobrindo lindas igrejas, praças e monumentos pelo caminho até a Ribeira.

Visitar a Estação São Bento

Mais do que apenas uma parada no roteiro a pé pelo Centro Histórico do Porto, a Estação São Bento é um dos lugares mais emblemáticos da cidade. Do lado de fora, um bonito edifício funcional em arquitetura francesa. Do lado dentro, o saguão principal recepciona os viajantes com painéis contendo mais de 20 mil azulejos pintados à mão, formando cenas que remontam momentos históricos de Portugal. Além de ser a mais importante estação de trem em funcionamento, desde 1916 ligando o Porto a destinos como Braga, Coimbra e Lisboa.

Uma caminhada pela Ribeira

A melhor forma de se entender a cidade do Porto e a importância do Rio Douro, é no passeio pela Ribeira. O calçadão na orla é um dos principais pontos turísticos da cidade. É simplesmente um programa obrigatório no Porto, com a vantagem de ser gratuito. Vai gastar apenas se quiser degustar algo nos restaurantes e bares da orla. Afinal, nada combina melhor com essa vista do que uma taça de Vinho do Porto.

Passear na Rua das Flores

A cidade do Porto tem muitas ruas e passagens exclusivas para pedestres. Mas sem dúvidas uma das mais interessantes e turísticas é a Rua das Flores. Com cerca de 400 metros de extensão, ela faz a ligação entre a Estação São Bento e o Largo de São Domingos. E tem o comércio direcionado aos turistas, com dezenas de bistrôs com mesas ao ar livre.

Conhecer os Jardins do Palácio de Cristal

Pavilhão Rosa Mota – Foto de Ale Pictures

O Palácio de Cristal não existe mais, pois foi demolido em 1951. Mas os seus jardins continuam muito bem cuidados desde 1860. Nesse importante projeto de paisagismo, estão diferentes jardins temáticos, como o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais e o Jardim das Cidades Geminadas. Nessa ampla área verde também estão outros atrativos, como o Museu Romântico, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e o Pavilhão Rosa Mota, construído no lugar do Palácio de Cristal.

Pôr-do-sol na Ponte Luís I

Apesar da arquitetura moderna, a Ponte Luís I já tem muita história pra contar desde sua inauguração, em 1888. Sobre o Rio Douro, ela faz a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, permitindo a passagem de carros, trens e pedestres. Na plataforma superior, a mais de 40 metros de altura, a vista é uma das mais bonitas do norte de Portugal. Recomendo ir pouco antes do pôr-do-sol, para apreciar o espetáculo solar, enquanto os barcos cruzam suas águas e turistas passeiam nas orla da Ribeira.

Com o Euro valendo por volta de R$ 6 e outros gastos elevados da viagem, uma alternativa para curtir Lisboa sem precisar decretar falência, é focar em programas gratuitos.

Sem gastar nada ou quase nada com passeios e ingressos, é possível visitar alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa e fazer roteiros inesquecíveis.

E tem muitas coisas para fazer de graça em Lisboa. Listei aqui algumas das melhores atrações gratuitas da capital portuguesa, que são lugares perfeitos para você encaixar no seu roteiro econômico pela cidade.

O que fazer de graça em Lisboa

Confira a seguir as dicas de atividades e locais gratuitos para visitar em Lisboa, e aproveite o melhor da capital portuguesa com estratégia para economizar muito na viagem.

1. Caminhadas com guia turístico

O melhor jeito de conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa e entender detalhes e curiosidades sobre eles, é num passeio com guia turístico, a pé pela cidade. Esse passeio é o chamado “Free Tour” e tem agendamento realmente gratuito. No final do passeio, você pode contribuir com o guia, num valor que achar justo.

O principal Free Tour em Lisboa é o que percorre o coração do centro histórico, passando por lugares como a Praça do Comércio, a Baixa e o Chiado.

Mas também é possível fazer em Free Tour pela Alfama e também um divertido Free Tour Noturno, passando pelos mais bonitos monumentos lisboetas.

2. Miradouros gratuitos de Lisboa

Às margens do Rio Tejo e ocupando as lendárias 7 colinas, Lisboa tem vistas impressionantes. Há dezenas de mirantes espalhados pela cidade.

Alguns deles são pagos, como no Castelo de São Jorge e topo de monumentos como a Torre de Belém. Mas você não perde em nada nos mirantes gratuitos. Por exemplo, as Portas do Sol, no Bairro da Alfama, e o Miradouro de Nossa Senhora do Monte.

3. Caminhada pelos bairros históricos de Lisboa

Andar não custa nada e Lisboa vale cada passo. Os bairros históricos centrais são um museu a céu aberto, repleto de lugares lindos e gratuitos para conhecer.

Comece pela Alfama, que sobreviveu intacta ao terremoto de 1755. Siga até a Praça do Comércio, uma das maiores do Europa.

Depois, atravesse sob o Arco da Rua Augusta, que foi inaugurado em 1875 e siga pela Rua Augusta, na Baixa, repleta de restaurantes, até o Largo de São Domingos, onde está o histórico bar A Ginginha, além do monumental Teatro Nacional D. Maria II.

