Viagem

5 lugares com vistas espetaculares em Portugal

Viajar por Portugal significa se deparar várias vezes com lugares muito lindos. Às vezes a gente nem imagina o que vai encontrar e aí vem aquela ótima surpresa. Selecionei 5 desses lugares com vistas espetaculares que eu visitei.

Tem pontos turísticos famosos, mas também tem atrações fora da rota comum. Então já salva cada ponto no mapa, anota ou imprime. Porque, confia em mim, você precisa conhecer esses lugares. E o melhor: nenhum deles cobra ingresso. Isso aí, para admirar tudo isso não tem que pagar nada.

1 – MAAT, museu em Lisboa

O MAAT é um museu novo, inaugurado em 2006. Fica em Belém, pertinho de outras atrações como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e a Ponte 25 de Abril. Mesmo se não quiser entrar para ver as exposições, vale a pena passar no calçadão e admirar sua bela arquitetura. Dá pra subir no teto do museu ou fotografar de sua rampa de acesso, onde tem essa bela vista para o Rio Tejo e a ponte.

Rio Tejo, Lisboa, Portugal

2 – Farol da Praia do Norte, em Nazaré

Nazaré é uma pequena vila de pescadores no centro de Portugal. Seria pacata, se não tivesse as maiores ondas do mundo. Na sua Praia do Norte foram alcançados os principais recordes de ondas gigantes já surfadas. A melhor vista é do Farol da Nazaré. No caminho até lá, a gente passa por essa grande estátua do Veado Surfista, que é uma homenagem ao surf e ao Milagre de Nazaré. Pensa na polêmica que ela já rendeu.

Praia do Norte, Nazaré, Portugal

3 – Ponte Luís I, no Porto

É difícil escolher apenas um lugar com vista incrível no Porto. À beira do Rio Douro, a capital do norte tem alguns dos cenários mais lindos da Europa. Um dos meus lugares preferidos para admirar a cidade é do alto da Ponte Luís I, inaugurada em 1886. A dica é ir perto da hora do pôr-do-sol, e ficar lá no alto vendo os barquinhos passando, o movimento nos bares da Ribeira e o teleférico cruzando por cima das caves de vinho em Vila Nova de Gaia.

Rio Douro, Porto, Portugal

4 – Orla do Rio Mondego, em Coimbra

Coimbra é a cidade mais fotogênica que conheci em Portugal. Se do alto da Universidade de Coimbra já é bonito, da parte baixa fica ainda melhor. Partindo da Estação Coimbra, atravesse a Ponte de Santa Clara e você verá a cidade refletida nas águas do rio. Beleza em dose dupla. Aliás, não deixe de conhecer Coimbra, mesmo que seja apenas um bate e volta. O centro histórico é compacto, dá pra ver um pouco de tudo em poucas horas. É a parada perfeita numa viagem de carro entre Lisboa e Porto.

Coimbra, Portugal

5– Pica Galo, em Trafaria

Quase nenhum turista brasileiro conhece esse lugar. Afinal ele não é nada turístico, por enquanto. Trata-se de uma colina na cidade de Trafaria, que fica a 15 minutos de balsa de Lisboa. Pra subir lá, a dica é fazer um passeio guiado de bicicleta elétrica. Lá do alto, dá pra ver as praias da Costa da Caparica, a vila da Cova do Vapor e ao longe o Rio Tejo. Foi um dos lugares mais diferentes que conheci na região da capital e recomendo muito o passeio.

Colina do Pica Galo em Trafaria, pertinho de Lisboa