11 museus para visitar em Lisboa

Lisboa é um verdadeiro tesouro cultural, repleta de museus que refletem sua rica história e diversidade artística.

Com uma combinação única de tradições seculares e inovações contemporâneas, Lisboa oferece uma vasta gama de museus, que atraem tanto os amantes da arte, quanto os curiosos e turistas em geral. Afinal, visitar os museus de Lisboa é uma programação imperdível.

Conheça os melhores museus de Lisboa

Neste artigo, vamos apresentar e descrever os melhores museus de Lisboa, entre os museus mais visitados e museus diferentes, ainda pouco conhecidos, incluindo detalhes sobre acervo, fundação, curiosidades e dicas em geral.

1. Museu Calouste Gulbenkian

Localizado na Avenida de Berna, o Museu Calouste Gulbenkian foi inaugurado em 1969 e abriga uma das maiores coleções privadas de arte do mundo. O acervo é diversificado, com obras que vão desde a antiguidade até o século XX, incluindo peças do mundo islâmico, arte europeia e oriental.

Entre os destaques, estão obras de mestres como Monet e Renoir. Para conseguir ver tudo, separe de 2 a 3 horas para percorrer o museu, inclusive os belos jardins que cercam o espaço.

2. Museu Coleção Berardo

Situado no Centro Cultural de Belém, o Museu Coleção Berardo abriu suas portas em 2007 e é conhecido por sua impressionante coleção de arte moderna e contemporânea. O acervo inclui obras de artistas renomados como Andy Warhol e Pablo Picasso.

O museu oferece exposições permanentes e temporárias que atraem tanto locais quanto turistas. A visita geralmente leva cerca de 1 a 2 horas e é gratuita aos sábados, tornando-o uma excelente opção para quem deseja explorar a arte contemporânea em Lisboa.

3. Museu da Carris

O Museu da Carris, inaugurado em 12 de janeiro de 1999, está localizado na Estação de Santo Amaro, na freguesia de Alcântara, e é parte da Companhia Carris de Ferro de Lisboa.

Seu acervo inclui viaturas históricas, maquetes, documentos e objetos do cotidiano relacionados ao transporte público da Lisboa, permitindo uma viagem no tempo, desde os veículos movidos por tração animal.

O espaço é dividido em três núcleos, com exposições que destacam a evolução dos transportes e a história da empresa ao longo de mais de um século. O museu também abriga uma galeria para exposições temporárias e um carro elétrico histórico que conecta os diferentes núcleos.

4. Museu Nacional do Azulejo

O Museu Nacional do Azulejo está localizado no antigo Convento da Madre de Deus e é dedicado à arte do azulejo, uma das expressões artísticas mais emblemáticas de Portugal.

Sabia que seguro viagem é obrigatório em Portugal?
Aproveite e faça o seu seguro com cobertura Schengen para ter ainda mais tranqulidade durante seu roteiro em Portugal e outros países da Europa

Inaugurado em 1965, o museu apresenta um acervo que abrange desde o século XV até os dias atuais, incluindo painéis que retratam Lisboa antes do terremoto de 1755. Para conseguir explorar suas exposições, reserve de 1 a 2 horas para a visita ao museu.

5. Museu do Fado

Localizado no histórico bairro de Alfama, o Museu do Fado celebra a música tradicional portuguesa que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Inaugurado em 1998, o museu oferece uma imersão na história do fado, através de exposições interativas e apresentações ao vivo.

Os visitantes podem dedicar cerca de 1 hora para explorar as diversas facetas desta expressão musical tão significativa na cultura portuguesa. E ao sair do museu, continue o passeio pelas seculares ruas do bairro mais antigo de Lisboa.

6. Museu Nacional dos Coches

Para aqueles interessados na história dos transportes em Portugal, o Museu Nacional dos Coches é uma parada imperdível. Situado no bairro de Belém e inaugurado em 1905, este museu possui a maior coleção de coches do mundo, com exemplares datados do século XVI ao XIX.

Cada veículo é uma obra-prima por si só, pois são ricamente decorados e bem preservados. A visita leva aproximadamente de 1 a 2 horas, oferecendo uma visão fascinante da evolução dos transportes.

