Alentejo

O Alentejo em 5 experiências inesquecíveis

Na região Centro-Sul de Portugal, o Alentejo é tem duas cidades classificadas como Patrimônio Mundial da Unesco: Évora e Elvas, além de incontáveis riquezas históricas, naturais e culturais.  Entre paisagens incríveis, vinícolas e templos, prepare-se para se apaixonar por mais esse pedaço de Portugal.

O site Turismo do Alentejo selecionou 5 experiências que considera imperdíveis em uma viagem pela região. E aqui vão elas, que valem como dicas locais sobre o que fazer em Alentejo, com muitas fotos e dicas.

 

1. Escolha um convento ou palácio da Idade Média para se hospedar

O Alentejo pode proporcionar hospedagem em muitos edifícios de centenas de anos, que fazem parte do acervo histórico e que atualmente abrigam hotéis elegantes e muito conforto. São antigos conventos e palácios que permitem vivenciar o estilo e arquitetura da Idade Média, como a Pousada de Arraiolos, do século 14, que mescla a arte barroca à mobília minimalista e requintada. Então, se busca onde ficar em Alentejo, comece pesquisando por locais históricos assim.

A bela Pousada Arraiolos, no Alentejo

 

2. Voe de balão

A paisagem natural do Alentejo é um brilho para os olhos, com planícies douradas a perder de vista. O voo de balão de ar quente é uma das maneiras mais românticas e, ao mesmo tempo, aventureira de ver toda a beleza da região. Dá para levar a família toda para o passeio, já que alguns cestos, como os da empresa Up Alentejo, chegam a acomodar até 12 pessoas. Podem ser realizados o ano inteiro e deve-se considerar o período de até cinco horas para toda a experiência. Isso sim é voar alto em Portugal.

Voo de balão nos céus do Alentejo

 

3. Experimente os melhores vinhos premiados

A região do Alentejo é apaixonante para os amantes de vinhos e as opções de enoturismo são muitas. Cerca de 300 vinícolas produzem variações como tintos, brancos, espumantes e talha, e alguns rótulos estão entre os mais premiados do mundo. Em lugares como a Carmim, é possível conhecer o processo de produção, aprender mais sobre os vinhos e ainda degustar as melhores seleções. Um brinde a essa experiência.

Degustação de vinhos na herdade grous

 

4. Visitar uma herdade (propriedades rurais)

Nas herdades do Alentejo, você irá descobrir tradições e sabores que só as regiões mais rurais podem proporcionar. Essas propriedades familiares típicas são excelentes alternativas para vivenciar a cultura e a produção dos deliciosos ingredientes da culinária local. Algumas dispõem de charmosos alojamentos e restaurantes fabulosos, como a Herdade da Malhadinha Nova, nos arredores de Beja.

Hotel da herdade Malhadinha Nova

 

5. Pratique SUP entre os sobreiros

Para aqueles que buscam atividades esportivas e lazer em meio à natureza, praticar stand-up paddle é um ótimo jeito de contemplar as belezas naturais do Alentejo. A Corktour realiza passeios que permitem a prática em lagoas rodeadas de sobreiros (árvore que fornece a cortiça), combinada a experiências de provas de vinhos e degustação de produtos regionais. Mas beba com moderação, afinal não deve ser seguro remar sua prancha de SUP depois de algumas taças de vinho.

 

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um estilo de vida tranquilo, em que a experiência de viver bem dá o tom da viagem, a região conta com belas praias e cidades repletas de atrações, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Curta muito o Alentejo.