Algarve Douro Lisboa Nazaré Porto Roteiro Portugal Serra da Estrela Viseu

5 lugares diferentes para o réveillon em Portugal

O frio do inverno não assusta os portugueses no final de dezembro. Tanto que o réveillon em Portugal é um dos mais animados da Europa. Mas onde festejar a chegada do ano novo? Aqui tem 5 dicas de lugares incríveis para a virada.

Tradições no réveillon em Portugal

Saiba que as tradições de ano novo em Portugal são um pouco diferentes das brasileiras. Por exemplo, por lá a superstição diz que traz sorte para as mulheres usar calcinha azul. E eles recomendam comer uva-passa durante as 12 badaladas. Já o hábito de pular as 7 ondinhas é brasileiro, nascido num rito da umbanda. Mas você pode usar em Portugal, quem sabe eles aprendem com a gente. 😉

Ceia de ano novo em Portugal

Assim como os brasileiros, o réveillon em Portugal costuma ter um jantar farto, regado a vinhos e champanhe. Se comprar um pacote de festa em hotel ou restaurante, o valor total costume incluir todas as comidas e bebidas. Lembre-se de reservar com antecedência para garantir lugar nos melhores eventos. Mas afinal, onde ir e o que fazer no réveillon em Portugal?

1. Réveillon num barco no Rio Douro

O Rio Douro corta a cidade do Porto e é um dos cenários mais lindos de Portugal. Imagine estão passar o réveillon a bordo de um mini-cruzeiro pelo rio. Isso é possível! Essa atividade é vendida por muitas empresas no Porto e certamente é uma virada de ano inesquecível, acompanhada de um bom vinho do Porto e shows de fogos nas margens.

2. Réveillon nas praias do Algarve

No sul de Portugal, o litoral do Algarve tem algumas das praias mais lindas de Portugal. As melhores festas acontecem nas praias de Albufeira e Portimão. E o frio não costuma intimidar. Quando chega a meia-noite, muita gente se joga no mar, para celebrar nas águas geladas o chegada do ano novo. Vai encarar?

3. Réveillon na neve da Serra de Estrela

Como já expliquei nessas dicas de Guarda, é normal nevar em Portugal, especialmente na região da Serra da Estrela, onde tem belas cabanas para alugar, com espaço pra família inteira. Se prefere ficar numa cidade com melhor infraestrutura, procure Viseu ou Covilhã.

4. Réveillon nas festas e fados de Lisboa

Além das festas em boates e do grande show de fogos na Praça do Comércio, a capital portuguesa oferece experiências mais tradicionais na noite de réveillon. Por exemplo, passar a virada numa apresentação de fado. Mas fique atento à agenda cultural da cidade, pois nem todas as tascas e casas especializadas abrem no noite de 31 de dezembro. E se vai chegar antes à cidade, veja também onde passar o Natal em Lisboa.

5. Três dias de festa em Nazaré

Mais famosa por ter as maiores ondas do mundo, Nazaré preserva suas tradições. Uma delas é a festividade de ano novo, que começa no dia 29 de dezembro e só acaba na alvorada do dia 1º de janeiro. Lugares para passar a meia-noite do último dia do ano não faltam: os mais animados são o calçadão beira-mar, repleto de restaurantes e palcos para shows, ou na parte alta da cidade, no Sítio da Nazaré, de onde se tem uma vista incrível da cidade.

E agora, onde passar o réveillon em Portugal?

A escolha é sua! Entre esses, o destino mais barato é Lisboa, pois a cidade costuma esvaziar nessa época, afinal os portugueses vão em direção às praias e outros destinos turísticos. Já o destino mais romântico é o Porto, principalmente para quem vai fazer o cruzeiro da meia-noite pelo Rio Douro. Para os mais animados, a pedida é mesmo Nazaré, que além de muita festa, tem uma excelente gastronomia.

Se vai ser sua primeira vez em Portugal, leia estas 13 dicas de viagem para Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.

1 Comment

Alguma dúvida ou comentário?