Viagem

Aula de pastel de Nata em Portugal – Curso rápido no Porto

Pra fugir da rotina de pontos turísticos, resolvi fazer uma experiência diferente no Porto. Comprei um curso rápido de Pastel de Nata. Foram duas horas quebrando ovos, batendo massa e aprendendo os segredos da receita secular de uma das comidas mais tradicionais de Portugal.

A aula acontece no restaurante da família da professora, o Alma Portuense, em frente à Igreja da Santíssima Trindade. Local de fácil de chegar, a poucos passos do metrô. Comprei pelo AirBnb depois de ler várias críticas positivas.

Com uma turma de 10 pessoas, não espere sair de lá um profissional do pastel de nata. A ideia é apenas participar do processo e realmente colocar a mão na massa. O preparo é mais complicado do que eu imaginava e me fez valorizar ainda mais esse tesouro da culinária portuguesa. Aula divertida, toda em inglês. A professora Joana conhece a história do prato e sabe como conduzir a turma. No final, pudemos provar nossa própria fornada de pastéis de nata, com café e chá oferecidos pela anfitriã.

  • Preço: R$ 89 por pessoa
  • Duração:  2 horas
  • Vale a pena? Sim!
  • Local: Alma Portuense Restaurante – Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola, 41
Essa foi uma das últimas etapas da aula. A massa já estava pronta e enrolada no pré-formato dos pastéis de nata. Depois foi só adaptar esses rolinhos às forminhas e preencher com o recheios cremoso e aromático, que leva canela e casca de limão na receita. Lembrando que o pastel de nata é uma das 8 melhores comidas típicas de Portugal, essa é mesmo uma ótima experiência e dica de atividade no Porto, fora do clichê.

Fotos da aula e do preparo dos pastéis de nata