Cascais

Praias de Cascais perto da estação de trem – Como são? Vale a pena conhecer?

Na Grande Lisboa, Cascais é um charmoso destino em qualquer época do ano, sobretudo no verão. Afinal é uma vila praiana, com boas áreas para banho e surfe. Visitei as principais praias de Cascais próximas ao centro, e aqui vão as dicas para quem pensa em conhecer.

Vou comentar apenas das praias próximas à Estação Cascais, de fácil acesso e que podemos ir a pé. Algumas delas estão no ranking a seguir, feito pelo site Time Out, com as 10 melhores praias de Cascais:

  1. Praia do Albano
  2. Praia do Guincho
  3. Praia da Cresmina
  4. Praia da Conceição
  5. Praias das Moitas
  6. Praia da Poça
  7. Praia da Azarujinha
  8. Praia de São Pedro
  9. Praia da Bafureira
  10. Praia de Carcavelos

Praias de Cascais perto da Estação Cascais de trem

Antes de mais nada, um avis geral sobre todas as praias de Cascais: as águas são geladas. Mesmo nos dias mais quentes. Especialmente para nós brasileiras acostumadas com o nordeste, colocar os pés no mar em Cascais é sempre um susto.

Pra quem vai de carro, saiba que é difícil encontrar vagas na rua e que elas são zona de parquímetro, sendo que o melhor lugar para estacionar é na garagem da estação.

🇵🇹Praia dos Pescadores ou Praia da Ribeira

No centro de Cascais, está numa região repleta de bares, restaurantes e hotéis. Apesar da localização privilegiada para o turismo, segue como uma praia realmente de pescadores. Aqui eles atracam seus barcos e as encostas da praia são tomadas por equipamentos de pesca. Mesmo assim, no verão suas areias claras se enchem de banhistas, que aproveitam o mar calmo, sob um bonito cenário com palmeiras e prédios antigos.

🇵🇹Praia da Rainha

Pouco menor que a Praia dos Pescadores, também fica numa região nobre do centro de Cascais. A poucos passos dela me hospedei no Guest Suites, um charmoso hotel butique. Cercada por grandes rochas, era frequentada pela Família Real Portuguesa, sendo a preferida da Rainha D. Amélia (Amélia de Orleães).

🇵🇹Praia da Conceição e Praia da Duquesa

Praia da Duquesa, Cascais

Na maré baixa, essas duas praias ficam coladas uma à outra, formando a maior praia de Cascais. A Duquesa deve seu nome aos antigos frequentadores, nobres da realeza. Alguns bares estão logo na saída da faixa de areia, que no verão fica tomada por cadeiras com guarda-sol, além de ser possível fazer passeios de bote e alugar caiaques e pedalinhos. No local ainda há uma escola de mergulho. É complicado estacionar o carro na região, mesmo com parquímetros (estacionamento pago em via pública), por isso recomendo vir de trem se estiver em Lisboa.

🇵🇹Piscina Oceânica Alberto Romano

Com acesso gratuito, é uma grande piscina ente a Praia das Moitas e a Praia da Duquesa. Não é bonita, mas agrada quem prefere águas calmas e protegidas. Tem um bar logo acima. Fácil de chegar a pé, seja a partir da Estação Cascais ou da Estação Monte Estoril. Fica aberta ao público entre 8h e 18h.

🇵🇹Praia das Moitas ou Praia da Rata

Mais próxima da Estação Monte Estoril, é uma praia pequena, mas com uma larga faixa de areia. O mar é cheio de rochas, não sendo o lugar ideal para nadar ou mergulhar, apenas para se refrescar ou para crianças brincarem em horas de mar calmo.