Aveiro Gastronomia

Ovo Mole de Aveiro, melhor doce típico de Portugal – É bom mesmo? Onde comer?

Respondendo à minha própria pergunta, SIM, é bom mesmo. Me tornei fã do Ovo Mole de Aveiro. Comi com um pé atrás, esperando ter gosto de ovo, o que seria óbvio. Mas adivinha? Sabor suave, nem parecia que era de ovo. Saiba a história, a receita, o preparo e onde comer Ovos Moles de Aveiro…em Aveiro.

História do Ovo Mole de Aveiro

Assim como outros doces portugueses, ele provavelmente foi criado pelas freiras. Comum também a outras iguarias, como o Pastel de Nata, está o fato de utilizar gemas para evitar o desperdício. Como as claras eram utilizadas, entre outras coisas, para engomar as roupas e hábitos, sobravam as gemas. Então, as criativas freiras do Mosteiro de Jesus de Aveiro. Com o fim do convento, a receita foi passada para outras mulheres da cidade, passaram a vendê-lo na estação de trem, usando trajes típicos da cidade.

Onde comer Ovo Mole de Aveiro

Como tudo que é bom se exporta, não foi diferente como os Ovos Moles. É possível comprar Ovos Moles em grandes cidades portuguesas, como em Lisboa, onde existe a Casa dos Ovos Moles em Lisboa. Até mesmo em São Paulo é possível encontrar o doce no cardápio de alguns restaurantes portugueses.

Nunca provei nesses lugares, comi apenas o original, em Aveiro mesmo. E somente lá eles podem ser chamados de Ovos Moles de Aveiro. Há boas confeitarias na cidade, mas sem dúvidas a mais famosa é a Confeitaria Peixinho. Fica bem localizado, no Centro Histórico, ao lado do canal.

Preço:1,50 a unidade. Considerando o tamanho do doce, que se come duas ou mesmo só em uma mordida, é um tanto caro. Mas é provavelmente o mais caro da cidade. A Confeitaria Peixinho existe desde 1856 e passou recentemente por uma reforma, sendo um dos lugares mais refinados da cidade.

Ovo Mole de Aveiro, na Confeitaria Peixinho, Centro de Aveiro
Ovo Mole no Barquinho. Mesmo doce, outro formato. Mesmo sendo teoricamente igual, achei o tradicional mais gostoso.
Monumento ao Ovo Mole em Aveiro
Doce no Ninho, outro doce típico de Portugal, na mesma confeitaria

Receita de Ovo Mole

Vi algumas receitas de Ovo Mole até pra saber se realmente tinha ovo no preparo, pois realmente é algo imperceptível, se comer no lugar certo. A melhor receita com modo de preparo que encontrei foi no site Cooking e Lifestyle. Segundo o autor, há somente três ingredientes:

• 8 gemas

• 150 gr de açúcar

• 150 ml de água

Mas, pra saírem no “formato certo”, é preciso ter as forminhas, chamadas formas de hóstia. No final do processo, é utilizando ainda um pouco de clara de ovos, apenas para colar as duas partes do doce.