Gastronomia

Francesinha, a rainha da culinária portuguesa

Pra quem gosta de comidas ricas em carne, com um toque gourmet, não tem nada que supere a “Francesinha”.

Ela nasceu na cidade do Porto, onde existem até grupos de apaixonados que classificam as diferentes variedades do prato. Na minha experiência, é simplesmente um dos pratos mais interessantes da culinária portuguesa. Tanto que, sem dificuldade, ganhou espaço de destaque na lista das Melhores Comidas Típicas de Portugal.

Mas, afinal, o que é francesinha e porque ela tem esse nome? Bom, a francesinha é um sanduíche com diferentes tipos de carnes. Há linguiça, fiambre, carnes bovinas e salsicha, tudo coberto por queijo derretido. Pra dar o toque refinado, coloca-se molho feito com cerveja, tomate e pimentas.

Pelo toque apimentado, dizem, foi que o prato ganhou o nome de “Francesinha”. Pois, segundo supostos entendedores, as francesas são as mulheres mais picantes que existem.

Bom, falamos tanto de francesinha que agora fiquei com água na boca. Se vocês, caros leitores, conhecer bons lugares pra comer francesinha em Portugal (sem trocadilhos, ok?). Pode ser em qualquer lugar do país, embora já saiba que provavelmente os melhores locais estarão em Porto em todo o norte de Portugal, onde a paixão pelo prato é muito maior. Mandem as dicas abaixo pelos comentários.