Viagem

7 lugares imperdíveis em Lisboa

Escolhi 7 lugares imperdíveis em Lisboa para você conhecer na sua primeira viagem. Tem um pouco de tudo: mirante, museu, restaurante e outras atrações.

E o melhor é que dá pra fazer tudo isso a pé e de trem, sem precisar de táxi, Uber ou carro. Aliás, se está pensando em alugar carro em Lisboa, melhor ler isto antes.

1. MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Portgual

Em Lisboa não tem museu mais impressionante do que o MAAT. Ele mistura um pouco de tudo. Tem exposição de arte, de jogos, de robótica e uma área toda dedicada à eletricidade, com equipamentos interativos. Além de tudo, a localização é privilegiada, às margens do Rio Tejo, pertinho da linda Ponte 25 de Abril.


2. Torre de Belém

Inaugurada em 1520 para defender Belém de possíveis invasores pelo Rio Tejo, hoje é um dos lugares mais visitados e fotografados de Portugal. Cerca de 500 mil pessoas passam pelo local todo ano. Além de linda por fora, pode ser percorrida por dentro. Seu mirante permite uma bela vista da região.


3. Pastéis de Belém

Criado pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, os pastéis de nata se tornaram a comida típica mais conhecida de Portugal. A fábrica onde a iguaria foi assada pela primeira vez ainda existe. O local se tornou um grande restaurante, que é um dos lugares mais visitados de Belém. É o único lugar do mundo onde você pode comer um Pastel de Belém. Em outros locais, por mais que seja a mesma receita, deve ser chamado de Pastel de Nata.


4. Praça do Comércio

Construída após o terremoto que destruiu essa região de Lisboa em 1755, a Praça do Comércio fica entre o Rio Tejo e a Rua Augusta. É cercada de belos prédios do governo e outros lugares notáveis, como o Martinho da Arcada, café mais antigo de Lisboa. Se existe um lugar imperdível em Lisboa, esse lugar é a Praça do Comércio.


5. Tasca do Chico

O Bairro Alto de Lisboa tem algumas das melhores casas de fado do país. E a melhor delas é a Tasca do Chico. Pequena e sempre amontoada de gente, se tornou turística. Mesmo assim, é indispensável. Chegue cedo (costuma abrir 19h) para encontrar lugar nas mesas com desconhecidos, peça uma cerveja, um chouriço assado no hora e bom show! Os cantores se revezam em apresentações rápidas, com cerca de 10 minutos cada.


6. Alfama

O terremoto de 1755 destruiu boa parte de Lisboa. Mas o bairro da Alfama escapou ileso. Por isso hoje ele é considerado o bairro mais antigo de Lisboa, onde repleto de construções antigas, à moda portuguesa. Percorre seus becos e encontre bares charmosos. Suba as ruelas e vá até Largo das Portas do Sol, um dos melhores mirantes para observar Lisboa.


7. Cascais

Distrito de Lisboa, a vila de Cascais tem as praias decentes mais próximas do centro da capital. E você por ir de trem, numa viagem de mais ou menos 35 minutos. Se for no inverno ou num dia frio, o que não combina com o mar gelado, também tem o que fazer em Cascais: o centrinho histórico é charme, com bons restaurantes, e você por ir andando até a Boca do Inferno, uma falésia que recebe a força brutal do Atlântico.


Gostou dos melhores lugares de Lisboa?

Selecionei lugares realmente especiais para você conhecer, o que ajuda principalmente quem está pela primeira ver em Lisboa e tem pouco tempo para explorar a capital. Outras dicas de roteiro rápido estão no post Conexão em Lisboa: o que fazer em pouco tempo. E aqui no Dicas Portugal já tem muitos roteiros de viagem e dicas para quem chega a Portugal.

Olá! Sou a Alice, criadora do blog Dicas Portugal. Brasileira de São Paulo, atualmente vivendo em terras portuguesas. Amo a energia de Lisboa, os vinhos do Porto e as praias do Algarve. E escrevo sobre tudo isso e muito mais. Vem viajar comigo.