7. Museu Nacional de Arte Antiga

Fundado em 1884, o museu é situado no Palácio de Alvor-Pombal, uma construção do final do século XVII, que oferece um jardim com vista para o Rio Tejo, além de um restaurante.

O Museu Nacional de Arte Antiga é o principal museu de arte em Portugal. Seu acervo inclui mais de 40 mil obras, abrangendo pinturas, esculturas e artes decorativas desde a Idade Média até o século XIX.

Uma visita completa costume durar entre 2 a 3 horas, e as próprias salas e galerias do palácio são uma atração à parte.

8. MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia)

Inaugurado em outubro de 2016 e projetado pela arquiteta Amanda Levete, o MAAT combina exposições contemporâneas com uma arquitetura impressionante à beira do Rio Tejo.

Este museu é dedicado à discussão das interações entre arte e tecnologia na sociedade moderna. Os visitantes podem planejar passar cerca de 1 a 2 horas explorando suas galerias dinâmicas e envolventes.

  • Confira como foi nossa visita ao MAAT e veja muitas fotos e descrições do rico acervo do museu, que sem dúvidas é um dos melhores de Lisboa, e um bom passeio para fazer com crianças e adolescentes.

9. Case-Museu Medeiros e Almeida

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, estabelecida em 1999, está localizada na Avenida de Berna e é uma homenagem ao colecionador Medeiros e Almeida. O museu apresenta uma coleção diversificada que abrange desde arte decorativa até pinturas e esculturas, com um foco especial em peças de origem europeia e oriental.

Um dos principais atrativos do museu é a impressionante coleção de relojoaria e ourivesaria, que reflete o gosto refinado do seu fundador. A casa-museu também é notável por sua arquitetura e pela forma como preserva a atmosfera da residência original. A visita dura em média 1 hora.

10. Museu do Oriente

O Museu do Oriente foi inaugurado em 2008 e está situado no Cais do Sodré, bairro histórico de Lisboa. Este museu tem como foco a cultura e a arte dos países asiáticos que tiveram relações históricas com Portugal.

O acervo inclui mais de 15.000 peças que abrangem desde arte contemporânea até objetos tradicionais da Ásia.

Uma curiosidade sobre o museu é que ele foi instalado em um antigo armazém, que passou por uma significativa reabilitação arquitetônica, transformando-se em um espaço moderno e acessível para exposições e eventos culturais. A visita guiada tem 2 horas de duração.

11. Museu do Tesouro Real

O Museu do Tesouro Real é um dos mais novos museus de Lisboa e faz parte do Palácio Nacional da Ajuda. Ele museu uma grande coleção de bens da antiga Casa Real Portuguesa, incluindo joias da Coroa e objetos de valor histórico, como a Baixela Germain, uma das únicas baixelas completas do mundo.

O acervo é dividido em 11 núcleos temáticos, que exploram desde o ouro e diamantes do Brasil, até condecorações das Três Ordens Militares. Uma curiosidade interessante é que o museu está instalado em uma das maiores caixas-fortes do mundo, reforçando a segurança de suas preciosidades.

Organize sua viagem a Portugal

Além de conhecer os museu de Lisboa, aqui você encontra respostas e dicas para todas as etapas do planejamento da sua viagem.

Pra começar, veja nossas dicas de quando ir para Lisboa, e entenda como é o clima na capital portuguesa de janeiro a dezembro, e assim viaje na melhor época possível.

Em seguida, confira onde se hospedar em Lisboa, para conhecer os melhores bairros da cidade e também pegar muitas dicas de hotéis.

Desejo a você muitos passeios culturais, comidas maravilhosas e uma inesquecível viagem a Portugal.

Vá para Portugal com tudo reservado
→ Hotéis – Eu sempre utilizo o Booking.com porque tem mais opções, os menores preços e o atendimento nunca me deixou na mão.
→ Passeio guiado gratuito – Sabia que você pode fazer um Free Tour em Lisboa e conhecer os lugares mais legais da cidade?
→ Seguro Viagem – Nosso guia completo sobre seguro viagem em Portugal documento obrigatório para visitar o país.
→ Aluguel de Carro – Pesquisar preços na RentCars é o primeiro passo para encontrar as melhores locadoras e os preços mais baixos. Depois se jogue nas lindas estradas de Portugal.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *