Onde se hospedar em Nápoles, na Itália
Em primeiro lugar, vá para Nápoles! Ela é o coração da Itália, onde a comida é mais gostosa e tudo parece mais genuíno. Em segundo lugar, escolha bem onde se hospedar em Nápoles, pois cada localização oferece uma experiência diferente.
E é disso que vamos tratar agora, neste guia com os melhores lugares para dormir e acordar em Nápoles.
Diferente de outras cidades italianas, já adianto que o Centro de Nápoles não é a melhor região para se hospedar. Claro, isso de acordo com minhas preferências e minha experiência na cidade.
Dica valiosa: reserve um hotel perto do metrô de Nápoles. A passagem é barata (1,50) e o sistema é eficiente e seguro, com estações perto dos principais pontos turísticos e em frente à central de trens e ônibus.
Confira a seguir, com riqueza de detalhes, com são os bairros de Nápoles, e entenda qual região é mais adequada para sua hospedagem, seu roteiro e seu orçamento.
Melhores lugares para se hospedar em Nápoles, Itália
Em cada um dos melhores bairros de Nápoles, listei hotéis que valem a hospedagem. E repare que os preços não assustam. Apesar do turismo crescente, Nápoles ainda é uma das cidades mais baratas da Itália, tanto para morar quanto para visitar.
Praça do Plebiscito e Via Toledo
Essa região fica logo ao lado do Centro de Nápoles, está repleta de pontos turísticos, bons restaurantes e estações de metrô. E com uma grande vantagem em relação ao centro histórico: menos gente e menos sujeira.
A Via Toledo é a principal avenida comercial de Nápoles, e concentra ótimos hotéis. Ela desemboca na Praça do Plebiscito, onde ficam a basílica de San Francesco di Paola e o Palácio Real, onde viviam os Reis de Nápoles.
Portanto, se você busca uma localização estratégica em Nápoles, para fazer muitos passeios a pé e ter fácil acesso ao transporte público, escolha essa área para se hospedar.
Tenha atenção redobrada ao endereço do hotel. Caso seja no Quartieri Spagnoli, saiba que esse bairro é uma espécie de favela napolitana, com grande riqueza cultural, mas também com becos perigosos.
Vomero
Nem parece Nápoles. Mas fica em Nápoles, e tem acesso muito fácil ao Centro Histórico.
O Vomero é um bairro nobre, com ruas largas e arborizadas, localizado no topo de uma colina.
Para descer ao Centro Histórico, basta pegar um funicular, que leva ao centro em apenas 15 minutos. Ou vá de metrô, numa jornada um pouco mais demorada.
Santa Lucia
O bairro de Santa Lucia é uma das áreas mais elegantes de Nápoles, e tem o charme de estar junto ao mar, com direito a um belo calçadão com vista para o Vulcão Vesúvio.
Além de hotéis de luxo na avenida beira-mar, Santa Lucia também tem pousadas charmosas por um ótimo custo-benefício, e excelentes restaurantes, especialmente de frutos do mar.
E no bairro ainda fica um dos principais pontos turísticos de Nápoles, o impressionante Castelo do Ovo.
Chiaia
Um pouco mais afastado do agito turístico, o bairro de Chiaia é uma boa alternativa de hospedagem para quem gosta de sossego.
Nessa área de prédios residenciais de classe média e média alta, se destacam duas atrações pouco visitadas em Nápoles: o Museu Pignatelli e o Aquário de Nápoles.
Há hotéis espalhados por todo o bairro, desde o agradável calçadão na orla, até os arredores da Piazza Amedeo, onde tem uma estação de metrô, que facilita muito os deslocamentos.
Centro Histórico de Nápoles
Sujo, é verdade. Com um trânsito caótico, obviamente. Sempre com multidões de turistas, como em toda cidade turística da Itália.
Mas, ao se hospedar no Centro Histórico de Nápoles, você estará imerso em ruas medievais e a poucos passos de igrejas góticas, pizzarias boas e baratas e atrações inusitadas, como o acesso aos túneis que levam ao subterrâneo de Nápoles.
Com muitas áreas tombadas pela Unesco, o centro histórico de Nápoles é bastante preservado. Por isso, não surgiram grandes hotéis na região.
Para se hospedar no Centro Histórico de Nápoles, as melhores opções são pousadas pequenas, do tipo B&B, muitas delas com instalações inusitadas.
Este guia de onde ficar em Nápoles foi escrito com base em minha experiência da cidade, e por isso apresenta um ponto de vista único. Para complementar sua pesquisa, recomendo conferir o post Onde ficar em Nápoles: dicas de bairros e hotéis, que consultei para esclarecer dúvidas antes da minha viagem.
E não deixe de visitar Nápoles! Apesar de má fama, a região turística de Nápoles é bastante segura, inclusive com menos batedores de carteiras do que destinos como Veneza, Florença e Roma.
→ Seguro Viagem – Para viajar a Portugal é obrigatório ter seguro viagem. Eu utilizo sempre este comparador de preços e economizo bastante.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.