Gastronomia

Páscoa em Portugal: os melhores pratos para ter na sua mesa

A Quaresma já começou e, daqui a poucas semanas, chega a Páscoa. Já sabe o que vai incluir na mesa deste ano?

Planear as festividades com antecedência é uma forma de manter o entusiasmo pelas mesmas e, mais importante, de fazer as compras com antecedência e poupar alguns euros. Esta é uma dica de poupança bastante conhecida, afinal, com um planeamento antecipado, torna-se possível comprar a maioria dos produtos em promoção.

Se gosta da ideia de poupar, mas não sabe que pratos incluir na mesa deste ano, deixamos-lhe algumas sugestões deliciosas.

Melhores pratos para adicionar à sua mesa da Páscoa

1. Cabrito Assado

O cabrito assado é um prato que se encontra em muitas mesas portuguesas, de norte a sul do país. Em alternativa ao cabrito, tem-se o borrego. Existe, ainda, quem opte por outros tipos de carne nesta época festiva, como o frango ou lombo de porco.

O cabrito é deixado a marinar por vários dias, apenas com vinho e alho, e, no dia de Páscoa, é assado lentamente no forno. Os que têm a possibilidade, costumam assar o cabrito no forno a lenha. Finalmente, o cabrito é servido com batata assada e arroz.

E, para acompanhar este prato delicioso, tenha consigo um bom vinho tinto. Se não sabe que vinho escolher, recomendamos o vinho tinto Borbotto das colinas de Casentino (Toscana), a região conhecida pelos seus maravilhosos vinhos. Esta garrafa pode ser comprada na Holyart, uma loja online que vende produtos de mosteiros, como geleias, chocolates, azeite e os melhores vinhos da região. Este vinho tinto encontra-se a 7,99 € e ainda pode usufruir de 10% de desconto se comprar pelo app da loja.

2. Chanfana ou leitão assado

As chanfanas e o leitão são pratos mais comuns nas Beiras. Na Beira Litoral, as chanfanas ou o leitão assado são uma forma de marcar o fim do jejum da carne e comem-se antes de quaisquer doces.

Em algumas regiões, como Coimbra ou Figueira da Foz, faz-se o enterro do bacalhau que consiste num cortejo fúnebre que celebra o fim das privações da Quaresma. Esta tradição tem lugar no Sábado de Aleluia, mas já não acontece em muitas regiões portuguesas.

3. Bacalhau

Em algumas casas também se come bacalhau no domingo de Páscoa ou, pelo menos, tem-se a opção na mesa. No entanto, o bacalhau é uma opção menos comum, quando comparada ao cabrito, ao borrego, à chanfana ou ao leitão assado.

4. Folares (doces e salgados)

Na Páscoa, os supermercados e padarias/pastelarias enchem-se de folares doces e salgados. Os folares salgados são um pouco mais difíceis de encontrar em algumas regiões portuguesas, mas os doces estão à venda em todas as regiões.

Mas apesar de terem o mesmo nome, os folares da Páscoa são diferentes em algumas regiões portuguesas. Nas Beiras, por exemplo, o folar tem funcho e canela e pode ter dois tipos de decorações: ovos cozidos ou desenhos coloridos. No Algarve, o folar é chamado de folar de folhas e tem uma receita um pouco diferente. Em Trás-os-Montes, o folar está recheado de carne de vitela, coelho, presunto e carne de frango. Portanto, dependendo da região, pode ter um folar um pouco diferente.

O folar também é conhecido por ser parte da tradição entre os padrinhos e os afilhados. Pode ler mais sobre a tradição neste artigo do E-konomista.pt.

5. Outros doces e salgados típicos que podem ser encontrados nas mesas portuguesas

Em Portugal, a mesa da Páscoa, regra geral, está bem recheada, tanto com doces como com salgados.

Quanto aos doces, pode encontrar pão-de-ló, amêndoas, ovos da Páscoa de chocolate, queijadas, bolos fintos, empanadilhas da Páscoa da Covilhã, bolo de margaride, os borrachos de Valença do Minho, queijinhos de amêndoa e pudim de ovos. Já a nível de salgados, os bolos de azeite e os enchidos são os mais comuns.

Mas, claro, cada região tem as suas próprias receitas tradicionais para colocar na mesa da Páscoa.

Tem mais sugestões de pratos tradicionais da Páscoa? Partilhe connosco.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

Write A Comment