Gastronomia

As 8 melhores comidas típicas de Portugal

Pequeno no tamanho, grandioso na culinária. Falar das comidas típicas de Portugal é sempre relembrar do caldeirão de influências, das tradições e da riqueza de ingredientes e temperos portugueses, nativos ou levados dos quatro cantos do mundo.

Um dos primeiros países a se lançar ao mar, precursor da famosa expansão ultramarina europeia, Portugal foi também um dos primeiros países e incorporar à sua culinária elementos de outros continentes, especialmente Ásia, África e da recém-descoberta América do Sul.

Nesse primeiro artigo sobre a gastronomia portuguesa, deixamos de lado as rivalidades entre Porto e Lisboa e colocamos tudo numa panela só: esta lista com as 8 melhores comidas típicas de Portugal, de acordo com sites de culinária e a opinião deste que vos escreve.

 

1. Pastel de Bacalhau, que na verdade é o bolinho

Aperitivo melhor não há. O tradicional bolinho de bacalhau português deveria ser tombado como patrimônio da humanidade. Não se confunda, porque em Portugal, pastel é o que os brasileiros chamam de bolinho. Em Lisboa e Porto, um dos lugares mais tradicionais para provar essa delícias é na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. É um petisco muito comum na época da Páscoa. Outras boas opções de entrada em Portugal são o pão alentejano e a broa de milho.

Não imagino como o Pastel de Bacalhau português passou a ser chamado de bolinho da bacalhau no Brasil. Foto (CC) de Renata Oliveira.

 

2. Alheira

Resultado da influência judaica na culinária portuguesa. Forçados a seguir a religião católica, os judeus radicados em Portugal criaram esse enchido de aves com aspecto de linguiça suína. Afinal eles não comem carne de porco, mas  não podiam dar bandeira com esse ato de fé culinária.

Cesta de alheiras na Feira de Mirandela | Foto (CC) de Lichinga

 

3. Sardinha Assada

Cada português come, em média, 57 quilos de peixe e frutos do mar por ano. E a sardinha está no topo da preferência nacional. Enquanto no Brasil só conhecemos a sardinha enlatada, em Portugal ela é fresca e vai muito bem assada inteira. É um prato comum no mês de junho, nas festas de São João e Santo Antônio – que no Brasil são simplesmente festas juninas.

 

4. Bacalhoada Portuguesa (e suas mil variações)

Não existe apenas um tipo de bacalhoada. Existem dezenas. A receita que mais se espalhou no Brasil é a do bacalhau assado com batatas, que talvez seja o que, em Portugal, é conhecido como Bacalhau à Lagareiro. Em qualquer destino português, escolher um bacalhau no cardápio é quase sempre um acerto.

 

2. Francesinha

Proteína pura! Para quem gosta de carne, sem dúvidas é o melhor prato da culinária portuguesa. Criado no Porto, é um tipo de sanduíche com pão, queijo, ovo e diversos tipos de carne, como bacon, chouriço e embutidos. O molho de vinho do porto e pimenta dá o toque final.

Francesinha com ovo, um clássico da culinária portuguesa. Foto (CC) da Associação de Turismo do Porto

 

6. Arroz de Polvo

Os portugueses são apaixonados por risotos e por carne de polvo. Então essa prato só poderia mesmo ser uma paixão nacional. Além de arroz e tentáculos de polvo, além de temperos, a preparação pede um vinho de qualidade. Outra coisa que não falta em Portugal.

 

7. Queijo Serra da Estrela

Os tataravós de Pedro Álvares Cabral já comiam esse que é um dos queijos mais antigos de Portugal. Como é feito com queijo de cabra, pode soar um pouco exótico para o paladar brasileiro. Mas é impossível resistir, principalmente quando a gente olha ele se derretendo por dentro. O processo de maturação dura mais de 30 dias e ele vai muito bem acompanhado de um bom vinho português.

 

8. Pastel de Nata

Originário de Belém, ele ganhou Portugal e o mundo. E como apenas o doce feito na cidade de origem pode ser chamado de Pastel de Belém, nada mais justo do que colocar o universal pastel de nata na lista. Essa deliciosa combinação de massa folhada, baunilha, ovo e outros ingredientes, sem dúvidas merece fechar com cheve de ouro uma refeição em Portugal. E também a nossa lista com o que existe de melhor na culinária portuguesa.

 

Fontes pesquisadas: além de lembranças de viagens pelo país e muita conversa com amigos portuguesas, consultei alguns sites para pesquisar outras informações e detalhes na hora de fazer essa lista de comidas típicas de Portugal. Abaixo, links para todas essas páginas:

Tvi24PrecisoViajar360Meridianos e Ncultura.