4. Caminhada de observação em Belém

Outra caminhada essencial em Lisboa é na região de Belém. Em apenas uma manhã, dá pra conhecer lugares como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o mirante do MAAT e o Mosteiro dos Jerónimos. Em todos esses lugares, é possível entrar se comprar ingresso.

Mas, vá por mim, não são visitas essenciais assim. Sem falar que as melhores fotos a gente faz do lado de fora. Como ninguém é de ferro, vale a pena gastar um pouco no Pastéis de Belém e provar essa autêntica delícia portuguesa.

E se você gostou da ideia do primeiro tópicos, dos passeios gratuitos com guia de turismo, saiba que também é possível fazer um Free Tour em Belém, e conhecer, sem gastar quase nada, os lugares mais importantes do bairro.

5. Aproveite os dia gratuitos dos museus de Lisboa

Além de ter muitos museus gratuitos, como a Casa dos Bicos e o Museu do Dinheiro, em Lisboa há aqueles que não cobram entrada certos dias da semana. Por exemplo, o famoso Museu Coleção Berardo, cujo ingresso padrão é 5 euros, tem entrada gratuita aos sábados.

O moderno MAAT, cuja entrada completa custa 11 euros, é gratuito para o público em geral no 1º domingo de cada mês.


Gostou das nossas dicas sobre o que fazer de Graça em Lisboa? Então aproveite e confira também nossos roteiros e guias de viagem completos para explorar Lisboa e outros dos melhores destinos de Portugal, numa viagem riquíssima em história, gastronomia e paisagens inesquecíveis.

Dá pra economizar muito como turista no Porto. Uma dica é focar nos programas gratuitos. E tem muitas coisas pra fazer no Porto sem precisar de ingresso.

Para ajudar na elaboração do seu roteiro econômico, selecionei 5 coisas muitos legais pra fazer gratuitamente na cidade do Porto.

São todos locais muitos próximos, no centro histórico e região, então você também vai economizar com transporte, pois, se estiver hospedado na região central, poderá ir andando às atrações e passeios gratuitos.

Sabia que tem um passeio guiado gratuito no Porto?

Antes de partir para as dicas de locais gratuitos, aqui vai uma sugestão muito legal de programa praticamente gratuito: o Free Tour no Porto.

O passeio é uma caminhada com guia de turismo qualificado, que passa pelas principais atrações e monumentos do Centro Histórico do Porto.

Inclusive, algumas das atrações gratuitas indicadas abaixo, fazem parte do roteiro do passeio.

O passeio é realmente gratuito para agendar e não é feita nenhuma cobrança obrigatória. Mas, no final da caminhada, o guia “passa o chapéu”, pedindo uma justa contribuição dos participantes.

Eu já fiz vários Free Tours pelo mundo e geralmente são a melhor atividade gratuita das cidades, e no Porto não foi diferente, por isso recomendo muito.

1. Jardins do Palácio de Cristal

A 1 km de distância da Torre dos Clérigos e outros atrativos do Centro Histórico do Porto, esse belíssimo jardim em estilo romântico conquista corações portuenses desde 1860. Possui fonte, lago e monumentos para compor esse belo paisagismo. Tudo com vista espetacular para o Rio Douro. E o melhor é que a entrada é gratuita, inclusive na biblioteca.

2. Visitar a Estação São Bento

A Estação Ferroviária de Porto-São Bento é uma das mais bonitas da Europa. Construída no início do século XX, seu interior é cercado por painéis de azulejos, que retratam importantes momentos da história de Portugal. Se estiver hospedado longe, é fácil ir de ônibus ou metrô, aproveitando que também tem uma estação se subterrâneos no local.

3. Entrar na Catedral da Sé

Edifício religioso mais importante do Porto, ela foi construída na colina mais alta da cidade, no bairro da Batalha, cercada por muralhas medievais. Sua construção começou no século XII e a arquitetura é predominantemente em estilo barroco. A visita à catedral é gratuita, embora se cobre um ingresso de 3€ caso queira conhecer o claustro.

4. Conheça o Centro Português de Fotografia

Ele ocupa um edifício monumental, a Cadeia da Relação, de 1796. Sua finalidade é manter e valorizar o patrimônio fotográfico português. Foi criado pelo Ministério da Cultura de Portugal em 1997 e realiza exposição itinerantes. A única exposição permanente é a coleção de câmaras e material fotográfico, no Núcleo Museológico António Pedro Vicente, no 3º andar. Mais detalhes como dias e horários de funcionamento no site oficial.

5. Pôr-do-sol na Ponte Luís I

Um dos cenários urbanos de maior beleza de Portugal, o Rio Douro fica ainda mais lindo no pôr-do-sol. Há dezenas de mirantes com essa vista, mas sem dúvidas um dos melhores lugares é do alto da Ponto Luís I, com a vista se dividindo entre Vila Nova de Gaia, com suas caves de vinhos, e os edifícios históricos do Porto, desde a Ribeira até o Centro.