Gastronomia Porto

Onde comer francesinha no Porto

Difícil falar de rankings de francesinhas, o tradicional sanduíche da cidade do Porto. Pois cada um tem sua preferida e cada experiência pode ser diferente. Por isso vou citar os meus favoritos, comentar experiências pessoais e adicionar também os lugares mais indicados da cidade.

Comi diversas francesinhas no Porto. Mas apenas duas se destacaram. Localizadas na região central e próximas uma à outra, passar por elas e fazer esse pequeno “lanche” se encaixa em qualquer roteiro. E as outras duas mais indicas encontram-se na mesma região.

Poveiros

Em frente à Praça dos Poveiros, na região de Fontainhas, é um restaurante local, sem apelo turístico. Serve sopas, bacalhau e outros pratos típicos. E, claro, francesinhas. São baratas para a média da cidade, principalmente nessa região turístico. Não são as mais bonitas ou fotogênicas, mas sem dúvidas são saborosas.

Preço: 7,50 Euros

Endereço: Rua de Passos Manuel, 253

Lado B

Vários moradores locais me disseram que a francesinha do Lado B era a melhor do Porto. Fui lá provar. Gostei. Bem servida, sai bem na foto e saborosa. Molho apimentado na medida certa. O ponto negativo é que ela me causou um grande desconforto estomacal seguido de azia. Mas pode ter sido uma questão pessoal e não um padrão.

Preço: 8,50 Euros

Endereço: Rua de Passos Manuel, 190

Café Santiago

É o mais turístico dos restaurantes especializados em francesinha no Porto. É vizinho ao Lado B. Muitos dizem ser a melhor francesinha de Portugal, mas li várias opiniões negativas e acabei não experimentando. De qualquer forma, o preço está na média e acho que vale a visita. Chegue de estômago vazio.

Endereço: Rua de Passos Manuel, 226

Santa Francesinha

Na mesma Praça dos Poveiros está um restaurante especializado em francesinhas. O prato segue na média de preços da região e também é muito bem servido. Também há opção de francesinha vegan. Muitos elogios nos sites de viagem, mas também algumas críticas. Por isso repito que cada experiência pode ser diferente e o melhor a fazer é experimentar o prato em vários restaurantes.

Endereço: Praça dos Poveiros, 72

Onde NÃO comer francesinha no Porto

Fiquei assustado com o preço da francesinha em lugares muito turísticos. O maior exemplo é o Café Majestic, o histórico restaurante da “Belle Époque” que existe desde 1921 e já recebeu dezenas de personalidades portuguesas. No cardápio, está a francesinha vendida por 20 Euros. Cerca de R$ 90 por esse misto quente incrementado, que é um prato popular. Não experimentei, mas moradores locais me disseram que está longe de valer a pena.